quinta-feira, 30 de julho de 2015

ARTIGO DO TOSTES




Projeto do Porto de Macapá

Em abril de 2013 foi realizado na cidade de Macapá, o evento denominado de SOS Cidades. O objetivo da relembrança sobre o que aconteceu neste encontro é de reavivar na memória as boas alternativas a partir de uma ampla discussão com diversos técnicos e instituições nas últimas semanas em Macapá. O tema do debate permeava sobre o grau de dificuldade, que tanto prefeitura quanto governo do Estado têm para idealizaram projetos mais arrojados para cidade. Os resultados deste encontro, passados dois anos, mostram mais uma vez que o poder público deixou de levar em conta os projetos idealizados que poderiam perfeitamente com alguns ajustes, se tornarem opções efetivas para o desenvolvimento urbano da capital.
Para conhecimento do público, o SOS Cidades é um evento promovido pela UBA (Universidade de Buenos Aires) vinculado a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o objetivo é de congregar um bom número de professores, acadêmicos e técnicos para que durante o período de uma semana, seja discutido e colocado em prática propostas para cidade onde o evento se realiza. A metodologia consiste na formação de 10 grupos de trabalhos, entre os integrantes, a participação de acadêmicos de arquitetura e urbanismo da escola local.
É importante ressaltar que este evento, só foi possível ser realizado com a participação dos agentes envolvidos, Universidade Federal do Amapá, Prefeitura Municipal de Macapá e o Governo do Estado do Amapá. Na composição total, cerca de 150 participantes, entre locais e estrangeiros, entre os de fora, tiveram os seguintes países representados: Argentina, Chile, Costa Rica, Colômbia, Estados Unidos, México, Uruguai, Venezuela. Esta experiência foi enriquecedora na troca de experiências entre os estrangeiros e os macapaenses.
Durante toda a semana foram realizados trabalhos de pesquisa e estudos necessários para subsidiar as propostas que seriam apresentadas no último dia com a participação de um Júri composto de professores e arquitetos e urbanistas. Como parte do processo preparatório, os dois primeiros dias foram realizadas várias palestras pelos integrantes do SOS Cidades e por vários pesquisadores locais, com a finalidade de nivelar informações para todos os participantes.
No terceiro dia, os grupos foram constituídos para trabalharem os estudos e propostas na área de arquitetura e urbanismo. Um dos grupos de trabalho começou a desenvolver uma ideia sobre a criação do Porto de Macapá. De acordo com este grupo de trabalho, a concepção visava dar a orla da cidade, a dinâmica e a dimensão necessária para fluir todas as atividades verificadas na orla do Perpetuo Socorro e Santa Inês. Inicialmente foi realizada uma cronologia em relação ao uso e dinâmica da orla em várias décadas, resgatando inclusive a relação sobre a concepção do Trapiche Eliezer Levi, que servia atracadouro para quem chegava à Macapá, vindo de Belém do Pará.
Além da ideia do Porto de Macapá, a proposta consistia em grandes investimentos nas vias paralelas que ia da Candido Mendes a General Rondon, concepções envolvendo a utilização de uso misto entre residências e comércios, criando novas concepções e corredores, de certo havia alguns entraves relacionado às áreas públicas. Ficava evidente que o fundamento do Porto de Macapá, não era de um porto concorrente com o já existente em Santana, mas, atender a uma realidade da dinâmica da orla de Macapá.
Alguns obstáculos à proposta inicialmente, é que nesta possível proposição resultaria em um volume expressivo de recursos, além de demandar um bom número de áreas a serem desapropriadas, pelo elevado custo, talvez, inicialmente poderia inviabilizar a proposta, também se considerou como elemento de análise, o fato da proposta valorizar o eixo central a partir da Candido Mendes, implicaria em outros redimensionamentos mais radicais como no Canal da Mendonça Junior.
Se percebermos esta ideia como pressuposto futuro, de que Macapá ao mesmo tempo integrasse três princípios importantes: o turismo, a valorização da orla e redimensionamento da ideia do centro histórico. As ideias concebidas para este lugar em décadas ficaram restritas aos Planos Diretores da Fundação João Pinheiro (1973) e da HJ COLE (1977) em revitalizações urbanísticas na área de orla. A proposição deste grupo de trabalho era mais ousada, visava atender aos investimentos necessários, criando maiores dinâmicas a partir do Porto de Macapá. Como o grupo estava composto em sua maioria por integrantes da Universidade de Buenos Aires, havia sempre a comparação sobre o que aconteceu em Buenos Aires, na área de Puerto Madero.

Como fator interessante desta ideia, residia a criação e geração de emprego e renda, no fator histórico a serem incentivadas as metas seguidas, como elemento adverso, o elevado custo para ser implantado. O que mostra a concepção do estudo, é que para ser arrojado, é fundamental audácia, muito embora, se tenha a visão clara e racional dos custos daquilo de que é possível. Integrar toda a orla de Macapá e a dinâmica já existente, sem dúvida, é algo para ser pensado com calma e perspectivas mais visionárias, nunca deixar que a tacanhez e a timidez tome conta das ações do público e principalmente dos gestores, que se acostumaram apenas a materializarem o que é exigido cotidianamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...