Ano letivo 2017
Amapá deve iniciar com 100% das escolas
adimplentes
Seed trabalha em força-tarefa para reestruturação de setor, capacitação de pessoas e contato direto com os gestores de todas as unidades escolares |
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) trabalha desde
agosto de 2016 para a diminuição do número de escolas inadimplentes. A falta de
prestação de contas por parte dos gestores escolares era de 85% na rede
estadual. O número vem diminuindo significativamente com expectativa de que o
ano letivo de 2017 inicie com saldo positivo em todos os caixas escolares.
O trabalho que vem sendo feito pela secretaria é de
força-tarefa, reestruturação de setor, capacitação de pessoas e contato direto
com os gestores de todas as unidades escolares, a fim de conhecer de perto a
problemática de cada um em relação à entrega em tempo hábil da prestação de
contas, o que vem dando resultado com a diminuição do número de inadimplentes
para 15%.
A secretária adjunta de Apoio à Gestão, Keuli Baía, explicou
que está sendo aberto um processo de tomada de contas especiais, que consiste
na responsabilização do diretor da unidade escolar em relação a não prestação
de contas. “Gestores que deram causa à inadimplência serão responsabilizados
assumindo a dívida em seu CPF, e os CNPJs dos Caixas Escolares serão
habilitados para receberem recursos, garantindo assim que todas as escolas
fiquem no saldo positivo”. É a primeira vez que o Estado toma esta medida, mas
tudo isso em conjunto com os órgãos de controle como o Ministério Público do
Estado do Amapá (MP-AP), Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e Ministério
Público Federal (MPF).
“A primeira coisa que um gestor público tem que saber é que
no momento em que ele recebe um recurso, precisa prestar contas, porque o aluno
não pode ser penalizado com a falta de material na escola ou a falta de
merenda”, ressalta a secretária.
Gestão 2017
No ano passado o orçamento financeiro abriu em março e as
aulas iniciaram com os Caixas Escolares sem o recurso da merenda. Este ano será
diferente, pois o orçamento de 2017 já abriu e o financeiro vai abrir em
fevereiro. Assim, quando as aulas começarem, em março, os diretores já terão
recebido o recurso, organizado a escola, e terão tudo pronto para receber os
alunos.
Parceria com MP para
atividades de práticas restaurativas em Santana
Promotora de Justiça, Sílvia Canela, coordenadora do Núcleo de Mediação |
Buscar meios para solucionar os conflitos escolares e
melhorar a convivência dentro do ambiente educacional é o objetivo dos
trabalhos realizados com as atividades de práticas restaurativas.
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, e
representantes do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) estiveram
reunidos nesta quarta-feira, 11, para fortalecer a parceria no município de
Santana.
Durante a reunião a promotora de Justiça e coordenadora do
Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas do MP-AP, Silvia
Canela, apresentou o trabalho que vem sendo realizado no município de Santana,
que já tem um núcleo escolar instalado na Escola Estadual Prof° José Ribamar
Pestana. A promotora explicou que as atividades vão além de uma modalidade para
ensino.
“Não é só levar a
metodologia para estes alunos, mas melhorar a autoestima. As práticas
restaurativas vão além do ato de solucionar conflitos, mas em diversas
situações do dia a dia, como a harmonia, tanto da relação professor-aluno,
quanto aluno-família”, esclareceu a promotora.
Durante o encontro
ficou decido ainda uma parceria para a capacitação de mais profissionais da
educação para a atuação nos projetos de práticas restaurativas, tanto nas
escolas de Santana, quanto nas de Macapá.
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