sexta-feira, 13 de março de 2015

Pioneirismo



Manoel Ferreira – O Biroba


Reinaldo Coelho



Pioneirismo

Manoel Ferreira – O Biroba


Reinaldo Coelho


Chefe escoteiro, desportista, carnavalesco, animador de quadrilha junina. Durante décadas Biroba foi chefe do Grupo de Escoteiros do Mar Marcílio Dias. No esporte foi um abnegado e grande incentivador da pelada Casados x Solteiros do bairro do Trem e organizador da Copa do Mundo Marcílio Dias. Numa cabine, com microfones e autofalantes.  Biroba narrava todos os jogos realizados na Praça da Conceição através da Rádio Latitude Zero, ele era o grande animador das partidas de futebol entre casados e solteiros do Bairro Proletário, animador de quadrilha de São João e carnavalesco ligado à Piratas da Batucada.
Manoel Ferreira  Biroba -Tropa Marcilio Dias , Nilson Montoril  Tropa São Jorge, Urivino Bandeira Tropa Veiga Cabral
O Biroba continua em Macapá, fomos encontra-lo na residência das irmãs de coração, Maria Alice Nunes Oriosvalda Nunes, no Bairro Jardim  Marco Zero. Conversando com Maria Alice, que nos contou que o Biroba está com 83 anos de idade e que ele chegou a seio de sua família aos 17 anos. “Biroba morava com uma senhora vizinha de nossa família, no bairro do Trem, que devido o alcoolismo, o maltratava e ele pediu abrigo para nossa mãe e mora conosco há 66 anos”.
Os amigos e pessoas que Biroba ajudou durante sua trajetória, no esporte e no serviço público e que se utilizaram da fama adquirida por seu carisma, hoje não o visitam, muitos pensam que ele morreu. Porém a família que o acolheu e adotou, o tem como parte sanguínea, cobrindo-o de amor. Essa família que Deus colocou na sua estrada é a única que permanece ao seu lado e ele retribui com desvelo e afeição. 
 Biroba, labutou na antiga Olaria Territorial hoje é aposentado federal, trabalhou na antiga Secretaria de Obras e Serviços Públicos do ex-Território Federal do Amapá (SOSP). De acordo com Alice ele continua ativo, vai ao supermercado e feiras, porém passa a maior parte do tempo em casa, escutando rádio, está atualizado com noticiário local.
Conversamos com Biroba, que mantém o vozeirão e o sotaque nordestino, claro que não tem mais aquela pilha toda, não comparece mais com assiduidade dos velhos tempos para botar alegria nos jogos da Copa do Mundo Marcílio Dias, nos jogos das segundas-feiras entre casados e solteiros, mas é sem dúvida um colaborador da História do Amapá.

Carnavalesco, fiel a PIRATAS DA BATUCADA, onde sempre foi destaque na caravela como Capitão Gancho . Nas festas Juninas, foi primeiro marcador de quadrilhas. Hoje, Biroba, aos 83 anos, não participa mais das festas carnavalescas. “Porém, acompanha pelo rádio, seu fiel companheiro de todos os dias, os desfiles das escolas de samba, torcendo sempre pelo PIRATÃO”, finaliza Alice.

Copa Marcilio Dias

Em uma entrevista ao jornalista global em dezembro de 2008, Manoel Ferreira, O Biroba, contou como surgiu a Copa do Mundo Marcilio Dias, acompanhe:



O começo de tudo foi o sonho de um escoteiro. "Marcílio Dias era o nome da minha tropa de escoteiros do mar. Eu estava lá na paróquia tomando conta dos garotos. Tinha um campeonato. Os garotos falaram: ‘Biroba, por que você não faz uma copa do mundo? ’ Eu disse: ‘como é que eu vou fazer garoto, aqui não pode, só com licença do padre’. Eu falei com Padre Antônio e ele disse: ‘tendo respeito com a Nossa Senhora da Conceição pode fazer’”, conta Manoel Ferreira "Biroba", idealizador da Copa. 

A competição idealizada pelo Seu Biroba iniciou com 16 times em 1962, inspirada no Mundial do Chile. Hoje, tem 156 equipes de várias localidades do Amapá. As regras são diferentes: dez contra dez. O que acontece com quem leva cartão vermelho? "Está fora da partida. O jogador só volta no outro ano", diz um árbitro. 

A cabine de transmissão é para matar o Galvão Bueno de inveja. Os locutores ficam juntinhos porque querem, pois o lugar é espaçoso. A voz do locutor José Maria, conhecido como Manga, que hoje é o organizador da copa, ecoa alto no ouvido dos jogadores. 

Eles dizem que é a maior competição em praça pública do mundo. Deve ser mesmo, se não for a maior, pelo menos, é a mais animada. Depois de muitas partidas, grandes jogadas e histeria da torcida, a Copa do Mundo já tem um campeão. Cabo Verde derrotou a Síria na final por 2 a 0. A festa foi para o time dos policiais civis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...