Agora
é com Jorge Amanajás
Da Superintendência
Jorge Amanajás saiu da sala
de aula e do escritório de engenharia para a vida política, com a fundação do
Cursinho Desafio, um projeto de educação inclusiva que visava preparar jovens
carentes para ingressar na faculdade. O sucesso do projeto o transformou num
ícone na educação amapaense.
Com 50 anos, casado, Jorge
Amanajás foi eleito por três mandatos consecutivos como deputado estadual (1999-2010)
e foi presidente da Assembleia Legislativa em duas ocasiões (2005/2006 e
2007/2008). Dentre tantas realizações no legislativo Jorge Amanajás despertou
para o setor primário, mas especialmente para a agricultura de escala. Com pertinência
e conteúdo iniciou uma cruzada pela regularização das terras do Amapá, e depois
abriu uma frente de discussão sobre a possibilidade do plantio de grãos (soja e
milho) no Estado. Waldez Góes governador (2003/2010) foi um parceiro nessa
luta.
Amanajás disputou duas
eleições para o legislativo. Na primeira em 2010 ficou fora por pouco mais de
1,5mil votos e na segunda, em 2014,tendo reduzida sua densidade eleitoral, mas
afirma de forma peremptória que a disputa ajudou a consolidar sua vocação para
o executivo e consolidar suas ideias junto do povo amapaense, que é
fundamentalmente transformar o Amapá de um Estado exportador de Commodities, em
um Centro Produtor do País.
Jorge Amanajás passou o ano
de 2015 na secretaria de Relações Institucionais. No segundo ano do
governo, Waldez Góes entregou nas mãos do Amanajás uma importante pasta do
Executivo Estadual. Transporte. Dá a Cezar o que é de Cezar e a Cristo o que é
Cristo. Jorge é Engenheiro Civil por formação. Milita a 29 anos no setor e pode
com certeza dar continuidade nas obras iniciadas pelo engenheiro
OdivalMonterrozo.
Waldez Góes tem priorizado
a urbanização e infraestrutura das estradas estaduaise da BR 156. O Plano de
Mobilidade Urbana do Estado terá um investimento de mais de R$ 1 bilhão.
Jorge afirma que a
mobilidade urbana é uma preocupação do Estado. “Macapá cresceu bastante e precisamos encontrar saída para esse grande
número de veículos que transitam do Norte para o Sul, Sul para o Norte e do
Norte e do Sul para a Zona leste”. Para resolver esse gargalo anuncia a
retomada das obras da Rodovia Norte/Sul. Lembra que faltam apenas ajustes com
os órgãos ambientais e aí a coisa anda.
O Engenheiro Hercílio Mescouto tem sido
um crítico da solução simplista com a Norte/Sul. Mescouto diz que nem
duplicando a Duca Serra resolverá a questão quando os carros vindos da Zona
Norte entrarem na Duca Serra que é a principal via de escoamento de tudo que
entra no Amapá pelo Porto de Santana. Jorge Amanajás, como um bom timoneiro,
sabe da responsabilidade que éadministrar uma frente gigantesca de obras a
serem executadas, retomadas e a conclusão de obras que estavam paradas e que
impactam diretamente a vida da população, prioritariamente, nas áreas da saúde,
educação e mobilidade urbana. Essa missão Jorge Amanajás encara com tranquilidade.
“Sou da área, tenho KnowHow para
administrar esse setor”.
Cuidando das cidades
Para facilitar a trafegabilidade
nas cidades, mais de 114 milhões estão sendo despejados nessas obras e a
primeira cidade contemplada foi Macapá. “Já
estamos na Zona Norte de Macapá. A determinação nossa é asfaltar 52 quilômetros
de ruas na capital”, garante Jorge.
Ele lembra que o governo
está atuando em várias cidades do Estado. Santana, Mazagão, Laranjal do Jari e
Oiapoque. Em algumas dessas cidades as obras já estão sendo tocadas, como
Mazagão, por exemplo.
Jorge diz por onde começa. “Vamos iniciar a Duca Serra esse ano a partir
da Lagoa dos Índios. E vamos retomar a Rodovia Norte/Sul e iniciar Via Azul,
uma importante ligação entre a Zona Norte e a Zona Sul da cidade que vamos
explicar no momento certo”.
Rodovias Estaduais
No programa pensado para o
desenvolvimento do Amapá é necessário a execução de obras nas rodovias e para
realizá-las o governo investirá R$ 310.802.562,32 em obras de drenagem, terraplanagem
e asfaltamento das rodovias estaduais. Como o programa iniciou por Mazagão a AP
010 (Mazagão Novo/Mazagão Velho) já está concluída. A SETRAP trabalha
agora na AP 070 (Santo Antônio da Pedreira – Santa Luzia do
Pacuí) a obra está em andamento. O asfalto já chegou no Curicaca; AP
270 (Entroncamento da Rodovia BR-156-Flexal-Pracuúba; AP 340(Entroncamento
Rodovia AP-070-Itaubal do Piririm; AP-426 (Entroncamento da
Rodovia BR-156-AP-110), no município de Amapá; AP-425 (Entroncamento
da Rodovia BR-156-AP 110, na Base Aérea do Amapá; e, AP-110 (São
Joaquim do Pacuí-Cutias do Araguari). Jorge Amanajas afirma que essa atuação do
Estado na infraestrutura das Rodovias Estaduais permitirá que o Estado possa
facilitar a vida do agricultor, familiar e aquele que atua na agricultura de
escala com a escoamento de seus produtos.
Obras nas rodovias estaduais
Itaubal, Cutias e Mazagão
são considerados celeiros de produção de grãos, proteína animal e ecoturismo e
estão sendo beneficiados pelos asfaltamentos em suas rodovias.
A população de Itaubal do
Piririm não está mais preocupada com a chegada da estação das chuvas, período
que costumava isolar o município do restante do Estado por via terrestre,pois a
AP-340 recebeu investimentos de R$ 36,7 milhões. A rodovia tem 10 metros de
largura. A última etapa será a ponte sobre o Rio Curicaca, que será construída
em concreto ainda neste ano.
Obras de Mobilidade em Macapá
Na Zona Norte da capital
quatro frentes de trabalho foram formadas para executar as obras que ocorrem
inicialmente nos bairros Infraero I, Infraero II, Parque dos Buritis,
Loteamento Açaí, Ilha Mirim, Ipê e Novo Horizonte.
O presidente da Associação
dos Moradores do Parque dos Buritis, Paulo Ronaldo, destacou a importância do
investimento para o bairro e acredita que a conclusão do trabalho trará
benefícios para pedestres, motoristas e ciclistas. "Desde quando foi fundando esse bairro nunca houve uma obra de grande
porte. A gente espera que essa realidade possa mudar a partir desse trabalho do
governo", declarou.
O secretário Jorge Amanajás
afirma que o plano de mobilidade na Zona Norte está dividido em cinco frentes
de trabalho e além de garantir a acessibilidade, também tem objetivo de
reestruturar ruas e avenidas dos 16 bairros contemplados, de modo que possam
ser interligadas com as vias que dão acesso as outras regiões da cidade.
Elas se conectarão as
principais artérias de Macapá que são a BR-210, a Rodovia JK, a Rodovia AP-070,
a Duca Serra e futuramente a Rodovia Norte Sul.
No Ipê, na Zona Norte de
Macapá, Jorge Amanajas vistoriou as obras juntamente coma equipe técnica da Instituição.
O trabalho que consiste na pavimentação de dois quilômetros das avenidas
Angelim e Mogno está em fase final de asfaltamento e tem previsão de ser
concluído na segunda quinzena de fevereiro. Além dos dois quilômetros o projeto
executivo da obra também inclui mais 800 metros de drenagem que será realizada
na Rua Palmares. Jorge diz que esse complemento vai ser parte integrante do
sistema de captação das águas pluviais que funcionará no bairro.
Mazagão
Nas obras de Mazagão Jorge
afirma que está sendo investido um montante de R$ 17 milhões em
terraplanagem, drenagem, construção de calçadas e asfaltamento. Deste recurso,
R$ 15 milhões foram oriundos de emendas parlamentares de Sarney, quando ainda
era senador, e outros R$ 2 milhões foram de contrapartida do Governo do Amapá.
O projeto está sendo executado pela Prefeitura de Mazagão.
Santana
Em Santana, Jorgediz que
será investido o montante de R$ 55 milhões. R$ 35 milhões irão contemplar
um lote único de 23 quilômetros das ruas e avenidas que compõem os corredores
de ônibus da sede do município, com os serviços que incluem terraplanagem,
pavimentação, drenagem, ciclovia, sinalização viária e acessibilidade. As obras
serão executadas nos bairros Fonte Nova, Paraíso, Central, Comercial, Nova
Brasília, Hospitalidade e Remédios.
No plano está incluído, a
reforma e a adaptação no Estádio Augusto Antunes, além da conclusão da praça em
frente ao Fórum, implantação na área de esporte e lazer da Ilha de Santana,
reforma e ampliação da Feira do Produtor, construção da Casa do Pescador, na
Ilha de Santana, construção do centro de Arte e Cultura e melhorias e ampliação
do sistema de abastecimento de água.
Essa é mais uma missão política
e administrativamente grandiosa e difícil, mas que como todas as outras na vida
desse educador, hoje político, que Jorge Amanajás, vem enfrentando e
conseguindo concluir com mérito. Incansável, o titular da Setrap acompanha in
loco o desenvolvimentos das obras sob sua responsabilidade. Percorre todas as
regiões do Estado onde há frentes de
trabalho importantes deste governo. Com a inquietude de empreendedor e o
espírito inovador e o total apoio do Governador Waldez Góes vem avançando com
sucesso na missão que lhe foi ortogada e a meta é fornecer meios para o maior
desenvolvimento econômico do Amapá.
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