sexta-feira, 29 de julho de 2011

Editorial ed° 265

O País do carnaval, do Samba e da roubalheira

Somos à pátria de chuteiras, o país do carnaval. O poeta sambista cantou com singularidade, que quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé. Tudo isso é verdade, mas é verdadeira também a afirmativa de que o Brasil não é um País sério. E infelizmente não é.

Nas garras do felino

Visionário
O amigo Dalbo, continua firme, na crença de ver o Amapá se transformar num centro produtor agrícola. Potencial o Estado tem, o que falta é vontade política dos governantes, para levar adiante essa utopia. O governador Camilo visitou várias lavouras do Estado. Ele parece acreditar que podemos. “Seje forte!”

Aproveitamento Energético Cachoeira do Caldeirão

SER OU NÃO SER
            Ao ler os estudos ambientais promovidos pela empresa  Ecotumucumaque, uma acadêmica e pedagógica  empresa de consultoria geoambiental genuinamente Tucuju, passamos a compreender a complexidade  dominial constitucional, que normatiza e tenta equilibrar as relações federativas sob as implicações socioambientais nascidas das concessões federais de uso ou venda de bens e ou  serviços ambientais.

Planos de Saúde

Usuário pode usar a portabilidade

Finalmente entram em vigor as novas regras de portabilidade de carências de planos de saúde. Os beneficiários de planos de saúde no País têm maior poder de escolha a partir da última quinta-feira (28), quando passou a vigorar as novas regras de portabilidade de carência.

Desmanche

Polícia de olho nas “Robautos”


O cidadão que tem uma peça de seu carro ou moto danificada e leva o seu veículo em uma oficina mecânica de hábitos e costumes nada ortodoxos recebem de plano um conselho. “Olha essa peça custa tanto na concessionária ou em uma loja de auto peça, mas se o senhor quiser vamos na robauto e lá a peça sai bem mais barata”

A polêmica da validação dos diplomas da UEAP

Abinoan Santiago
Da Reportagem/Estagiário

Desde o começo do ano a Universidade Estadual do Amapá (UEAP) vem sendo alvo de um assunto polêmico, reconhecimento dos diplomas, tudo por que a Instituição estadual não estaria credenciada junto ao do Ministério da Educação (MEC).

Agricultura Familiar

Recursos para o fortalecimento agrícola do Estado

Em busca do fortalecimento agrícola do Amapá e o avanço da assistência técnica e extensão rural, para alavancar o sistema agrícola amapaense, fortalecendo os trabalhadores da agricultura familiar, é que à coordenadora da Bancada Federal, Deputada Dalva Figueiredo (PT),  destinará, anualmente, R$ 3 milhões em emendas parlamentares, para o desenvolvimento de projetos e aquisição de equipamentos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar no Estado.

Artigo do Gato

Qual o modelo de desenvolvimento queremos?
O desenvolvimento econômico do Amapá é um assunto que me instiga discutir, fruto de uma incontida ansiedade de ver o Amapá tornar-se um estado com um setor privado pujante, forte.

“Pupunhaço”, a revolta dos idiotas

A Deputada Marília Góes (PDT), semana passada, em programa de rádio, exerceu o seu sacrossanto direito de oposição e criticou, com certo charme e veemência, a administração do Governador Camilo Capiberibe (PSB). A novel parlamentar pontuou, um a um,  os alegados “descompromissos” do atual governo e, em dado momento disparou, em síntese lapidar, que “as prioridades do Governador Camilo são com o seu próprio bem-estar. Ele adora terno e gravata, carro de luxo e vinho chileno”. A frase atingiu o fígado dos situacionistas, sobretudo, aqueles, cujo miolo foi alimentado com “amêndoa do caroço de pupunha”, dieta, que segundo a sabedoria popular, deixa seu adepto com alguns neurônios a menos ou, no exagero, zerado.

Quem quer viver para sempre?

 Gerson Nei Lemos Schulz
Esse é o título de uma música da banda "Queen" (Who Wants to Live Forever?) que foi composta em 1986 para o filme "Highlander, o guerreiro imortal", conforme nome no Brasil. O filme conta a história de um habitante de outro planeta que mora entre os humanos cuja principal característica é ser imortal.

Combate ao Caramujo Africano no Amapá


Reinaldo Coelho
Da Reportagem

De Norte a Sul do País, uma nova praga vem dando muita dor de cabeça para os brasileiros nesse verão: o caramujo gigante africano (Achatina Fulica). Com apenas 15 centímetros de diâmetro e pesando até 200g, o molusco pode provocar doenças em humanos e animais domésticos, contaminar a água e arrasar jardins e plantações. Capaz de se reproduzir de forma rápida, o caramujo africano se prolifera principalmente na região litorânea e já foi detectado em 24 dos 26 estados brasileiros.

Macapá Verão completou 30 anos em grande estilo


Abinoan Santiago
Da Reportagem/Estagiário

O Macapá Verão é um tipo de evento que podemos arriscar em dizer que foi um sucesso, pois já é tradicionalíssimo. Criado em 1981, completou esse ano nada mais que 30 anos de existência, e até hoje arrasta milhares de veranistas para os principais balneários no município de Macapá. O ano de 2011 não foi diferente dos anteriores. Foi um sucesso de público, contribuindo ainda para aquecer a economia de Macapá. Este ano, a Prefeitura de Macapá retomou o nome oficial do evento, já que desde 2009, o Macapá Verão passou a ser denominado “Festa do Sol”. 

Shopping Popular


Um dos temas mais discutidos nestes últimos anos tem sido a situação dos camelôs ou ambulantes que se localizam na área comercial da cidade de Macapá. A situação de camelôs e ambulantes não é nova em Macapá. A partir da década de 80 começou a se intensificar a ocupação da Cândido Mendes com diversos camelôs situados entre a Padre Júlio e a Cora de Carvalho. Ambulantes, de acordo com a lei, são aqueles vendedores de produtos, geralmente de gêneros alimentícios, que não podem permanecer parados de acordo com a lei municipal.
Judô
Campeonato Sul-americano

Mesmo com falta de patrocínio o judô amapaense vem marcando presença nos eventos nacionais e internacionais da modalidade. Desta vez o Amapá será representado no Campeonato Sul americano de Veteranos que acontecerá no próximo final de semana em Montevidéu – Uruguai e conta com o apoio da Secretaria de Desporto e Lazer (SEDEL)

Esporte

Mesatenistas

Feras do tênis de mesa amapaense disputaram  no último fim de semana a 16ª edição do Torneio Interestadual e Internacional do Tênis de Mesa na sede da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, em Campo Grande. Equipes do Paraguai, Bolívia, Chile e de diversos estados do Brasil estavam em busca do troféu do campeonato. O torneio que existe há 24 anos e reuniu  este ano 305 atletas sendo que 110 estrangeiros. Os grande rivais da equipe campeã em 2010 de Maringá (PR) são os paraguaios, que chegaram confiantes e queriam ser os primeiros em todas as categorias. 

SOLTANDO O VERBO

Frase da semana: “As prioridades do governador Camilo Capiberibe são com o seu próprio bem-estar. Ele adora terno e gravata, carro de luxo e vinho chileno”. Deputada Marília Góes, em programa radiofônico, analisando o desempenho do governador, nos primeiros duzentos dias de Governo.


Caetano Veloso, o viajante...
Caetano Veloso fumou maconha. Caetano Veloso usou baby look antes de todo mundo. Caetano Veloso cantou Nirvana com sotaque. Caetano Veloso fala MTVÊ. Enfim, Caetano Veloso tremeu a boca cantando na cerimônia do Oscar.
Esse, senhores, é Caetano Veloso. Um ser oriundo de um planeta desconhecido pela raça humana inteligente. Filósofo, sociólogo, economista, intelectual, animal, mineral, vegetal, bicha e imperador, Caetano entrou para os anais da musica brasileira e também nos anais de Gilberto Gil.
Lembro perfeitamente de uma entrevista do Caetano Veloso ao Fantástico em que ele disse: "a música Stairway To Heaven, do Led Zeppelin, é cafona e sem conteúdo". O que dizer então de Leãozinho e Você é Linda, canções tocadas exaustivamente nos churrascos com violões desafinados de todo o planeta?
Não desejo a morte para esse senhor, longe disso. Mas, Caetano, está na hora de voltar para casa.
E de viagem você entende.

 Beer Station
 Neste final de semana tem Beer Station Kaiser, uma carreta com 10 mil litros de chopp e muitas atrações musicais, que marcam o encerramento do Macapá Verão. Na sexta-feira, a festa foi no Bar do Abreu, no sábado na Praça do Côco e no domingo, na Praia de Fazendinha.

100 novas placas
Entrega das 100 novas concessões de placas para táxi foi um sucesso. Apesar da tentativa de boicote de um frustrado edil socialista. O sujeito apronta das suas desde os tempos de faculdade, quando plagiou TCC sobre LRF.

Sequestro
Assalto e seqüestro na casa paroquial esta semana mostrou o despreparo das polícias civil e militar e de como a Secretaria de Segurança Pública está inerte à arrancada da violência.

Do baú do Barão de Itararé
“Motel: o único lugar que você come bem e ainda queima calorias.”

Sobrevivente - Francisca Basílio da costa

“Antes era sacoleira por necessidade, hoje é uma terapia”
Francisca Basílio da costa
Abinoan Santiago
Da Reportagem/Estagiário



A série sobrevivente segue mais uma semana trazendo a trajetórias dos pioneiros amapaense, e nessa contaremos a batalhadora história de uma pioneira no Estado do Amapá que recebeu a equipe do Tribuna Amapaense um pouco desconfiada, mas depois de apenas alguns minutos de conversa, percebemos logo o carisma dessa mulher que não deixa de ter o sorriso no rosto. Francisca Basílio da Costa, nascida em 08 de maio de 1936, 75 anos, natural de Serra de São Tomé no Rio Grande do Norte. Filha do agricultor Oscar Basílio da Costa e da dona de casa Gecina Alves da Costa.

De Tudo Um Pouco - A tecnologia a serviço da educação

 "Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades “ ( James Russel Lowel ). Esta mensagem está inscrita na revista Preparando-se para Concursos Públicos e para o Exame da OAB, vol. 1, 2011, discorrendo na assertiva de que a “ inteligência é algo que se aprende".

É importante ressaltar que a inteligência humana deve ser estimulada e que os especialistas em inteligência são enfáticos ao afirmar que a faculdade de ser inteligente é hereditária, mas não a inteligência em si. Em outras palavras, inteligência se adquire, nós nascemos com o potencial de sermos inteligentes, e essa qualidade deve ser desenvolvida durante nossa vida, nosso celebro tem fome de novidades e podemos, sim, nos tornar mais inteligentes. E do mesmo modo que o estímulo nos torna mais inteligentes, a falta dele leva à diminuição da atividade mental e por conseqüência ao declínio da inteligência.

Este texto remete ao tempo em que minha Professora do curso primário, em Soure, ensinava que o cérebro precisava, precisa e precisará sempre do exercício mental na busca de informações diversas, para que o desenvolvimento cultural e intelectual evoluísse plenamente, mas seguindo uma escala natural de aprendizagem onde o corpo e a mente, em uníssono, construíssem a base fundamental do conhecimento.

A lição diária de nós alunos daquele tempo, compunha-se de pequenas atitudes em sala de aula como postura de sentar-se, leitura em voz alta, ditado como forma de melhorar a caligrafia, a posição correta de escrever (posição de segurar o lápis), posição do papel a nossa frente (o caderno devia ficar perpendicular à frente do corpo) e outros conselhos mais. Todo esse esforço da Professora tinha o objetivo pedagógico de completar a instrução formal do conteúdo escolar – as disciplinas, em relação àquele que recebia essas informações – nós alunos.

Assim, ao passar do tempo, deparo-me com outra forma de transmitir aqueles conhecimentos tão práticos e preciosos, pois é fato notório que os Professores da era moderna não têm mais a preocupação de digamos, alinhar o aluno à posição correta de escrever, de sentar-se, de ler, de usar a caneta para escrever. Digo isso porque tenho o exemplo de minha neta e de colegas seus /suas, pois as vezes, quando a vejo escrevendo, pergunto-lhe se está escrevendo com a ponta de seus dedos, pois não vejo a ponta da caneta; outras vezes, ao final da escrita, faz exercícios de reposição da coluna vertebral (como se ela estivesse empenhada), fruto da má posição do papel à sua frente (horizontal à frente do corpo). Leitura, então, é um vexame. Palavras do cotidiano são para ela desconhecidas, parecendo que não usam o dicionário na Escola (se o fazem, nunca disse) e eu até hoje não desgrudo do meu, já velhinho mas bom companheiro e de roupagem nova, acompanhando a evolução história do saber.

Pois bem, com tudo isso acontecendo nas Escolas e Grupos Escolares, deparo-me, mais uma vez, com uma manchete na revista Nova Escola – Gestão Escolar, fev/mar 2010, pág. 38, que diz - ´Coloque a tecnologia no dia a dia da escola “, discorrendo tecnicamente como organizar o laboratório de informática, onde reafirmam que – o computador e a internet já são  realidade nas escolas. Realmente é uma realidade e dela não podemos fugir. É a tecnologia entrando em nossas mentes já adultas mas com formação sólida em face “ daqueles ensinamentos básicos do curso primário “, e na mente deles (os alunos de hoje), chamados internautas, onde aprendem de tudo com a velocidade fantástica da internet, copiando e recebendo informações previamente catalogadas, com escrita perfeita, onde a análise do contexto fica por conta do Professor e não do aluno (são os chamados trabalho de pesquisa).

Devo confessar que todo esforço para acompanhar a evolução tecnológica é importante, mas, mais importante é saber se os Professores estão preparados para transmitir  o conteúdo global necessário para que o aluno chegue preparado para o uso desses equipamentos auxiliares da aprendizagem. Quando falo em conteúdo global refiro-me não só ao conhecimento técnico e domínio do equipamento por parte do Professor, mas, também, se a ele foram ministradas aulas de, por exemplo, relacionamento pessoal, postura de sentar-se, a finalidade social do equipamento, seu uso e forma de usar, e outras informações correlatas.

Este relato tem algumas finalidades básicas : 1) ver a ponta da caneta que minha neta usa quando escreve; 2) que ela deixe de fazer contorções na coluna vertebral quando terminar de escrever seu trabalho escolar: 3) que o papel onde ela escreve o texto fique perpendicular à frente de seu corpo.

Cultura

Paulo Autran – Patrono do Teatro Brasileiro
O ator Paulo Autran foi declarado patrono do teatro brasileiro. O título, aprovado pelo Congresso Nacional em junho, A homenagem, determinada pela Lei 12.449/11, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff na semana passada e publicada no Diário Oficial da União no dia 18/07/2011. A lei é oriunda do PLC 252/09, do ex-deputado Pompeo de Mattos, aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) no dia 7 de junho.

Antenados: Pão e circo

Nos últimos dias, tive a maravilhosa oportunidade de curtir este final de férias na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Desde minha chegada, tenho saboreado um passatempo interessante: observar as ruas, prédios, casas, belezas paradisíacas e, sobretudo, a juventude.
Nessa semana a editoria Amazônia abre espaço para o texto do professor Márcio Moreira Monteiro, Pedagogo, Mestre em Planejamento e Políticas Públicas e que recentemente graduou-se em Direito pela Faculdade de Macapá ? FAMA. Acompanhe.

Igualdade e ações afirmativas sob a ótica dos direitos humanos 

Artigo

“I said no, no, no!”
Tradução: Eu disse não, não, não!

Aline Colares
Acadêmica em LETRAS/UNIFAP

Somos humanos, feitos de carne e osso. Logo, não somos deuses, temos medos, fraquezas, angústias e ansiedades. Por esse motivo, conhecendo-nos como ninguém, o Soberano Deus assim diz na Sua Palavra: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30). Trata-se de um convite não somente feito a mim, mas a você, ao seu irmão, vizinho, àquele conhecido lá na Argentina, aos mendigos da praça. Dessa forma, como sempre digo, o Senhor nos criou para que viéssemos a glorificá-Lo e honrar o Seu nome. Este é um dever de todos. Portanto, os da “high society”, que aparentam ter tudo para serem felizes, não ficam de fora. Amy Winehouse não ficava de fora.

Justiça

 Inauguração do núcleo do Defenap no Iapen
Abinoan Santiago
Da Reportagem/Estagiário

Na última terça-feira, (26), no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), o novo Núcleo penitenciário de atendimento jurídico da Defensoria Pública do Amapá (Defenap) foi inaugurado. A obra de adaptação custou em torno de R$ 5.600,00 (cinco mil e seiscentos reais). O diretor do IAPEM, Nixon Kennedy, colaborou para a realização das obras, ele cedeu o antigo refeitório da instituição, totalmente reformado e adaptado, para o funcionamento do Núcleo da Defenap. A nova sala foi equipada com computadores, mesas, material de expediente, balcões e acesso a internet.

Qual a diferença entre dependência Alimentar ou Ânsia ?

Algumas pessoas acreditam que os alimentos ricos em gordura ou ricos em açúcar podem ser viciantes, conduzindo os consumidores à obesidade. Será que isto significa que os alimentos devam ser considerados da mesma forma que o álcool ou os cigarros? Ou será que as pessoas confundem os termos "vício", "desejo" e "transtornos alimentares"?

            Uma dependência é caracterizada pela obrigatoriedade de utilizar uma substância, pelo consumo descontrolado, e à existência de sintomas de abstinência (tais como ansiedade e irritabilidade), quando o acesso a essa substância é impedida. Pessoas que sofrem de distúrbios do comportamento alimentar, como a compulsão alimentar ou “binge eating”, anorexia nervosa ou bulimia nervosa, tendem a exibir estes sintomas, sugerindo semelhanças entre a forma como o organismo reage ao uso de drogas e a compulsividade alimentar.
            Pensa-se que percursos comuns, a nível cerebral, são responsáveis pela sensação de prazer derivada, tanto pela ingestão alimentar, como pelo consumo de drogas. Por exemplo, estudos com ratos de laboratório demonstraram que repetidas ingestões excessiva de açúcar podem sensibilizar receptores cerebrais de dopamina (substância produzida pelo cérebro quando se sente prazer) de forma semelhante ao abuso de drogas ilícitas. Estudos realizados em pessoas sujeitas a técnicas de neuro-imagem cerebral, que permitem visualizar imagens da estrutura e funcionamento do cérebro, também indicam existirem semelhanças entre as respostas fisiológicas à antecipação de alimentos saborosos e ao abuso de drogas - por exemplo, a dopamina é libertada nas mesmas áreas cerebrais.
            Apesar das similaridades encontradas entre o ato de comer e o uso de drogas, a grande maioria dos casos classificados como "dependência alimentar" não devem ser vistos como uma conduta aditiva ou viciante. Comer é um comportamento complexo, que envolve diversas hormonios e os sistemas do corpo; não apenas um sistema de prazer/recompensa.
            Praticamente todos os prazeres - beleza, música, sexo e até mesmo o exercício - estão associados a picos de dopamina, similares às causadas por uma refeição de elevado teor de gordura. Contudo, referimo-nos a eles como prazeres, e não vícios. O desejo intenso por alimentos (como o chocolate) entra em conflito com a necessidade imposta culturalmente de restringir a sua ingestão, fazendo com que o desejo por estes alimentos seja mais pronunciado e interpretado como um vício ou adição (por exemplo: "chocoolismo"). Também pode dever-se ao fato do cérebro de algumas pessoas processarem de forma diferente os estímulos relacionados com a alimentação, semelhantes aos estímulos aditivos, o que provoca um impulso mais intenso pelo consumo de diferentes quantidades ou tipos de alimentos.
            O termo ânsia de comer é frequentemente mais apropriado do que adição alimentar. Trata-se de um intenso desejo por consumir um alimento em particular ou um tipo de alimentos, que se torna difícil de resistir. Atualmente, a ânsia por comer é bastante comum. De uma forma geral, podemos afirmar que quase todas as mulheres e a maioria dos homens já sentiram ânsia por comer alimentos específicos num dado momento das suas vidas. O exemplo mais típico é o consumo de chocolate ou, de uma forma mais abrangente, alimentos ricos em gorduras e/ou açúcares.
            Apesar de ainda existirem dúvidas em relação a estas relações, as ânsias de comer podem ser importantes, na medida em que podem desempenhar um papel relevante no consumo excessivo de alimentos, observado na compulsão alimentar, bulimia nervosa e na obesidade.
            Apesar dos termos “vício” ou “adição” serem desadequados, eles conduzem-nos a um aspecto importante do comportamento alimentar saudável: a capacidade de manter o controle da própria alimentação.
            Os bons hábitos alimentares e a atividade física serem dois aspectos importantes na manutenção de uma boa saúde, para a maioria das pessoas, as recentes descobertas em nível da neurociência, mostram que o mais potente circuito cerebral que controla a ingestão de alimentos, é também o responsável por regular o metabolismo lipídico periférico. Esta informação pode ajudar os profissionais de saúde a melhorar o acompanhamento das pessoas cujos hábitos alimentares não correspondem às suas intenções.
Procure um nutricionista para adequar sua alimentação às suas necessidades.



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aquisição de viaturas amplia fiscalização da Polícia Administrativa

Os veiculos servirão para rondas de fiscalização nos locais de atuação do Departamento de Polícia Administrativa, a fim de manter a ordem no que diz respeito a estabelecimentos comerciaisA Delegacia Geral de Polícia do Amapá (DGPC), por meio do Fundo Reequipamentos da Polícia (Funrespol), adquiriu três veículos modelo Voyage destinados à fiscalização de casas noturnas pelo Departamento de Polícia Administrativa (DPA). As viaturas estão devidamente caracterizadas e prontas para entrar em ação pelos agentes responsáveis pelos trabalhos de fiscalização de diversão pública da capital.
De acordo com o delegado geral, Tito Guimarães Neto, os municípios de Macapá, Oiapoque e Laranjal do Jari serão contemplados com uma viatura cada um. O investimento está relacionado à arrecadação de taxas cobradas pelo DPA, que, segundo levantamento preliminar, gira em torno de R$ 40 mil por mês apenas em Macapá.
Vale ressaltar que a compra dos carros foi feita com verbas exclusivas oriundas de recolhimento de taxas de lanchonetes, chaveiros, lan houses, bares e estabelecimentos noturnos, sucatarias, entre outras.
O comerciante faz um cadastro no Departamento e mensalmente é pago um valor que pode ser de R$ 23,00 ou de acordo com o porte do estabelecimento. O boleto é pago em casas lotéricas ou agências bancárias e fica retido em conta da instituição para ser usado na aquisição de viaturas, coletes balísticos, algemas ou outros benefícios para a Polícia Civil.
O DPA também possui subdivisões, sendo responsável pelo setor de armas, munição e explosivos, além de expedir autorização para empresas de mineração e vigilância. De acordo com a direção da instituição, as viaturas vão servir para as equipes promoverem rondas de fiscalização nos locais de sua atuação a fim de manter a ordem no que diz respeito a estabelecimentos comerciais nas cidades.

Colóquio - Metrópoles das Américas: Desigualdades, Conflitos e Governança


Diálogos Jacques Cartier 2011
EIXOS TEMÁTICOSConflitos urbanos, movimentos sociais e participação
ST1a. Conflitos urbanos, movimentos sociais e participação social no planejamentoO conflito urbano como chave de leitura da cidade. Conflitos urbanos e estudos comparados. Conflitos urbanos, movimentos sociais urbanos e políticas urbanas. Conflito, negociação, participação. As novas formas da violência de Estado nas Américas. Impactos sobre a governança dos movimentos da sociedade civil em luta contra a impunidade para as violações de direitos humanos.
Metrópoles, gestão pública e desigualdade.
ST2a. Dinâmica metropolitanaMundialização e dinâmica demográfica e econômica das metrópoles nas Américas do Norte e do Sul. Tendências dominantes da urbanização nas Américas.Novos papéis para as metrópoles nas escalas nacional e internacional.
ST2b. Grandes projetos urbanosOs grandes projetos urbanos como novo modelo de estruturação urbana. Os planos diretores e o planejamento por projeto. Dimensões econômicas, políticas, urbanísticas e simbólicas. Grandes projetos e aburgesamento urbano. Estado, mercado e parcerias público-privadas.
ST2c. Cidade, projetos e patrimônioQue patrimônio deve ser protegido? A patrimoniallização das cidades e o projeto arquitetônico e urbanístico. Os centros urbanos. O patrimônio e a democratização das cidades. O mercado cultural nacional e global.
Habitação, uso do solo e meio ambiente
ST3a. Riscos, desigualdades e adapatação ao meio ambienteOs conceitos de risco e de risco urbano. A cidade como recurso e como meio ambiente construído. Desigualdades no acesso aos recursos e na distribuição dos riscos.
ST3b. Espaços públicosOs espaços públicos estão ameaçados de desaparecimento ? Cidade espetáculo e cidade espaço da convivialidade. Inseguranças. Espaços projetados e espaços inventados. Urbanidade. O modelo da “tolerância zero” como disciplinarização dos espaços públicos.
ST3c. Apropriação, segregação e moradia nos bairros históricosOs projetos de requalificação dos bairros antigos ou bairros históricos estão concenados a operar processos de segregação e aburguesamento? Especiência de habitação social nos bairros requalificados. As condições de vida nos bairros antigos.
ST3d. Retórica verde, políticas urbanas e urbanismo
Cidades duráveis são possíveis?  Urbanismo verde? O meio ambiente ter-se-ia transformado em retórica multiuso para a implementação de projetos de renovação urbana? Justiça urbana e justiça ambiental.

Calendário
1o de abril de 2011:                              Data limite para submeter resumo de proposta de comunicação (500 a 1 000 palavras)
30 de maio de 2011:                             Divulgação das respostas às propostas de comunicação submetidas
14 de agosto de 2011:                          Data limite para envio do texto final da comunicação (cerca de 6 000 palavras)
1o de setembro de 2011:                     Data limite para inscrições com taxas reduzidas
3 e 4 de outrubro de 2011:                  Colóquio Metrópoles das Américas: desigualdades, conflitos e governança


MAIORES INFORMAÇÕES
https://securemp.sav.uqam.ca/metropoles/


--
Postado por JOSE ALBERTO TOSTES no JOSE ALBERTO TOSTES em 7/28/2011 03:42:00 PM

Projeto Pintando o Sete chama atenção para o combate à violência


Iniciativa do Centro de Referência e Atendimento à Mulher de pintar muro com frases de efeito é um estímulo à reflexão sobre temas que afligem a populaçãoO Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) iniciou o projeto “Pintando o Sete no CRAM”. O objetivo é pintar o muro da instituição para chamar a atenção da sociedade sobre temas que afligem a população, em destaque a violência contra a mulher.
O espaço será pintado com frases informativas e de efeito, expostas para que o expectador passe a observar de modo que possa interpretar a prevenção e o combate à violência contra a mulher.

De acordo com a coordenadora geral do CRAM, Sandra Cardoso, o projeto é realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). “A Sejusp está disponibilizando toda a logística através de materiais como tinta e pincel”, explicou a coordenadora.
Foram escolhidas 12 frases pela equipe técnica do CRAM. Mensagens de conscientização e de valorização da auto-estima das mulheres, como: “Viver sem violência é bem que toda mulher quer!”, “Quando uma mulher descobre o seu próprio valor e seus direitos, sua vida muda!”.

terça-feira, 26 de julho de 2011

(In) Segurança

Comercio macapaense inseguro contra assaltos
Reinaldo Coelho
Da Reportagem
A onda de assaltos em Macapá aumenta, e cada vez, está sendo importado estilos de ação da bandidagem para agir. Hoje, (26), por volta de 08h30, dois bandidos, um deles identificado como “Camarão”, foragido do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá, (IAPEN), tentaram assaltar uma loja de celulares quando foram surpreendidos pela polícia.



Na saída da loja, deram de cara com dois policiais que faziam ronda no centro comercial, e evadiram-se, abrigando no escritório paroquial da Igreja Católica São José, localizada em frente à Praça Veiga Cabral, onde fizeram reféns, pelo menos cinco pessoas, entre fiéis e funcionários, sendo mantidos por mais de seis horas.
O bispo da cidade conseguiu fugir e está escondido em uma sala da igreja, que está cercada pelos policiais. Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estão negociando com os bandidos, que reivindicam a presença de um advogado.
A informação dada à imprensa local pelo Tenente Iran, do BOPE é que eles vieram para fazer o assalto na tesouraria da casa paroquial. Ao adentrar no prédio, com a movimentação forte dos assaltantes, os policiais que passavam em frente, perceberam, e os meliantes saíram em fuga. Foi quando eles fizeram de refém, uma jovem. Uma informação não confirmada pela PM é que o assalto seria na loja Flórida Celular.

Um suspeito de envolvimento que fotografa o movimento policial, e que sob suspeita, repassava informações aos assaltantes, foi preso e levado ao Ciosp/Pacoval, onde foi constatado que o mesmo tinha passagem pela polícia.
O Tenente Iran informou que “não houve agressão. Todo mundo está com a integridade física mantida, e esperamos que tudo ocorra na mais devida tranqüilidade.”
“À princípio, os meliantes pedem a integridade física. Garantimos isso conforme as negociações e  temos que respeitar a decisão deles. Precisamos que eles colaboram também com a PM”, informou o oficial do Bope.

Questionado sob as armas utilizadas, o tenente declarou que “eles estão armados com um revólver calibre 38. O negociador da PM está a frente dessa ocorrência, com o mais alto conhecimento que tem sobre o assunto, e temos o pressentimento que ao final, tudo será resolvido de forma que não agrida ninguém.”
A ação dos bandidos e da policia movimentou o centro comercial de Macapá, muitos transeuntes ficaram ao redor do local e mantiveram-se atentos. A imprensa escrita falada e televisionada manteve a sociedade  a par do desenrolar dos acontecimentos. As equipes de seguranças do Estado cumpriram seu papel, isolaram de imediato todo o local e mantiveram viaturas policiais, do corpo de bombeiros e de ambulância próximo assim como contingentes da Policia Militar e da Civil se revezavam nas negociações.

Até o fechamento desta edição não tínhamos noticia do desfecho do assalto.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Prefeitura de Macapá entrega cestas do projeto “Escola Viva” no Bailique


  
No ultimo final de semana a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu continuidade ao projeto “Escola Viva”, desta vez no Arquipélago do Bailique. Dez comunidades foram contempladas pelo projeto. 

A programação de entrega aconteceu no sábado, 23, na Vila Progresso, onde mais de 500 famílias foram beneficiadas. No evento de entrega das cestas de alimentação completar, famílias de varias comunidades do arquipélago participaram da programação. 

Para Vanda Carvalho, beneficiaria do projeto “Escola Viva” e moradora da Vila Rosa de Sharon, a ajuda dada pela prefeitura é de grande valia para as famílias que tanto precisam. “Esse projeto da prefeitura tem nos ajudado muito, pois existem muitas famílias carentes aqui no Bailique e esperamos que o trabalho para melhorar a educação continue nesse caminho”, disse.

Na programação de entrega, a vice-prefeita Helena Guerra, que esteve no arquipélago, destacou que o projeto já está consolidado e é uma promessa de campanha, que se tornou realidade. “O projeto “Escola Viva” é um dos projetos mais ousados que temos dentro do nosso governo, foi um compromisso de campanha, que transformamos em lei e hoje a comunidade reconhece esse trabalho”, declarou.

Junto com as cestas também foram repassadas as escolas do município no arquipélago, a merenda escolar para o mês de agosto.  O projeto “Escola Viva” continua e entregará mais de 20 mil cestas em todo município de Macapá. 

Prefeito Roberto entrega 100 novas placas de táxi



O prefeito Roberto Góes entregou 100 (cem) novas concessões de taxi para trabalhadores que já estão na profissão há mais de 10 anos, mas que ainda trabalhavam como auxiliares por que não tinham uma concessão própria. A entrega aconteceu ontem dia 25, dia de São Cristóvão, na União dos Beneficentes dos Motoristas de Macapá (UBMA). “Este é o reconhecimento que a prefeitura faz a esses profissionais que há anos prestam serviços para a comunidade e que esperavam pelo sonho de ter uma concessão. E nós ficamos muito satisfeitos de realizar a primeira licitação, um processo transparente com acompanhamento do Ministério Publico e com um edital que valoriza e respeita esses trabalhadores. Então são mais 100 pais de família que vão trabalhar com mais dignidade e melhorar as condições de vida”, disse o prefeito Roberto Góes durante a cerimônia de entrega das novas placas. A entrega das concessões havia sido suspensa por liminar a pedido de pessoas que foram desclassificadas na licitação, mas o juiz Luciano Assis analisou o processo e derrubou a liminar, por entender que não havia o que impedisse que a prefeitura de entregar as novas placas ao vencedores da licitação. “Fizemos um processo limpo. Julgamos todos os recursos daqueles que se sentiram prejudicados de alguma forma e concluímos a licitação. E encaminhamos para auditoria do Ministério Publico Estadual, que deu não encontrou nenhuma falha no processo. Por isso tínhamos a tranqüilidade que não haveria por que suspender a entrega das concessões.
 A justiça reconheceu a seriedade do nosso trabalho e nos proporcionou dar essa alegria aos taxistas, no dia de São Cristóvão, que é um dia de festa para essa categoria ”, diz o presidente da EMTU Carlos Sérgio Monteiro.Um total de 204 (duzentos e quatro) pessoas concorreram na licitação para 100 (cem) concessões do serviço de taxi. Depois do primeiro resultado, 29 (vinte e nove) pessoas entraram com recursos. Todos os 29 (vinte nove) foram julgados pela EMTU. Hoje existem 723 concessões sendo exploradas pelos trabalhadores. Com as novas concessões esse número vai subir para 823. Para Rizonilson Barros, presidente do Sindicato dos Taxistas de Macapá (Sintaxi), essa é uma conquista que a categoria esperava há anos. “Essas novas concessões são uma vitória para os taxistas. Elas vem contemplar trabalhadores que estão na praça a vários anos e ainda não tinham sido contemplados. Então é um dia de festa dupla para a categoria, pelo dia de São Cristóvão e por essa conquista. E nós temos que reconhecer o empenho do prefeito Roberto Góes e do presidente da EMTU Carlos Sérgio para que isso fosse possível” 

Macapá Verão tem público recorde, mesmo com grandes eventos regionais













O penúltimo final de semana do Macapá Verão 2011 teve público recorde. O Corpo de Bombeiros estima que mais de 23 mil pessoas passaram pelo balneário de Fazendinha. 








Mesmo com a chuva que caiu no final da manhã e com inúmeras programações paralelas, como o Festival do Camarão e a Festa de São Tiago, o público superou as expectativas. 


Uma das atrações foi a escolha da Musa Gay 2011. Cinco belas candidatas disputaram o título. A vencedora foi Márcia Corrêa, que vai reinar até 2012. Houve, ainda, concursos de tecnomelody, hip hop e equipes, torneio de jiu jitsu sem quimono, projeto teatro e cidadania além da banda Milionários R5, que fez sucesso nos anos 70 e voltou com um repertório variado.

A coordenação do Macapá Verão instalou banheiros químicos e retornou com o carro-pipa, que se tornou uma atração à parte da festa.


No próximo final de semana, a programação prossegue com shows de Ramon Frazelly, Banda Swing e escolha da Musa Verão 2011. A grande atração será o Beer Station, uma carreta com mais de 10 mil litros de chopp, que vai percorrer a cidade: na sexta-feira, 29, estará na FAB esquina com General Rondon; no sábado, 30, estará na Praça do Côco, e no domingo, 31, fará a alegria dos banhistas na Praia da Fazendinha

Prefeito de Macapá cria primeiro instituto de igualdade racial do Brasil



O prefeito Roberto Góes assinou neste domingo, 25, o decreto que transforma a Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial (Comir) em autarquia. O órgão passa a ser denominado de Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

A iniciativa, única em todo o Brasil, foi saudada pela ministra da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros. Ela destacou o ineditismo de se ter uma autarquia conduzindo a política de igualdade racial em um município e da grande disposição da equipe da Prefeitura de Macapá em garantir um diálogo cada vez mais próximo com a Secretaria de Igualdade Racial da Presidência da República.

No mesmo ato, Roberto Góes assinou a regulamentação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e designou a comissão que trabalhará na elaboração do Plano Municipal de Igualdade Racial. Foi, ainda, assinado um convênio para fortalecimento do Centro de Cultura Negra. 

Mais cedo, durante café da manhã, a ministra teve uma reunião de trabalho com a Coordenadoria e segmentos afros para discutir políticas voltadas à igualdade racial, como a efetiva implantação do estudo da história e cultura afro e indígena nas escolas. Macapá deve ser o primeiro  município amapaense a implantar a disciplina, inclusive com livros didáticos.


O elogio da ministra às ações de promoção da igualdade racial da Prefeitura de Macapá ocorreram um dia após ela ter feito duras críticas ao governo estadual. Em sua fala durante plenária no Sebrae, ocorrida sábado, 23, Luiza de Bairros provocou a plenária ao questionar o porquê da invisibilidade do Amapá para as políticas públicas do Governo Federal, mesmo tendo recebido a visita de todos os ministros que a antecederam. “Tem alguma coisa errada acontecendo aqui. Desconfio que seja a forma como Governo do Estado encara os compromissos assumidos após a vinda de um ministro. Todos devem fazer a sua parte”, disse.

Ela destacou ainda a necessidade de articular políticas públicas em caráter intersetorial. “O Governo do Estado precisa montar um grupo de trabalho que respeite todas a diversidade e a multiplicidade de atores e começar a construir estruturas mais sólidas para atender a comunidade negra. As demandas chegam na Sepir sem filtro. Não pode mais acontecer isso”, argumentou.


Em seu discurso, o prefeito Roberto Góes destacou que os avanços obtidos pelo município só foram possíveis graças ao diálogo com os movimentos afros. Durante a solenidade, Góes assinou convênio de R$ 120 mil para revitalização do Centro de Cultura Negra. O espaço foi inaugurado pelo governo do Estado e entregue à União dos Negros do Amapá. No início deste ano, o governo rompeu com a UNA o convênio que garantia a manutenção do local. Até a energia elétrica do centro foi cortada pela CEA. Com o convênio, a UNA terá condições de alavancar as ações do movimento afro em seu principal espaço.

Luiza de Bairros ficou no Amapá até esta segunda (25) para acompanhar a programação da tradicional Festa de São Tiago.  

Vaias e protesto de rival marcam 1º ouro de Cesar Cielo após doping


Das agências internacionais
Em Xangai (China)

Cesar Cielo superou todos os adversários na final dos 50m borboleta, conquistou o ouro, gritou e chorou na comemoração no Mundial de Xangai. Mas nem tudo foi festa. O brasileiro foi alvo de vaias do setor da arquibancada onde ficam os atletas e de um protesto do queniano Jason Dunford, sétimo na final vencida por Cielo.
O nadador sul-africano Roland Schoeman, campeão olímpico em Atenas-2004, utilizou seu Twitter para ‘provocar’ Cesar Cielo e começou uma discussão com jornalistas brasileiros.
"Tiro meu chapéu para @kenyaSwimmer, que demonstrou seus verdadeiros sentimentos após a final dos 50m borboleta. Um sentimento compartilhado pela maioria dos nadadores”, opinou o sul-africano.

Ao deixar a piscina, Dunford apontou os dois polegares para baixo. A atitude foi criticada por outros finalistas. “Gestos como esse do Dunford não melhoram as coisas em nada”, opinou o australiano Matthew Targett, medalhista de prata na prova.
“Se cada um começar a expor seu ponto negativo, não sairemos dessa. Pouco importa se a decisão é justa ou injusta. O que Cielo acabou de passar é algo muito forte”, acrescentou o francês Frederik Bousquet, quarto colocado, citando a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) de apenas advertir Cielo e os outros brasileiros flagrados em exame antidoping.
Cielo, por sua vez, disse não ter visto o gesto de Dunford nem ter ouvido as vaias que surgiram do setor dos atletas. “Ele [Dunford] deve ter ficado bravo com o resultado da prova”, ironizou o brasileiro.
Cielo e os compatriotas Henrique Barbosa e Nicholas Santos escaparam de suspensão na última quinta-feira na CAS ao terem confirmada a advertência dada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) após serem flagrados por uso da substância furosemida, um diurético, durante o Troféu Maria Lenk, disputado em maio no Rio de Janeiro.
A medalha de ouro conquistada nesta segunda-feira é a primeira de Cielo no Mundial sem ser no estilo livre. Em Xangai, ele defenderá os títulos do 50m e 100m livres obtidos no último Mundial, em 2009. Cielo também é o atual campeão olímpico dos 50m livre e foi bronze nos 100m em Pequim-2008.

domingo, 24 de julho de 2011

Veja algumas das fotos do Miss Brasil 2011



Juíza Liége Gomes assume a primeira Vara Cível e de Fazenda Pública da capital

 


A Juíza de Direito Auxiliar de Entrância Final, Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes, foi promovida, pelo critério de antiguidade, ao cargo de Juíza de Direito de Entrância Final do Poder Judiciário do Estado.

Nesta quarta-feira (21) a magistrada foi empossada pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, na 1ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá, cargo que antes era exercido pelo então Juiz de Direito de Entrância Final Constantino Augusto Tork Brahuna que, em junho deste ano, foi promovido, pelo critério de merecimento, ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça.

Durante a cerimônia de posse,ocorrida no gabinete da presidência do Tribunal de Justiça, o Presidente, Desembargador Mário Gurtyev, felicitou a Juíza Liége pela promoção, destacando as qualidades da magistrada. “Que a senhora mantenha a pro-atividade, a 2011-07-22-posse da juiza liege2dedicação e a celeridade em seus julgados que a fizeram chegar até este ponto e que continue sendo inovadora como são os juízes modernos”, enfatizou.

O processo de promoção teve início em junho deste ano, através da publicação no Diário da Justiça Eletrônico do Edital nº 057/2011-GP que informa a vacância do cargo de Juiz Titular da 1ª Vara de Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá. Após deliberação na 537ª Sessão Ordinária do Pleno Administrativo do Tribunal de Justiça do Amapá, ficou decidido a promoção da magistrada Liége Gomes àquele cargo, observado o critério de antiguidade.

Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Amapá

Miss Brasil - Miss Amapá 2011 Josiane Modesto

 

MISS AMAPÁ 2011- Josiane Modesto

Foto da Miss Brasil 2011 nua pode ameaçar o título

A recém-eleita Miss Brasil 2011, Priscila Machado, pode ter seu título ameaçado. O motivo seria a circulação de uma foto da modelo gaúcha nua na internet, o que é proibido pelo regulamento do concurso. Confira mais imagens das candidatas que disputaram o Miss Brasil

Em entrevista ao site Ego, Priscila afirmou ter conhecimento da foto, mas disse que nunca autorizou a publicação da imagem. "Quem quer que tenha divulgado, se escondeu, fez de má fé", disse. A bela defendeu que a foto deve ser desconsiderada, e se justificou: "foto só é considerada publicada se tiver autorização minhã, o que não aconteceu". 

Sobre a possibilidade de ter feito um ensaio sensual, Priscila afirmou que "se fosse um ensaio teriam várias fotos, não uma só". Apesar da revolta, a bela afastou a possibilidade de processar o autor da publicação.

Segundo a reportagem, Boanerges Gaeta, um dos organizadores do Miss Brasil, disse que sabia da foto e que Priscila não deve ser penalizada, uma vez que, apesar da nudez ser contra o regulamento, cada caso deve ser tratado em particular. "Essa foto foi para uma campanha do câncer de mama", afirmou ele, desmentindo a explicação da modelo, que disse não ter autorizado a publicação.(Fonte Divirta-se/Portal UAI)

Renata Lustosa não fica entre as finalistas, mas é eleita Miss Simpatia

A Miss Piauí era favorita ao título em todas as enquetes realizadas por sites nacionais.

Favorita ao título de Miss Brasil em todas as enquetes realizadas por sites nacionais, Renata Lustosa, a Miss Piauí 2011, não ficou entre as 15 semifinalistas do concurso e conquistou apenas a faixa de Miss Simpatia no Miss Brasil 2011, realizado na noite deste sábado, em São Paulo.
Essa foi a melhor classificação do Estado no certame nacional depois do concurso de 2008, em que a Marinna Lima ficou entre as 15 finalistas. Vale lembrar que em 1997, Lainny de Fátima Holanda ficou entre as 12 semifinalistas.

Iwi Onodera / EGO


A faixa de Miss Simpatia já para piauienses em outras quatro edições do evento. Em 1974, com Claudeth Barros, em 1994 com Anacy Pereira, em 1996 com Maria José Melo e em 2000 com Darllyanne dos Santos.




ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...