sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

ESPECIAL

Plano de Mobilidade Urbana do Amapá – SETRAP

Agora é com Jorge Amanajás

Da Superintendência

Jorge Amanajás saiu da sala de aula e do escritório de engenharia para a vida política, com a fundação do Cursinho Desafio, um projeto de educação inclusiva que visava preparar jovens carentes para ingressar na faculdade. O sucesso do projeto o transformou num ícone na educação amapaense.

Com 50 anos, casado, Jorge Amanajás foi eleito por três mandatos consecutivos como deputado estadual (1999-2010) e foi presidente da Assembleia Legislativa em duas ocasiões (2005/2006 e 2007/2008). Dentre tantas realizações no legislativo Jorge Amanajás despertou para o setor primário, mas especialmente para a agricultura de escala. Com pertinência e conteúdo iniciou uma cruzada pela regularização das terras do Amapá, e depois abriu uma frente de discussão sobre a possibilidade do plantio de grãos (soja e milho) no Estado. Waldez Góes governador (2003/2010) foi um parceiro nessa luta.

Amanajás disputou duas eleições para o legislativo. Na primeira em 2010 ficou fora por pouco mais de 1,5mil votos e na segunda, em 2014,tendo reduzida sua densidade eleitoral, mas afirma de forma peremptória que a disputa ajudou a consolidar sua vocação para o executivo e consolidar suas ideias junto do povo amapaense, que é fundamentalmente transformar o Amapá de um Estado exportador de Commodities, em um Centro Produtor do País.






Jorge Amanajás passou o ano de 2015 na secretaria de Relações Institucionais. No segundo ano  do governo, Waldez Góes entregou nas mãos do Amanajás uma importante pasta do Executivo Estadual. Transporte. Dá a Cezar o que é de Cezar e a Cristo o que é Cristo. Jorge é Engenheiro Civil por formação. Milita a 29 anos no setor e pode com certeza dar continuidade nas obras iniciadas pelo engenheiro OdivalMonterrozo.

Waldez Góes tem priorizado a urbanização e infraestrutura das estradas estaduaise da BR 156. O Plano de Mobilidade Urbana do Estado terá um investimento de mais de R$ 1 bilhão.


Jorge afirma que a mobilidade urbana é uma preocupação do Estado. “Macapá cresceu bastante e precisamos encontrar saída para esse grande número de veículos que transitam do Norte para o Sul, Sul para o Norte e do Norte e do Sul para a Zona leste”. Para resolver esse gargalo anuncia a retomada das obras da Rodovia Norte/Sul. Lembra que faltam apenas ajustes com os órgãos ambientais e aí a coisa anda. 

O Engenheiro Hercílio Mescouto tem sido um crítico da solução simplista com a Norte/Sul. Mescouto diz que nem duplicando a Duca Serra resolverá a questão quando os carros vindos da Zona Norte entrarem na Duca Serra que é a principal via de escoamento de tudo que entra no Amapá pelo Porto de Santana. Jorge Amanajás, como um bom timoneiro, sabe da responsabilidade que éadministrar uma frente gigantesca de obras a serem executadas, retomadas e a conclusão de obras que estavam paradas e que impactam diretamente a vida da população, prioritariamente, nas áreas da saúde, educação e mobilidade urbana. Essa missão Jorge Amanajás encara com tranquilidade. “Sou da área, tenho KnowHow para administrar esse setor”.

Cuidando das cidades
Para facilitar a trafegabilidade nas cidades, mais de 114 milhões estão sendo despejados nessas obras e a primeira cidade contemplada foi Macapá. “Já estamos na Zona Norte de Macapá. A determinação nossa é asfaltar 52 quilômetros de ruas na capital”, garante Jorge.
Ele lembra que o governo está atuando em várias cidades do Estado. Santana, Mazagão, Laranjal do Jari e Oiapoque. Em algumas dessas cidades as obras já estão sendo tocadas, como Mazagão, por exemplo.
Jorge diz por onde começa. “Vamos iniciar a Duca Serra esse ano a partir da Lagoa dos Índios. E vamos retomar a Rodovia Norte/Sul e iniciar Via Azul, uma importante ligação entre a Zona Norte e a Zona Sul da cidade que vamos explicar no momento certo”.

Rodovias Estaduais

No programa pensado para o desenvolvimento do Amapá é necessário a execução de obras nas rodovias e para realizá-las o governo investirá R$ 310.802.562,32 em obras de drenagem, terraplanagem e asfaltamento das rodovias estaduais. Como o programa iniciou por Mazagão a AP 010 (Mazagão Novo/Mazagão Velho) já está concluída. A SETRAP trabalha agora na AP 070 (Santo Antônio da Pedreira – Santa Luzia do Pacuí) a obra está em andamento. O asfalto já chegou no Curicaca; AP 270 (Entroncamento da Rodovia BR-156-Flexal-Pracuúba; AP 340(Entroncamento Rodovia AP-070-Itaubal do Piririm; AP-426 (Entroncamento da Rodovia BR-156-AP-110), no município de Amapá; AP-425 (Entroncamento da Rodovia BR-156-AP 110, na Base Aérea do Amapá; e, AP-110 (São Joaquim do Pacuí-Cutias do Araguari). Jorge Amanajas afirma que essa atuação do Estado na infraestrutura das Rodovias Estaduais permitirá que o Estado possa facilitar a vida do agricultor, familiar e aquele que atua na agricultura de escala com a escoamento de seus produtos.

Obras nas rodovias estaduais
Itaubal, Cutias e Mazagão são considerados celeiros de produção de grãos, proteína animal e ecoturismo e estão sendo beneficiados pelos asfaltamentos em suas rodovias.
A população de Itaubal do Piririm não está mais preocupada com a chegada da estação das chuvas, período que costumava isolar o município do restante do Estado por via terrestre,pois a AP-340 recebeu investimentos de R$ 36,7 milhões. A rodovia tem 10 metros de largura. A última etapa será a ponte sobre o Rio Curicaca, que será construída em concreto ainda neste ano.

Obras de Mobilidade em Macapá
Na Zona Norte da capital quatro frentes de trabalho foram formadas para executar as obras que ocorrem inicialmente nos bairros Infraero I, Infraero II, Parque dos Buritis, Loteamento Açaí, Ilha Mirim, Ipê e Novo Horizonte.

O presidente da Associação dos Moradores do Parque dos Buritis, Paulo Ronaldo, destacou a importância do investimento para o bairro e acredita que a conclusão do trabalho trará benefícios para pedestres, motoristas e ciclistas. "Desde quando foi fundando esse bairro nunca houve uma obra de grande porte. A gente espera que essa realidade possa mudar a partir desse trabalho do governo", declarou.
O secretário Jorge Amanajás afirma que o plano de mobilidade na Zona Norte está dividido em cinco frentes de trabalho e além de garantir a acessibilidade, também tem objetivo de reestruturar ruas e avenidas dos 16 bairros contemplados, de modo que possam ser interligadas com as vias que dão acesso as outras regiões da cidade.
Elas se conectarão as principais artérias de Macapá que são a BR-210, a Rodovia JK, a Rodovia AP-070, a Duca Serra e futuramente a Rodovia Norte Sul.
No Ipê, na Zona Norte de Macapá, Jorge Amanajas vistoriou as obras juntamente coma equipe técnica da Instituição. O trabalho que consiste na pavimentação de dois quilômetros das avenidas Angelim e Mogno está em fase final de asfaltamento e tem previsão de ser concluído na segunda quinzena de fevereiro. Além dos dois quilômetros o projeto executivo da obra também inclui mais 800 metros de drenagem que será realizada na Rua Palmares. Jorge diz que esse complemento vai ser parte integrante do sistema de captação das águas pluviais que funcionará no bairro.

Mazagão
Nas obras de Mazagão Jorge afirma que está sendo investido um montante de R$ 17 milhões em terraplanagem, drenagem, construção de calçadas e asfaltamento. Deste recurso, R$ 15 milhões foram oriundos de emendas parlamentares de Sarney, quando ainda era senador, e outros R$ 2 milhões foram de contrapartida do Governo do Amapá. O projeto está sendo executado pela Prefeitura de Mazagão.

Santana
Em Santana, Jorgediz que será investido o montante de R$ 55 milhões. R$ 35 milhões irão contemplar um lote único de 23 quilômetros das ruas e avenidas que compõem os corredores de ônibus da sede do município, com os serviços que incluem terraplanagem, pavimentação, drenagem, ciclovia, sinalização viária e acessibilidade. As obras serão executadas nos bairros Fonte Nova, Paraíso, Central, Comercial, Nova Brasília, Hospitalidade e Remédios.
No plano está incluído, a reforma e a adaptação no Estádio Augusto Antunes, além da conclusão da praça em frente ao Fórum, implantação na área de esporte e lazer da Ilha de Santana, reforma e ampliação da Feira do Produtor, construção da Casa do Pescador, na Ilha de Santana, construção do centro de Arte e Cultura e melhorias e ampliação do sistema de abastecimento de água.


Essa é mais uma missão política e administrativamente grandiosa e difícil, mas que como todas as outras na vida desse educador, hoje político, que Jorge Amanajás, vem enfrentando e conseguindo concluir com mérito. Incansável, o titular da Setrap acompanha in loco o desenvolvimentos das obras sob sua responsabilidade. Percorre todas as regiões do Estado onde  há frentes de trabalho importantes deste governo. Com a inquietude de empreendedor e o espírito inovador e o total apoio do Governador Waldez Góes vem avançando com sucesso na missão que lhe foi ortogada e a meta é fornecer meios para o maior desenvolvimento econômico do Amapá.

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