quinta-feira, 21 de maio de 2015

ATLETA DE PONTA



Taekwondo

Venilton é o terceiro melhor do mundo

De um projeto social para as Olimpíadas Rio 2016, essa é a trajetória de atleta amapaense de artes marciais. 



Reinaldo Coelho

Na quarta-feira (20) o desporto amapaense estava em festa, principalmente aos praticantes de artes marciais, na modalidade de Taekwondo pela conquista do bronze pelo atleta amapaense Venilton Teixeira, 19 anos, no Mundial de Tae Kwon Do, realizado em Chelyabinski, na Rússia. Com isso Brasil assegurou a sua segunda medalha no Mundial.
  

A festa organizada por familiares, amigos e atletas do Amapá aconteceu no Aeroporto Internacional de Macapá fizeram uma recepção digna de um campeão para o taekwondista Venilton Torres, de 19 anos, que desembarcou em Macapá no início da noite desta quarta-feira (20). O atleta foi bronze no Mundial de Taekwondo, na cidade de Chelyabinsk, na Rússia.



O Brasil assegurou assim sua segunda medalha no mundial. Venilton  repetiu o desempenho de Iris Sing, carioca federada amapaense que faturou o bronze na categoria até 46kg ao ser superada na semifinal pela tailandesa Panipak Wongpattanakit, na quarta-feira.

Com estas duas medalhas, o Brasil já alcança seu melhor resultado em Mundiais. Até então a referência era a única medalha conquistada no Mundial do México, em 2013. Guilherme Dias conquistara o bronze na categoria até 58kg.

Festança em casa

O atleta percorreu, no carro do Corpo de Bombeiros, algumas ruas da capital até o Palácio do Setentrião,  onde estavam marcadas homenagens oficiais. Na ocasião o lutador falou da preparação e deixou claro que seu objetivo é carimbar o passaporte para as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro.



“É uma medalha que vai ficar na história do estado. Mas agora vou focar nos Jogos Panamericanos e nos Gran Prix’s, para somar pontos no ranking e conseguir a tão sonhada vaga para as Olimpíadas. Estar em terceiro do mundo na minha categoria é especial, para quem vem de um projeto social. Agradeço o carinho e tudo o que fazem por mim aqui no Amapá”, disse Venilton.


Bolsa Atleta do Amapá

A conquista da medalha de bronze pelo atleta amapaense Venilton Teixeira, da seleção brasileira de Taekwondo, no Campeonato Mundial da Rússia, rendeu a ele placa de honra ao mérito concedida pelo governo do Estado, além de homenagens de amigos, familiares e da população de Macapá, que o recebeu no aeroporto. Durante as homenagens o governador Wladez Góes anunciou a criação do programa Bolsa Atleta do Amapá.



Venilton Teixeira afirmou, durante as homenagens, que sente-se orgulhoso por disputar um campeonato mundial. “Tudo que eu conquistei foi através do incentivo de muita gente, desde o início, quando participava de projetos sociais”, enfatizou.

Na oportunidade o governador Waldez Góes fez um anúncio aos atletas amapaenses. Ele confirmou a implantação do programa Bolsa Atleta no Amapá.

“O Bolsa Atleta é uma questão que se discute há muito tempo e está na hora de tornar realidade. O momento é esse. No esporte de rendimento, o programa vai contribuir muito na formação de campeões”, afirmou Waldez.

Para o governador, ao longo da história do Amapá foi comprovado que há muitas pessoas com potencialidades no esporte.

“Estamos vivendo um novo momento. Temos que ter políticas públicas voltadas às competições, independentes dos grandes campeonatos, como os trabalhos com as escolinhas e academias, mas também trabalharmos o esporte de rendimento, uma forma de também mobilizar a sociedade no investimento ao esporte”, relatou Waldez


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...