quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

EDITORIAL

Você tem fome de que?

O Tribuna Amapaense traz como destaque uma reportagem que chama a atenção para a importância da segurança alimentar e nutricional, um tema que está diretamente relacionado à saúde. A má alimentação dos brasileiros acarreta em doenças como o sobrepeso e obesidade, que aliás, nunca vem sozinhas. Elas agravam o surgimento de outras doenças, como hipertensão, problemas cardíacos, colesterol elevado e doenças psicológicas como depressão. A situação provoca maior procura por atendimento nas unidades hospitalares, sobrecarregando o Sistema Único de Saúde e elevando os gastos públicos.

Depois da saída do Mapa Mundial da Fome em 2014, o Brasil enfrenta novos desafios para assegurar a segurança alimentar da população. Uma das prioridades é a qualidade da alimentação, por meio da oferta de alimentos mais saudáveis, diversificados e que respeitem a cultura alimentar local. O combate ao sobrepeso e à obesidade (decorrentes da má alimentação) e a redução da insegurança alimentar e nutricional de grupos populacionais específicos também estão na agenda de desafios.

Superada a fome como problema estrutural, o país atua para reduzir o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, alcançar a recomendação da Organização Mundial de Saúde no consumo de frutas e hortaliças e dar prioridade ao consumo de preparações feitas com alimentos in natura e minimamente processados, como o tradicional arroz com feijão.

Diante destes desafios, as repórteres Mirrelle Rabelo e Manuelle Tavares mostram o cenário local e nacional de como o governo federal e o governo estadual tem se mobilizado para identificar as famílias que estão em insegurança alimentar e incentivar uma alimentação adequada.

Dados do Ministério da Saúde relacionados a indicadores alimentares nas capitais brasileiras (Vigitel, 2014) apontam que, na capital amapaense, 52% da população adulta encontra-se com excesso de peso e 21% consome refrigerantes em cinco ou mais dias da semana (a máxima registrada nas capitais é de 29% e a mínima, de 7%).

Para tentar frear os maus hábitos alimentares, o Amapá acaba de receber do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), investimentos na ordem de R$ 8,2 milhões de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).


A primeira parcela de quase R$ 1 milhão foi liberada para a compra de veículos e equipamentos para fortalecer o programa nos 16 municípios amapaenses. A entrega aconteceu nesta sexta-feira, 17, com a presença do ministro do MDSA, Osmar Terra, que esteve pela primeira vez em Macapá. O PAA compra produtos da agricultura familiar – em geral, a partir da produção local – e os distribui entre a população em situação de vulnerabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...