sexta-feira, 3 de julho de 2015

POLÍTICAS


Nortemi
Um ano depois da denúncia de irregularidades no contrato entre a Nortemi e a CEA, o que foi feito? Ministério Público apurou? Na época, a denúncia apontava a relação umbilical entre funcionários de carreira da CEA, inclusive do setor jurídico, e a empresa.

Arma branca
Projeto polêmico foi protocolado esta semana pelo deputado Pedro da Lua. Pelo texto do projeto de lei nº. 164/2015, que prevê a apreensão dos objetos e multa ao portador, passa a ser crime o porte de armas brancas com mais de 10 centímetros de comprimento. Neste caso, a polícia pode apreender o objeto, mas não deter ou prender o infrator.

 Mexidas
São esperadas para julho pelo menos três mexidas no tabuleiro governamental. Secretarias estratégicas devem mudar de gestão nos próximos dias. Waldez tinha antecipado em dezembro que avaliaria os gestores e, após seis meses, trocaria quem não apresentasse resultados.

Recesso
Iniciou o recesso parlamentar mas não o trabalho. Devem ser feitas convocações ao longo das próximas semanas para votação de pelo menos três matérias. A mais importante delas, claro, é a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que define o tamanho do bolo para cada poder.

Plano real
O real completou 21 anos esta semana. Em 1994 o real valia mais que o dólar e foi perdendo esse posto, especialmente após a entrada do PT nessa história. Hoje, 100 reais não compram nem 10% do que compravam há 21 anos. E haja inflação. Aliás, em 2015, Dilma vai lançar o novo programa do governo chamado Cestão... Cestão tudo ferrado.

CASOS DE POLÍTICA
Conjuntivite ou pleonasmo?
Gustavo Capanema, ministro da Educação de Getúlio Vargas, encontra-se com Benedito Valadares, interventor de Minas, na ante-sala do gabinete do presidente. Benedito estava com os olhos inflamados:
- O que é isso, Benedito, nos seus olhos?
- O médico me disse que é conjuntivite na vista.
- Conjuntivite na vista não, Benedito. Isto é pleonasmo.
Getúlio chamou, Bendito entrou:
- O que é isso nos seus olhos, governador?

- Agora estou em dúvida presidente. O médico, lá em Belo Horizonte, tinha dito que é conjuntivite na vista. Mas o Capanema, que é muito inteligente, acaba de me dizer, aí fora, que não é não: que é pleonasmo.

(Do livro "Folclore Político", de Sebastião Nery)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...