quarta-feira, 26 de abril de 2017

Arraiá no Meio do Mundo

Tem Pré-Festival do Arraiá no Meio do Mundo e o presidente da Confebraq vai participar e avaliar a possibilidade do Amapá ser palco da competição nacional


Exibindo 5.jpg

                                    Neste final de semana continuam os pré-festivais do Arraiá no Meio do Mundo, realizados nos polos onde haverá competição durante a quadra junina, e o presidente da Confederação Brasileira das Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), Carlos Lima, estará acompanhando as apresentações. Nos dias 27 e 28, quinta e sexta-feira, o pré-festival será em Macapá, na sede do Trem, e dia 29, sábado, no município de Santana, no Ginásio Augusto Antunes. Sempre a partir das 21h.

                                Os pré-festivais fazem parte do calendário da Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), que realiza pelo 10º ano o Arraiá no Meio do Mundo, reunindo mais de 100 grupos de todo o estado, divididos em Cinco Polos: Macapá, Santana, Mazagão, Jari e Polo Norte, formado por grupos dos municípios do eixo norte da BR 156. Estima-se que a quadra junina movimente no total, cerca de 20 mil pessoas, entre quadrilheiros, profissionais e empreendedores.  Após estes municípios, dia 6 de maio tem pré-festival em Porto Grande, com os grupos do Polo Norte.

O crescimento do Arraiá no Meio do Mundo chamou a atenção de autoridades e da Confebraq, que lidera em nível nacional, uma entidade representativa de cada estado, à qual a Fefap foi filiada no último final de semana. Carlos Lima está no Amapá para conhecer o movimento, tamanho  e força da quadra junina, e, junto com a Fefap, avaliam a possibilidade de trazer para o Amapá, em 2018, a competição nacional ou o concurso de Miss. “As possibilidades são grandes, e com a iniciativa do deputado federal Marcos Reátegui, de investir na construção do quadrilhódromo, o Amapá ganha destaque nacional”.

O calendário da Fefap iniciou em novembro, com a visita da entidade aos polos, que se estenderam  até janeiro. De março a abril os grupos cumprem os direcionamentos internos, de regularização, e realizam os pré-festivais, com competição e premiação simbólica, para motivar a arrecadar recursos para a Fefap e grupos, com a venda de ingressos. No mês de maio e junho a quadra é movimentada com os concursos Garota Fefap Gay, Tradicional e Estilizada, e o ápice em junho e julho são as competições no Arraiá do Meio do Mundo, com as disputas nos polos e as finais estadual nas categorias estilizada e tradicional.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...