sexta-feira, 30 de outubro de 2015

capa principal da edição 479


EDITORIAL

Expofeira: A tradicional festa da produção amapaense começou.

Expofeira: A tradicional festa da produção amapaense começou.

Chegou a sua 51ª edição a Feira Agropecuário do Estado Amapá (Expofeira)- Uma marca já consolidada no calendário turístico, cultural e de negócios da Região Norte, e que traduz a força do empreendedorismo e produção rural do Estado.

Mais do que uma tradição a Expofeira é um evento que comprova, ao longo das décadas, que o trabalho constante dos produtores rurais e empreendedores vêm evoluindo para o aperfeiçoamento do setor na economia.

O Parque de Exposições da Fazendinha é a sede do evento e a edição deste ano terá a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A feira, evento considerado um dos maiores do calendário amapaense, volta a acontecer depois de dois anos e vai acontecer entre os dias 30 de outubro a 08 de novembro.  Nesse período os protagonistas serão a Produção de Alimentos e Produção Florestal.

A Produção de Alimentos vai dar visibilidade a agricultura comercial e familiar, pecuária, pesca, produto extrativo alimentar e as potencialidades do setor como os grãos, açaí, pecuária bubalina e bovina, piscicultura e mel.

A Produção Florestal apresentara as potencialidades da madeira e oleaginosas como andiroba, pracaxi, copaíba, castanha do Brasil e as oportunidades que o setor pode oferecer na industrialização de produtos como alimentos, cosméticos e farmacêuticos.
A exposição promete nos seus dez dias de funcionamento  movimentar muito dinheiro com os muitos leilões e comércio, também vai proporcionar lazer para os visitantes com os shows que vão animar a festa.

A população macapaense e os turistas locais e visitantes terão além dos negócios, parques de lazer, vaquejada, rodeios e show com músicos locais e artistas nacionais. Sucesso a esta alavanca econômica que o governador Waldez Góes está dando para enfrentar a crise e Parabéns ao mesmo pelo aniversário e que tenha forças para mais sucessos nos empreendimentos para o Amapá. Cuidando do Povo e das cidades.
                     

CISMANDO Artigo do Velleda



Pense um pouco...

A alegria como experiência de religiosidade é um valor que não tem preço. Essa sensação da alma, mais do que qualquer outra coisa, contagia e abranda o coração dos homens. É muito bom vivenciar a alegria de encontrar o "tesouro escondido no campo da própria alma", isto é, reconhecer o "Si - mesmo", a mais profunda realidade — a "vontade de Deus", que sustenta, resguarda e inspira o ser humano a progredir de modo natural e sensato.
Desapegue-se, pois não adianta "fecharmos as cortinas da janela da alma" a fim de levarmos uma vida de sonhos – repleta de pensamentos e vazia de experiências, atenuando ou impedindo os estímulos externos. Isso é um "desapego defensivo", ou resignação neurótica, e não uma virtude genuína. A mente apegada a fatos, acontecimentos e pessoas, é incapaz de perceber a sua essência. Aquele que está agarrado ao "ego" está vazio do "sagrado"; aquele que se liberta do "ego" descobre que sempre esteve repleto do "sagrado".
Não esqueça que ter sabedoria consiste em possuir uma "leitura de mundo" voltada para o senso íntimo – capacidade de receber informações sobre as mudanças no meio (externo ou interno) e de a elas interagir, exprimindo atos e atitudes únicos e originais. O saber implica a facilidade de elaborar ideias simples para explicar coisas aparentemente complexas, utilizando-se os recursos fecundos e inspirativos do universo interior.
Há, de nada vai adiantar seu empenho se não tiveres paciência. A nossa impaciência desequilibra os processos internos e externos da Natureza em nós. Atos e atitudes pacienciosas podem mudar nosso modo de ver e enfrentar conflitos. Lembremo-nos de que todo problema contém em si mesmo a "semente da solução". O despertar da religiosidade proporciona a paz de espírito. Paciência é um estado de alma em que a criatura não é atingida pelas inquietações ou irritabilidades, visto que se libertou do desassossego e da agitação do ego. Amar não significa esperar que alguém nos satisfaça todos os anseios e necessidades que cabe só a nós satisfazer. No futuro, a religião superior ou natural só será fundamentada na mais afetuosa fraternidade e professada individualmente pela criatura que superou o "ser religioso" e desenvolveu em si o "ser religiosidade". Tudo o que existe tem sua origem no amor — essência fundamental de todas as coisas que vivem sobre a Terra. A busca do amor é o principal anseio de todo ser humano.
Mas é preciso conhecer-se, pois o autoconhecimento é a capacidade inata que nos permite perceber, de forma gradativa, tudo que necessitamos transformar. Ao mesmo tempo, amplia a consciência sobre nossos potenciais adormecidos, a fim de que possamos vir a ser aquilo que somos em essência. Só tememos o que desconhecemos. O autoconhecimento requer um constante exercício, no reino do pensamento reflexivo, sobre as sensações externas e internas. Viver uma vida sem reflexão é como escutar uma música sem melodia. Respeito. Somente optando pelo autorrespeito é que conseguiremos o respeito alheio. Encontraremos nos outros a mesma dignidade que damos a nós mesmos. Num futuro breve, quando a mulher se legitimar pelo que é e por onde quer chegar, adquirirá o respeito — dos outros e de si mesma. Precisamos um pouco mais de lucidez, pois enquanto vivermos de forma mecânica, irrefletida e sem a intervenção consciente da lucidez e do discernimento, nos privaremos de possuir uma mente tranquila e um coração pacificado. Quem possui lucidez não exalta o talento, nem evidencia a inabilidade; simplesmente analisa os fatos na sua totalidade, utilizando os "olhos da equanimidade", ou seja, do entendimento, da imparcialidade e da moderação. E, claro, tem que ter humildade, pois os humildes aprenderam, com a introspecção, a fazer de si mesmos um "canal ou espaço transcendente", por onde flui silenciosamente a inteligência universal. Vocação é uma "marca de nascença" que Deus nos faz em segredo e, um dia, sem nos darmos conta, ela se revelará simples e espontânea.
Está faltando compaixão nas pessoas, aquele entendimento maior das fragilidades humanas. E quando nos tornamos mais realistas, menos exigentes e mais flexíveis com as dificuldades alheias. Quanto mais compaixão tivermos pelos outros, mais nossa visão de mundo se expandirá. Toda criatura digna tem como característica comum a compaixão.
Agora, tem que ter coragem, pois não poderemos ser autênticos se não formos corajosos. Não poderemos ser originais se não lançarmos mão do destemor. Não poderemos amar se não corrermos riscos. Não poderemos pesquisar ou perceber a realidade se não fizermos uso da ousadia. A autorreflexão, ou a atitude de mantermos um constante intercâmbio com a "voz da alma", nos daria suficiente liberdade, segurança e coragem para nos guiar por nós mesmos. E bom lembrar que nos podem forçar a "ser escravos", mas não nos podem obrigar a "ser livres".
O mundo carece de mais compreensão, porque quando se trata da "compreensão em Deus", não neguemos nada, não afirmemos nada, apenas esperemos confiantes. O estado luminoso é a mão misteriosa que nos aproxima daquilo que nos é útil e nos afasta daquilo que não nos serve. A compreensão da "natura" (palavra latina) — a natureza personificada ou essência das coisas — deve ser vista como uma soberana que se dedica a esclarecer constantemente os conflitos pessoais e os enigmas da humanidade. A individualidade está associada a uma ampliação de consciência e a um amadurecimento pessoal. Individualizar-se é reconhecer a própria maneira de desenvolver-se física, emocional e espiritualmente.
Por fim, acredito que as pessoas estão precisando de um pouco mais de criatividade, pois criar é a capacidade inata de desestruturar algo e reestruturá-lo em forma totalmente diferente e original. Deus não está afastado no espaço incomensurável e desconhecido do homem, mas, imanente na própria Natureza. Ele é, de modo geral, a Luz eterna e transcendente no processo evolutivo e criativo de tudo o que existe no Universo.
As pessoas também estão precisando exercitar o perdão, pois perdoar ou desculpar alguém é bom e saudável, mas viver desculpando indefinidamente os erros alheios pode ser muito perigoso. As emoções enterradas e não verbalizadas se manifestarão de forma negativa em outras situações e com diferentes pessoas em nosso dia-a-dia. O julgamento precipitado pode vir a ser o "fracasso da compreensão", porque perdoar é, acima de tudo, a habilidade de compreender dificuldades.

Hammediando... "A ignorância de nós mesmos nos leva a uma multiplicidade de comportamentos e por consequência, a um emaranhado de "eus" desconexos".

Politica local

AFAP - 51ª Expofeira
Foi financiado mais de R$100 mil aos empreendedores


Da Editoria

A Expofeira ainda não iniciou oficialmente mais já está produzindo frutos para a economia e aos empreendedores  que se cadastraram para trabalhar na 51ª Expofeira do Amapá. Os primeiros 28 empreendedores receberam na última quinta-feira (29) os cheques do financiamento realizado  por meio da linha “Crédito Rápido”, disponibilizada pela Agência de Fomento do Amapá (Afap).

Os empréstimos somam mais de R$ 100 mil reais e segundo o presidente da Afap, Francisco de Assis, até o fim da Expofeira mais empreendedores serão financiados. “Esta foi somente a primeira entrega realizada pela Afap aos empreendedores que realizaram cadastramento no último sábado, 24. Porém, ao decorrer do evento, o financiamento vai estar disponível para que outros empreendedores consigam ter um capital de giro para os dez dias de Expofeira”, explicou o presidente.

Denominado “Crédito Rápido”, este financiamento visa atender as necessidades imediatas de aquisição de produtos durante a Expofeira. Uma peculiaridade deste empréstimo é que se o empreendedor efetuar o pagamento em até dez dias após o encerramento da Expofeira, ele pagará somente os juros correspondentes a esses dias.

Os valores variam, já que instituição atende tanto o empreendedor informal, quanto o formal. Os empreendedores informais, os denominados populares, podem ter acesso até R$6 mil. Já os microempreendedores individuais (MEI), por exemplo, tem limite de financiamento de até R$15 mil.

Francisco de Assis ressalta importância desses financiamentos para movimentar a economia durante a Expofeira. “Não só os empreendedores são beneficiados com o financiamento, mas também os fornecedores que vendem desde os gêneros alimentícios até as bebidas que serão comercializadas durante o evento, ajudando assim a aquecer diversos setores, movimentando a economia do Estado”, enfatizou.



Sete e Setur injetam renda da venda de espaços da Expofeira no fundo Estadual da Saúde


 A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendorismo (Sete) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur) destinaram R$ 113,9 mil ao Fundo Estadual da Saúde. O recurso foi arrecadado a partir da venda de espaços para a atividade microempreendedora e gastronômica para a 51ª Expofeira, que acontece no período de 30 de outubro a 8 de novembro no Parque de Exposições da Fazendinha.

 A Sete arrecadou R$ 84 mil com a venda de 500 espaços. Segundo a titular do órgão, Marciane do Espírito Santo, os preços dos locais foram de R$ 60 a R$ 600, de acordo com o segmento do ocupante. São microempreendedores que participaram do processo seletivo e atuarão na área de artesanato, vestuário, parque de diversões, entre outros.


 “É importante destacar que esse será um momento bom para a economia e para o Estado que está incentivando o trabalhador a montar seu negócio e obter renda, gerando emprego e melhorando a vida de todos”, afirmou.
 No setor gastronômico, a Setur arrecadou R$ 29,9 mil com a venda de 23 espaços que serão ocupados por restaurantes, lanchonetes e sorveterias. De acordo com a secretária Synthia Lamarão, os recursos oriundos das vendas dos espaços dos pavilhões para a exposição de negócios também serão destinados ao fundo.

“Na gastronomia os espaços foram vendidos pelo preço de R$ 1,3 mil. Para a exposição, os preços são a partir de R$ 200 em diante. A secretaria disponibilizou 45 espaços para as empresas e todos eles já foram ocupados”, informou.


 Além da Sete e da Setur, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá também está comercializando espaços para a venda e exposição de maquinários e equipamentos agrícolas e veículos. O local será na área externa dos pavilhões do Parque de Exposições da Fazendinha.

Garras do felino

Com tudo dentro
Esse Mentira Fresca não tem jeito mesmo. Além de gostar de injuriar é um irresponsável. Os barnabés que desenvolvem suas atividades no Centro de Referência de Assistência Social do município ficaram surpreendidos quando foram na Caesa reclamar do corte da água da Casa onde funcionava o CRAS. E foram informados que o novo proprietário do imóvel foi quem mandou cortar o fornecimento do produto. O antigo dono vendeu, não aguentou os calotes do Mentira Fresca que não pagava os alugueis.
Insegurança Jurídica
Os episódios patrocinados pelos magistrados amapaenses arrepiam careca e faz cego enxergar. É um festival de suspeição e uma disputa de autoridade que para o cidadão comum, mortal, só sobra uma certeza. Se eles não se entendem, como fica o direito dos mais fracos, o povo. Dá uma insegurança geral.
Azedando
A relação do governador Waldez Góes (PDT) e a Assembleia Legislativa está ficando cada dia mais ácida. Deputados reclamam a complementação do duodécimo e ameaçam medidas extremas caso o repasse não seja feito. Quem viver verá!
 Céticos
A turma que torce o nariz para a Expofeira, aliás, a 51ª, ficou babando para o sucesso da abertura do evento, e, independente da torcida contrária e dos movimentos oportunistas, o povo prestigiou e a Feira superou as expectativas dos organizadores. Waldez estava certo, de novo.
Arquivado
Juíza Liége Gomes indeferiu a petição inicial do MPE contra a realização da Feira, sem julgamento do mérito. Era estapafúrdio o pedido. Um descalabro e uma falta de sensibilidade com um evento importante sobre todos os aspectos para o Amapá.
Mais uma
O Ministério Público Estadual viu o seu “excesso de zelo” cair por terra diante da decisão da Juíza Liége Gomes. Ficou então ali evidenciado que a ação do MPE era de fato, despropositada. Uma Instituição tão importante como MPE deveria ajudar na construção de uma sociedade melhor e eventos como a 51ª Expofeira deveria ser incentivada. #ficaadica

Sem escola
Segundo um morador da Baixada do Ambrósio a garotada está sem escola por falta de água. Eles, segundo Miguel não tem água para tomar banho, sem contar com a violência que grassa solta naquelas bandas de Santana. Cadê o Robson Rocha?
Tom do Brasil
O Senador goiano, Ronaldo Caiado (DEM) desancou pra cima do Ministro de Minas e Energia, o amazonense, Eduardo Braga (PMDB), por ignorar o problema das Centrais Elétricas de Goiás, que está sendo negociada com a Eletrobrás. Safado e Bandido foram os adjetivos que permearam o bate-boca, precedido, lógico, do vocativo EXCELÊNCIA. Faltou um Caiado pro Amapá no caso CEA?
Felino venceu mais uma
O Felino continua pulando a fogueira na qual tentam assá-lo. A justiça reconheceu não haver nem calunia e nem difamação com relação a ação movida contra o Tribuna Amapaense pelo ex-presidente da CPL do Sebrae, Marcelo Figueiredo de Seixas Duarte. Tem mais.


Dia dos finados

Dia de Finados

Economia informal lucra com o feriado

 

 

Pipoqueiros, faxineiros e vendedores ambulantes são os grandes beneficiados.  Alguns trabalhadores lucram até R$ 1 mil com a limpeza de túmulos.




Reinaldo Coelho
Da Editoria
O Dia de Finados não é só para reverenciar os mortos, ele gera renda para muita gente, pelo aumento do fluxo de visitantes nos cemitérios durante o feriado, impulsionando a economia informal dos municípios de Macapá e Santana. O comércio e os autônomos aproveitam essa data para aumentar sua renda. Velas, flores, grinaldas etc., são alguns dos artigos que comumente são vendidos pela cidade e nos cemitérios.

O lucro acaba sendo bem aproveitado por vendedores informais. Para ter uma ideia, um dia inteiro de trabalho na faxina dos túmulos em 2014 rendeu a uma faxineira cerca de R$ 150,00, dinheiro que foi usado para as despesas alimentar com a família. Os pipoqueiros, vendedores de água e  de salgados também esperam um lucro a mais nesse dia 02.

Há mais de 20 anos, a aposentada Maria Inocência, 72 anos, trabalha nos dias que antecedem o Dia de Finados produzindo artesanalmente coroas e flores. Moradora do centro de Macapá, próximo ao Cemitério Nossa Senhora da Conceição o mais antigo da capital, lucra um bom dinheiro ao vender flores aos visitantes.

O Dia de Finados movimenta ainda outros tipos de atividades, além do comércio de flores. A auxiliar de serviços gerais Maria Albertina Gomes, 42 anos, limpa túmulos e lápides. Ela começa a limpeza  duas semanas antes do feriado. Ela cobra R$ 20,00 por sepultura.



Comercio formal

Cerca de 200 mil pessoas são aguardadas nos cemitérios da Capital e com isso o movimento cresce também no comercio formal. As lojas de importados que mantem flores artificiais em seus estoques este é o momento de crescer a venda desses produtos. Em uma loja de utilidades de Macapá, o movimento já é intenso. A loja oferece uma diversidade de flores, vasos e velas, produtos mais solicitados pelos consumidores nesta data.

Empreendedor individual

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), já foram cadastrados mais de 200 empreendedores que vão trabalhar nos cemitérios da cidade. A maior parte vai ficar no cemitério São José, no Bairro do Buritizal, que é o maior da capital.

Foram disponibilizadas 278 vagas no total, sendo 117 no cemitério São José, 35 no Cemitério Nossa  Senhora da Conceição, e 126 no São Francisco de Assis, que fica na BR-210, Zona Norte de Macapá.


 “Este ano vamos separar os vendedores de lanches para tentar evitar algum perigo e até acidentes. Na próxima semana algumas ruas já serão fechadas para abrir espaço para os empreendedores”, frisou o titular da Semduh, Edvan Barros.

Os trabalhadores vão vender, além de itens tradicionais, como velas e guirlandas, comidas típicas, bebidas e acessórios variados. O comércio será permitido apenas na área externa dos cemitérios, segundo determinou a prefeitura.


Macapá precisa de mais necrópoles

 

 

Os campos santos estão superlotados em Macapá e se faz urgente a criação de outros locais para receber os mortos amapaenses, pois  já está ficando difícil conseguir um lote para fazer um sepultamento. O segundo maior município do Amapá, Santana já vem sofrendo com esse grave problema, muitos santanenses estão sendo sepultados em cemitérios da capital.

 

 "O cemitério São Francisco de Assis ainda ativo, divide os sepultamentos com a população do município de Santana", informou o diretor do Departamento de Administração de Logradouros e Cemitérios do município (Dalc), Irã Brito

 

A capital amapaense possui três grandes cemitérios, (Nossa Senhora da Conceição, São José e São Francisco de Assis), o maior deles o São José localizado no Bairro do Buritizal já está superlotado e o Nossa Senhora da Conceição não recebe mais para primeiro sepultamento.

 

De acordo com o diretor Dalc. "Os cemitérios Nossa Senhora da Conceição e São José só aceitam sepultamento para aqueles que possuem lotes comprados, ele não está mais aberto para compras de espaços".

 

Loteamento

Pelo último levantamento feito pelo Dalc, o cemitério Nossa Senhora da Conceição, que fica no centro da capital, possui 3 mil lotes e cerca de 8 mil sepultados. O São José, no Buritizal, tem 26 mil lotes e cerca de 60 mil sepultados. O mais novo, construído há 17 anos, São Francisco de Assis, que fica no quilômetro 9, da BR 210, tem 8 mil lotes e mais de 17 mil sepultados. Ou  seja, uma média de dois sepultados por lote.


PROCON fiscaliza


O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) realizou  vistorias para Dia de Finados. Na ação do PROCON foi verificada a qualidade de produtos e normas de fabricação e garantir a venda adequada de produtos que serão usados no Dia de Finados, a exemplo de velas, enfeites e flores, vendidos nos municípios de Macapá e Santana.

Os fiscais estão verificando durante as vistorias as formas de conservação e fabricação dos materiais, no caso das velas. O PROCON informou que alguns estabelecimentos já foram notificados por irregularidades.


"Algumas floriculturas foram notificadas e para outras foram feitos registros. Pela legislação, podem ser multados os estabelecimentos que não tiverem o código de defesa do consumidor, não ofertarem a mesma condição de pagamento e nem estiverem com os produtos precificados com o preço à mostra", explicou o fiscal Kleber Duarte.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

51ª Expofeira: Só felicidade





Da Superintendência

As máximas populares guardam algumas assertivas que se encaixam perfeitamente com o espírito reinante na 51ª Expofeira do Amapá. Uma delas é de que os fatos falam por si. Outra, de que uma imagem fala mais que mil palavras. A expressão de felicidade do Alex Fernandes é a prova inconteste de que Waldez Góes estava certo em realizar a Feira. Essa não é uma imagem isolada, é a tônica do evento. Todos os empreendedores que estão no Parque de Exposição da Fazendinha fazendo negócio e da população que veio prestigiar essa grande festa.





Assim fica demonstrado quanto a Feira é importante para os empreendedores amapaenses que veem nesse megaevento uma oportunidade de tirar o pé da lama e aumentar sua renda.

"O Amapá passa por dificuldades financeiras, o nível de emprego caiu no País e no Amapá não é diferente, mas nós precisamos enfrentar a crise, buscando alternativas de fazer com que o dinheiro circule na economia do Amapá e a Feira é, sem dúvida, uma oportunidade que o governo, em parceria com iniciativa privada, cria para que a economia seja incrementada." Afirmou o jovem Alex Fernandez.

As dificuldades enfrentadas pelo governador Waldez Góes para a realização da feira, recebeu um golpe fatal da juíza Liége Gomes que determinou a extinção da petição do Ministério Público que propunha a não realização do evento, sem julgamento do mérito. Os movimentos políticos também deflagrados com o objetivo de empanar o evento sucumbiram na sexta-feira (30) quando a 51ª Expofeira foi aberta ao público que prestigiou o evento em massa, reconhecendo a importância da Feira para o Amapá.

"Não podemos arrefecer diante da crise. O povo do Amapá confiou em mim os destinos do Amapá e até o ultimo dia do meu governo vou cumprir o que prometi em campanha Cuidar das pessoas e das cidades. A realização da Expofeira além da importância econômica para o Amapá tem uma importância histórica para nossa comunidade", disse o governador Waldez Góes.

Carlos Marques, um dos coordenadores da Feira afirmou que todos os esforços da equipe do governo foram recompensados pela resposta positiva do povo que compareceu em massa para abertura do evento.
.


Materia - Rodovia GEA

Rodovia AP – 340
Obras de pavimentação beneficiam o setor primário


 Reinaldo Coelho

Os serviços de pavimentação da BR AP-340 que interliga o distrito de Santo Antônio da Pedreira (AP-70) ao município de Itaubal do Piririm, feitos pelo governo do Estado estão de vento em polpa. Sua localização é um local de cerrado e ideal para o agronegócio.

O crescimento do setor primário, no interior do Amapá, foi o ponto principal destacado pelo governador Waldez Góes, durante a visita técnica que ocorreu na última terça-feira (27) à obra em execução no trecho que liga Macapá a Itaubal do Piririm. O trabalho faz parte do Plano Rodoviário Estadual, incluso no pacote do Plano de Investimento em Infraestrutura, lançado em setembro pelo governo.



O governador Waldez Góes estava acompanhado da deputada estadual Marilia Góes (PDT), secretários, empreiteiros, produtores familiares e empresários do agronegócio quando visitaram as frentes de trabalho e aguardam com expectativa o término das obras que irão beneficiar mais de 20 comunidades, diminuir o tempo de viagem e aquecer o setor econômico.



  Em discurso, o gestor frisou que, a partir da finalização da obra, haverá o fortalecimento e expansão do agronegócio (plantação de soja e milho) e da agricultura familiar, além do escoamento mais ágil da produção local para outras regiões.

“Essa é uma área próspera para a economia do Amapá, pois tem uma grande região de cerrado que é ideal para as lavouras. Essa obra também tem um papel social, pois beneficia as comunidades localizadas neste trecho. A partir da finalização deste trecho, vamos dar continuidade ao trabalho para que até o ano que vem a pavimentação chegue em Cutias do Araguari”, declarou.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Amapá (Aprosoja), Daniel Sebben, a produção de soja no Amapá, apenas em 2015, corresponde a uma área de 15 mil hectares que pode triplicar com a finalização da obra.

“Isso representa que os produtores terão acesso aos insumos e que ajuda no escoamento do produto. O setor em que atuamos é dependente do transporte e uma construção desse tipo viabiliza qualquer atividade desse segmento na região”, disse.

Dados

Ao todo, serão 21,25 km de pavimentação no trecho que vai abranger os municípios de Macapá, Ferreira Gomes e Itaubal. A obra é orçada em R$ 36, 7 milhões, oriundos do financiamento realizado pelo governo junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O secretário de Estado de Transportes, Odival Monterrozo, informou que 118 máquinas estão atuando na obra e que cerca de 300 empregos diretos e indiretos foram gerados. Segundo o gestor, os trabalhos estão divididos em cinco frentes e o clima seco da região tem contribuído para o avanço das atividades.

“Estamos na fase de terraplanagem, que por sinal está bem adiantada. Posteriormente vamos avançar na drenagem, capa asfáltica, sinalização, obra de arte e meio-fio, para que até janeiro de 2016 o tráfego nesse trecho tenha a segurança necessária”, concluiu.
.




Materia - Suicídios um grito silencioso

Suicídio no Amapá
Uma “surdez” emocional da problemática

O Amapá é o segundo na região Norte, em números de suicídios, com 6,87 casos para cada 100 mil habitantes, ocupando o quinto lugar nacionalmente, ou seja, um número acima das médias internacional, nacional e regional.

Nando Costa
Especial para o TA

Na Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da Unifap, vol. 3, nº 3 de 2010 o acadêmico Miguel Gil Pinheiro Borges publicou um Artigo sobre a problemática do suicídio no Brasil e principalmente no Amapá. No referido material ele demonstra sua preocupação com a escassez de informações que inibi a intervenção de profissionais da área, da participação esclarecida da sociedade civil no tratamento da questão e, dos líderes públicos na tomada de decisão para a formulação de políticas de saúde pública que contemplem a problemática do suicídio.


Enquanto isso o Estado do Amapá, até este período do ano já foram registrados 28 suicídios, dos quais 16 somente na capital. No mesmo período do ano passado, o número de suicidas chegou a 32.
Na semana passada, quatro pessoas tiraram a própria vida, sendo dois casos envolvendo adolescentes. Estudos realizados pelo Banco de Dados do Sistema Único de Saúde, (DATASUS) e o Sistema de Informação Estatística da Organização Mundial da Saúde, ( OMS), o Estado do Amapá possui uma média de 10 a 12 suicídios a cada 100 mil pessoas por ano.


No Brasil acontecem 26 suicídio por dia, pontuando um aumento de 30% nos últimos 25 anos. Regionalmente, o Norte tem uma média de 3,17 suicídios para cada 100 mil habitantes, sendo a região brasileira com o menor número de suicídios registrados, encontrando-se em seu oposto as regiões Sul e Centro-Oeste com, respectivamente, 8,16 e 6,25 suicídios para cada 100 mil habitantes.
Porém, quando se observam os números referentes a cada Estado e o Distrito Federal, o Amapá é o segundo, na região Norte, em números de suicídios com 6,87 casos para cada 100 mil habitantes, ocupando o quinto lugar nacionalmente, ou seja, um número acima das médias internacional, nacional e regional.

O que está sendo feito

O Ministério da Saúde brasileiro publicou a portaria Nº  1.876, de 14 de agosto de 2006 que instituiu Diretrizes Nacionais para a Prevenção do Suicídio para ser implantadas em todas as unidades federadas, respeitando as competências das três esferas de gestão. Esta portaria elenca vários itens legais, epidemiológicos, financeiros, e inclusive uma recomendação da OMS de que os Estados Membros desenvolvam diretrizes e estratégias nacionais de prevenção do suicídio. A portaria 1.876 faz alusão, também, à portaria 2.542/GM de 22 de dezembro de 2005 que instituiu Grupo de Trabalho com o objetivo de elaborar e implantar a Estratégia Nacional de Prevenção ao Suicídio.

Aqui no Amapá apenas uma Organização não governamental, o Centro de Valorização da Vida (CVV), que está há mais de 14 anos no Estado vem trabalhando no sentido de ouvir as pessoas que precisam desabafar quando chegam ao ponto de acreditar que a única saída é desistir de viver.

No parlamento amapaense, foi apresentado o projeto de lei 182/15 instituindo a Semana Estadual de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. A ideia é trocar informações sobre o suicídio. “Em muitos casos, de acordo com a OMS, dá para prevenir 90% das mortes se houver condições para oferta da ajuda. Os serviços de saúde têm que incorporar a prevenção como componente central. Os transtornos mentais e consumo nocivo de álcool contribuem para mais casos de suicídio. A identificação precoce e eficaz são fundamentais para conseguir que as pessoas recebam a atenção que necessitam”, explicou Pedro Da Lua.

Em 2004, o sociólogo Renivaldo Costa criou um grupo de trabalho para discutir o suicídio enquanto fenômeno social e organizou a I Semana Sobre Suicídio no Amapá. Do evento, surgiu a Carta da Vida, que propõe políticas voltadas à melhoria da qualidade de vida, prestação adequada de serviços de saúde e geração de emprego e renda para famílias carentes. É que o GT chegou à conclusão que 90% dos suicídios decorrem de problemas financeiros ou passionais, como desemprego, separação ou traição conjugal.

Este ano a Secretaria de Estado da Saúde promoveu uma miniconferência para estudantes e profissionais de saúde com o objetivo de melhorar o atendimento ao paciente de saúde mental em risco.
São atendidas pessoas com casos graves de sofrimento mental, e que tentaram o suicídio, prestando assistência psicoterapêutica e psiquiátrica nas unidades de Psiquiatria do Hospital de Clínicas Alberto Lima e no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).

Motivos e meios
O suicídio é considerado um transtorno multidimensional, resultado de uma complexa interação entre fatores ambientais, sociais, fisiológicos, genéticos, biológicos. Esse fenômeno configura-se como problema de saúde pública de difícil prevenção e controle, pois nos remete a considerar a uma série de requisitos como: melhores condições de vida possíveis para a criação das crianças e dos jovens; um efetivo tratamento dos transtornos mentais; controle dos fatores de risco ambientais, dentre outros (OMS, 2000).

São muitas as tentativas de suicídios em todo Brasil, anualmente acontecem em média 26 mortes por dia, entre as causas que levam ao descontentamento de viver, estão álcool, drogas, relacionamentos frustrados, traições entre outras situações, que fazem com que algumas pessoas cheguem ao ponto de tentar resolver um sentimento indesejado com a morte.

As mortes por suicídios, em sua maioria, são por enforcamentos, estrangulamento ou sufocação (63,1% entre homens e 42,9% entre mulheres), disparo de arma de fogo (21,4% entre homens e 9,2% entre mulheres) e pesticidas (17,6% entre mulheres e 3,3% entre homens).


Capa do segundo caderno


Politicas - (Renivaldo Costa)

POLITICA

Geap
A Assembleia Legislativa do Amapá promoveu Sessão solene parágrafo Marcar OS 70 ano da Geap, Operadora do plano de Saúde da maioria do funcionalismo federal, e that PODE TAMBÉM estender Seu campo de Atuação parágrafo OS Servidores Estaduais, Caso avancem OS entendimentos com o Governo do Amapá . Em setembro Deste ano, um Geap Autogestão em Saúde completou 70 Anos de Atuação no Brasil. SEUS Clientes São Servidores Públicos Federais Ativos, aposentados e SEUS Familiares. A Sessão solene, proposal cabelo Deputado Jory Oeiras (PRB), terá uma Presença de Diretores e Gestores da Geap nenhum estado, Além de beneficiários dos Planos, Instituições patrocinadoras e Representações SINDICAIS de Servidores Públicos.


Terceirização
Membros da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal em Parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Amapá promovem Uma Audiência pública sem Próximo dia 6 de novembro, conforme 9h, parágrafo discutir o Projeto de Lei (PL) de 30 de 2015, Que regulamenta a Contratação de Trabalhos terceirizados. A Reunião acontecerá no Plenário da Alap e contará com a presence de Senadores Membros da COMISSÃO, Deputados Estaduais e Representantes SINDICAIS. O relator do Projeto de Lei that Já foi Aprovado Pelos Deputados Federais e ESTÁ em tramitação no Senado, Paulo Paim (PT-RS), TEM percorrido o Brasil, Apresentando como desvantagens PARA O trabalhador Caso uma norma aprovada SEJA.


Desarmamento
O Deputado Pedro da Lua (PSC) apresentou o Projeto de lei que cria o "Desarmamento infantil" não Âmbito do Estado do Amapá. Trata-se de Uma PROPOSIÇÃO Que proíbe a Distribuição e Comercialização, em Todo o Território estadual, de Brinquedos alusivos à armas de fogo e institui uma Semana da Valorização da Infância e da Cultura de Paz. Pelo texto da lei, FICA Proibida a Distribuição e Comercialização de Réplicas OU Simulacros de armas de fogo; Brinquedos cuja forma SEJA alusiva à das armas de fogo e Que, alternativamente: produzam Ruído Ao semelhante Produzido Pela arma de fogo; se prestem Ao arremesso de dardos, Líquidos, espuma, bolas de plástico Ou de QUALQUÉR Outro Objeto; Simulacros de espadas, Lanças, piques, alabardas, bestas, Maçãs, manguais, arco e flecha Ou de QUALQUÉR Outro instrumento cuja finalidade precípua SEJA OU ferir matar, na Caça OU na guerra.

FOLCLORE político

A Primeira eleição Direta de para Presidente da República DESDE O Golpe Militar de 1964 Completa 26 ano há mes proximo. Nestas Duas Décadas, o Brasil Mudou JUNTO COM OS 22 Personagens  tentaram se eleger no dia 15 de novembro de 1989. Alguns morreram, Outros desapareceram fazer Noticiario, enquanto Alguns fizeram Tudo diferente fazer que prometeram Fazer naquele ano em que o grande vencedor foi Fernando Collor de Melo.

Um Personagem em especial me encantava. Era ELE José Alcides Marronzinho de Oliveira, que aparecia amordaçado na tela. QUANDO ELE FALAR decidiu, afirmou que obrigaria a Petrobras um PROCURAR Água no Nordeste. Ficou em 13º lugar. Hoje, ELE E evangélico, Mudou de Nome parágrafo Jamo Little Brown e cuida de hum jornal online.



ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...