sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Artigo do Rei


 Um cabo de guerra entre a esquerda e a direita pela Presidência da República



Há  128 anos a população do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, acordava sob um novo sistema de governo, a República. Na madrugada anterior uma quartelada derrubou o Império sem a participação popular. Aliás este é um ponto importante já que esta data ficou conhecida como “Proclamação da república” mesmo tendo sido proclamada dentro de um quartel, sem a população.
O orgulho pessoal de um Marechal, o interesse comercial dos grandes produtores de café que haviam tido sua principal força de trabalho do negro liberta no ano anterior pela Princesa Isabel.
A população que dormiu sob um governo Imperial, agora descobria que seu soberano havia sofrido um golpe, sob o barrete frígido da República. Uma república que nascia sem participação popular alguma, esta é, aliás, uma característica que nossa República manteve durante todo este tempo, até os dias atuais.
A população negra, que havia sido liberta no ano anterior, se via desamparada. Agora estavam sob o governo daqueles que buscaram impedir sua libertação. A “Redentora”, título dado à Princesa Isabel pela assinatura da Lei Áurea, não mais intercedia por eles, agora eles estavam sob um governo de grandes produtores de café, seus maiores inimigos.
O medo dos ex-escravos se explicava de forma simples, os escravocratas entraram em verdadeira guerra contra o governo imperial, após o 13 de maio de 1888. Hoje sabemos os motivos de tal guerra.
Após ler este registro histórico, de valor inegável, vemos os motivos dos grandes fazendeiros terem incitado os militares contra o governo Imperial. Se hoje os negros no Brasil amargam as margens sociais, isso se deve a nossa república que engavetou os planos Imperiais e utilizou um ideal positivista negando aos negros o direito à cidadania.
Mas não foram só os negros que foram abandonados pela nossa república. Ao nascer de uma elite e sem participação popular alguma, toda a população pobre foi marginalizada, seja branca, negra ou parda.
Nossa república, que nasceu sem povo, permanece sem povo até hoje. O 15 de novembro não é neste sentido um feriado a ser comemorado pelos brasileiros, mas uma data de lamento que precisa ser corrigida.
Uma república que se acostumou a troca de governos através de golpes de Estado, que viu em seus 128 anos de história, até então, mais períodos autoritários que períodos de democracia.
O 15 de novembro realmente é uma data que faz parte de nossa história, mas nem toda data histórica é motivo de comemoração, e com certeza o 15 de novembro não traz boas lembranças ao brasileiro.
A última década que confirma essas verdades, elegemos um operário para a presidência e foi uma decepção, está sendo denunciado como chefe de um grupo criminoso que tomou de assalto o executivo nacional, tornando o câncer da corrupção uma política de governo e sua metástase se enraizou em todas as esferas do governo brasileiro, nos Estados e municípios. Dos poderosos de Brasília ao mais simples cidadão, que fura a fila e esquece de jogar o lixo nas lixeiras.
E a perspectiva é de mais uma década perdida na economia e na política, pois 2018 pelo caminhar das candidaturas não terá um novo para garantir mudanças seguras e eficaz para executar uma limpeza em todos os palácios e repartições públicas do Brasil.

Os brasileiros estão competindo no famoso cabo de guerra, onde a esquerda (Lula) e extrema direita (Bolsonaro) puxam cada um para seu lado os eleitores, principalmente aqueles que aguardam um “novo” nome para governar o país, numa transição segura pra o desenvolvimento e o crescimento do Brasil e dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...