quinta-feira, 3 de setembro de 2015

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Projeto de Leitura do TJAP
Bolsistas recebem orientação



Da Editoria

Os bolsistas lotados no Fórum de Macapá, Juizados Virtual, Norte, Sul e UNIFAP, reuniram-se com a coordenadora do programa “Jovens Construindo o Futuro: Do Direito ao Deleite de Ler e Escrever”, Ângela Carvalho. A reunião aconteceu no Plenário da 2ª Vara do Tribunal do Júri.
O objetivo foi estimular nos jovens bolsistas ao hábito e à disciplina da leitura e, ainda, para a prática de produção de texto. Os bolsistas receberam da coordenadora os informes sobre resenhas e sugestões de tema para estudos no portal do TJAP, acompanhamentos sobre as leituras realizadas e troca de vivências literárias. Também puderam conhecer a Lei nº 12.244/10 que garante que todas as instituições de ensino do país, públicas e privadas, devem ter bibliotecas.
Durante o encontro, a coordenadora Ângela de Carvalho, socióloga e contadora de histórias, fez a leitura da carta do escritor brasileiro Bartolomeu Campo, visando incentivar os jovens para o compromisso com a leitura.
“A leitura literária, a mim me parece, promover em nós um desejo delicado de ver democratizada a razão. Passamos a escutar e compreender que o singular de cada um – homens e mulheres – é que determina sua forma de relação. Todo sujeito guarda bem dentro de si um outro mundo possível”, dizia um trecho da carta.
Como propõe o programa, os bolsistas estão escrevendo cartas à presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, falando sobre as leituras realizadas durante esse período.
A bolsista lotada na Contadoria do Fórum de Macapá, Beatriz de Almeida, 16 anos, 2º ano do ensino médio no Colégio Amapaense, falou da sua paixão pela literatura, e da admiração que tem pelo Judiciário.

“Quero seguir o caminho da Justiça e até, quem sabe, ser magistrada futuramente. Acho fundamental o exercício diário da leitura, que faz a gente viajar mesmo estando no mesmo lugar. Tenho também um sonho até então secreto, ser escritora”, disse empolgada a jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...