quarta-feira, 26 de abril de 2017

Escolas do Novo Saber

Alunos das Escolas do Novo Saber criam clubes para desenvolver habilidades
Clubes são organizados de acordo com a área de interesse durante a Semana do Protagonismo
Foto: Erich Macias
Dez dez jovens protagonistas do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação de Pernambuco estão nas unidades orientando os estudantes amapaenses


As oito Escolas do Novo Saber (Escolas em Tempo Integral) realizam até quinta-feira, 27, a Semana do Protagonismo, em Macapá e Santana. Nela, os alunos do primeiro ano do Ensino Médio são estimulados a criarem os Clubes de Protagonismo, espaço que permitirá ao estudante desenvolver diversas competências e habilidades fundamentais na criação do seu Projeto de Vida.

Para a criação dos clubes, dez jovens protagonistas do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação de Pernambuco (ICE) estão nas unidades orientando os estudantes. Os Jovens Protagonistas, que são os estudantes egressos das Escolas em Tempo Integral, são os responsáveis pela realização dos trabalhos que deverão assegurar a compreensão do funcionamento das Práticas e Vivências em Protagonismo, em especial, os Clubes de Protagonismo.

Nos Clubes de Protagonismo, o jovem é estimulado a desenvolver sua autonomia, a capacidade de trabalhar em equipe e de tomar decisões, por meio de atividades que se identifique e tenha interesse, seja na música, dança, causas sociais, entre outras. O aluno João Ramos, da Escola Estadual José Firmo do Nascimento, em Macapá, aprovou a iniciativa que valoriza a aptidão dos jovens e que ajuda no desenvolvimento do protagonismo.
“Criei um clube musical onde queremos ensinar canto e a tocar instrumentos musicais diversos. Espero montar uma banda para apresentações dentro e fora da escola para mostrar nossos talentos”, disse o adolescente.

A Escola do Novo Saber representa um novo modelo para a educação amapaense. O processo de ensino-aprendizagem no modelo de ensino integral dá mais dinamismo às aulas com conhecimentos integrados para o melhor desenvolvimento intelectual e social dos alunos. Neste ano, foram contempladas as escolas: Colégio Amapaense, José Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e Tiradentes, em Macapá; e Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves, em Santana.

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