quarta-feira, 22 de novembro de 2017

ESTUDANDO OS COMPLEMENTARES DO ECA

 Aldair José Silva dos Santos, Glacione Lopes da Silva, Ligia Mônica Wanghon Coêlho, Liliane Soares de Almeida, Marcelo dos Santos Santa Rosa, Regiane Santos Soares, acadêmicos do Curso de Direito da Faculdade de Macapá-FAMA (10º Termo/Noturno).
E-mail: marcelo_2santos@hotmail.com
Orientação: Profª Sônia Ribeiro

ESTUDANDO OS COMPLEMENTARES DO ECA

Começamos o dia pela dica da semana, acreditando que todos elaboravam seus respectivos planejamentos de existência. Acadêmicos, Professora e a própria Sociedade. A matéria escolhida foi Estatuto da Criança e do Adolescente. Um tema que não ficará adormecido em nossos estudos. Nós nos acostumamos a dar prioridades e reservamos tempo de pesquisas para esses assuntos.
Na vida precisamos entender as matérias dos “menores”. No início, de fato, as pessoas não dão a ênfase necessária a essa principal questão, mas, com o passar do tempo e frente à expectativa das delicadezas principais e complementares do tema, passamos a ser protagonistas das pesquisas, sendo, inclusive, questões que geraram a maior quantidade de trilhas da convivência infanto-juvenil pelas páginas do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
Neste sentido, como estudar o ECA? Não tem segredo! A leitura do ECA e de seus artigos didaticamente distribuídos, aliado à convivência com crianças e adolescentes, além de experiências trocadas em grupo que convivemos, com certeza, chegaremos ao deslumbramento da temática.
Analisados pelas provas dos Direitos da Infância e do Adolescente, percebemos que, nos enunciados, sempre constava de acordo com o ECA. Em algumas, consideramos a parte do ECA difícil, geralmente por nunca termos estudado aquele tema, acreditando estar ele “escondido” em algum livro. Engano nosso: como não temos o hábito de estudar as matérias complementares ou de ler e gravar com atenção o próprio estatuto, as questões pareciam ser advindas de direito exigido pelo roteiro de conhecimento repassados nas academias, nunca distante dos laços familiares, sempre próxima das propriedades dos direitos, que mudam os pensamentos através do profundo conhecimento da matéria.
O ECA é uma espécie de guia complementar com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos na sociedade. Esse diploma decerto deveria ser estudado desde as primeiras aulas nas escolas e, somente, assim, a disseminação de seu conteúdo, teria o condão de mudar o paradigma comportamental da sociedade em relação às crianças e adolescentes.

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