quinta-feira, 16 de novembro de 2017

A Oposição Venceu



A Oposição Venceu

Mudanças sim, mudar não







Reinaldo Coelho

Um projeto ambicioso e inovador, sempre atrai o ataque feroz dos conservadores. Todos sabem que  a imagem do Padroeiro de Macapá, São José, está em ruínas, a lendária Pedra do Guindaste, não existe há décadas, e que o pedestal da imagem, feita em concreto, está deteriorada pela força das mares do caudaloso Rio Amazonas, trazendo perigo aos banhistas que a utilizam como trampolim, sem iluminação, sem nariz e sem o menino Jesus nos braços. E todos sabem que assim não deve continuar… todos menos os que se protegem com o prazer de que nada deve mudar.
 
Um projeto abraçado pela Associação Comercial e Industrial do Amapá – Acia – Macapá, abraçou um projeto da Diocese de Macapá e resolveu, realizar uma revitalização no local, encomendou a um conceituado artista uma imagem de 3 metros para colocar em um novo pedestal e recuperar a ali existente e realoca-la em frente a Fortaleza de São José de Macapá.
 
Porém, as mudanças podem acontecer, mas mudar nunca, deixe o São José que ali está todo danificado, deixe ele cair e depois se resolve. Ninguém nunca falou sobre o assunto, mas quando ele foi abordado todos foram o pai da ideia contra, virou politicagem. E agora a ACIA saiu fora do imbróglio. 

A Oposição Venceu!

Altair Pereira, presidente da ACIA – Macapá, e um dos que abraçou de primeira o projeto diocesano das mudanças, reforçou dizendo que estava cedendo espaço aos que são contra a proposta que inclusive estavam politizando a iniciativa e para não aprofundar as polêmicas, evitando seccionar parte da sociedade, mas reafirmando que desde o início, o propósito era o de preservação e valorização da história do Amapá, porém, a histérica polêmica do São José obrigou os idealizadores da proposta a mudarem um pouco o rumo do projeto inicial.

“Não pretendo entrar nessa “briga”, que está politizada e o nosso objetivo era cultural, transformar um ponto cultural, religioso em um atrativo turístico, conjugando-o ao Complexo Turístico da Orla de Macapá, Trapiche e Fortaleza, antigo Fórum, Praça do Forte e o Centro Comercial, dando uma dinâmica de frequência de pessoas e crescimento do comércio varejista tanto empresarial quanto invisual. Não deu certo. A história dirá quem estava certo”. Declarou o empresário e presidente da ACIA-Macapá, Altair Pereira.
Dessa forma, a imagem do novo e majestoso São Jose será levada para o lugar que iria a estátua que motivou a insatisfação de alguns. 
“Assim, atendendo a pressão e apelo dos insatisfeitos, a atual imagem de São José, não mais irá para a pilastra da antiga pedra do guindaste, e sim para o lugar que estaria destinado para antiga imagem”.
Permanece então o monumento, de acordo com a vontade dos opositores, do jeito que se encontra.
A história dará à nova imagem, o crédito que ela merece.
Cada cidadão é responsável pelos seus atos.
Viva São José, Padroeiro do Amapá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...