sexta-feira, 3 de julho de 2015

EDITORIAL



Sanear em vez de prometer



A matéria principal do Tribuna, desta edição, trata do tema saneamento básico. O Estado do Amapá ainda ocupa a triste posição de um dos últimos colocados no ranking de saneamento básico do país.
Vieram as promessas, principalmente as feitas nos palanques onde se mostram deslumbrantes, o PROAMAPÁ Saneamento foi uma delas, que o promesseiro Camilo inventou e, não deu em nada.
Atualmente, em todas as sedes dos municípios do Amapá, os sistemas de abastecimento de água funcionam precariamente. Foram feitas licitações, movimentados recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do Estado, recursos do polpudo empréstimo realizado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas as obras não foram realizadas, o amapaense continua convivendo com o mau cheiro, a contaminação das águas e do solo e adoecimento da população.
Mas afinal, quem é o responsável pelo saneamento nas cidades?
De acordo com a lei 11.445, é responsabilidade dos prefeitos gerir o saneamento de suas cidades. O prefeito tem ainda a opção de contratar a empresa que será responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.
Mas por aqui parece que as coisas não funcionam mesmo. Macapá continua enfrentando sérios problemas no abastecimento de água, mesmo estando a beira do caudaloso Rio Amazonas.
Em Santana, segunda maior concentração populacional do Estado, a situação é ainda pior. Prometeram um novo sistema com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água e, outra vez, ficou só na promessa.
Saneamento básico no Amapá é de fazer chorar. O governo passado trabalhou na captação de projetos e de recursos e o saneamento não aconteceu, sequer iniciou.
A verdade é que cabe ao prefeito priorizar estes serviços, ajudar e cobrar melhorias, independente da empresa que opera os serviços ser municipal, uma concessão à empresa estadual ou a uma empresa privada.
Ainda bem que, graças a vontade de fazer acontecer do atual governo do Estado, o Amapá pode vislumbrar dias melhores, inclusive para a questão do saneamento básico, pois o governador Waldez Góes realizou um Fórum Especial das Cidades, onde reuniu com os gestores municipais e garantiu que vai investir pesado nos municípios amapaenses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...