sexta-feira, 22 de maio de 2015

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

GEA pactua compromisso contra violência sexual e direito de crianças e adolescentes





O Palácio do Setentrião sediou a assinatura do Pacto de Compromisso pela garantia dos direitos da infância e juventude, na tarde de segunda (18). A convenção foi firmada através da ‘Rede Abraça-me’, que representa a união de instituições governamentais e não governamentais que atuam na proteção de crianças e adolescentes contra violência sexual. O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocasionando a assinatura do pacto.

A partir de agora, os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e o Ministério Público assumem o compromisso de organizar o funcionamento de serviços no controle social sobre a violência contra crianças e adolescentes no Estado do Amapá, principalmente ampliando projetos de cidadania, fortalecendo o papel dos conselhos tutelares, intensificando ações de apoio às famílias e à proteção das vítimas, bem como a potencialização da Rede Abraça-me de Atendimento.

Ao assinar o pacto, o governador do Estado, Waldez Góes, afirmou a importância da Rede Abraça-me e o papel de cada um dos membros: "Temos um dever que é nosso alcançar: cuidar com responsabilidade dos direitos da criança e do adolescente. E, sobretudo, diminuir o quanto as possibilidades de violência".

A Rede Abraça-me de Atendimento atua como agente combativo à violência sexual contra crianças e adolescentes, cumprindo o fluxo de atendimento dos serviços sociais, de saúde e prevenção. Com 53 membros, foi criada em 2009 e com a assinatura do pacto foi fortalecida: "Com este evento, pretendemos sensibilizar e alertar a sociedade, trazendo à pauta, o projeto do Observatório da Criança e do Adolescente e a atenção voltada ao Fluxograma de Atendimento", explica a secretária de Políticas Assistenciais da SIMS e membro da Rede, Patrícia Silva.

Ela também ressalta que denúncias sobre crimes sexuais contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque 100 ou 190.

Observatório
O projeto Observatório da Criança e do Adolescente objetiva centralizar as informações, criando um banco de dados a fim de obter um perfil do ato de violência praticado. O projeto prevê a instalação de um espaço físico próprio e profissionais capacitados. "Já tínhamos deixado o projeto pronto do observatório, mas a gestão passada não deu continuidade, e agora estamos resgatando como uma meta para 2015. Assim, teremos dados mais concretos sobre este tipo de violência", acrescenta Patrícia Silva.

O Fluxograma de Atendimento pretende dar visibilidade à forma correta de agir em casos de violência contra crianças e adolescentes, orientando as vítimas e criando uma rotina que identifica as instituições responsáveis por cada tarefa: "O Governo do Estado junto de outros Poderes, assinando este termo, mostra o seu compromisso e nós, dentro da Rede, temos que replicar às crianças e adolescentes um trabalho positivo e de prevenção", apontou a secretária de Inclusão e Mobilização Social, Eliete Borges.


"O Observatório da Criança e do Adolescente é de suma importância para que tenhamos informação, pois informação é poder. Precisamos de estatísticas sérias, assim podemos aplicar políticas públicas eficazes", disse a deputada estadual, Marília Góes, que criou a Lei Estadual 1.601/2011, que institui a Política Estadual de Prevenção, Enfrentamento das Violências, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Estado do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...