sábado, 2 de maio de 2015

A SEMANA NA HISTÓRIA

A SEMANA NA HISTÓRIA
2 a 8 de maio de 2015


Edgar Rodrigues

Clevelândia do Norte, 93 anos de existência no Oiapoque.

            No dia 5 de maio de 1922 foi criado o Centro Agrícola de Clevelândia do Norte, um distrito pertencente ao município de Oiapoque, atualmente funcionando como colônia militar. Fazem, portanto, 93 anos que esta vila existe. Já foi colônia agrícola, campo de concentração e agora colônia militar. Sua população é de 1.253 habitantes, sendo 687 homens e 566 mulheres (IBGE 2010), possuindo um total de 428 domicílios particulares. Sua transformação em distrito se deu em 15 de dezembro de 1951, pela lei federal nº. 1503, mas a existência de forças militares é bem antiga, começando em 1951, inicialmente como Colônia Militar de Oiapoque. Trata-se de uma colônia militar brasileira, situada na margem direita do Rio Oiapoque, a cerca de 20 quilômetros da cidade.

         Durante o governo de Arthur Bernardes (1922 – 1926) foi montado em Clevelândia um violento campo de concentração lembrado como “inferno verde”. Sobreviventes do episódio relataram ter sofrido, sob a guarda do Estado, de insalubridade, falta de estrutura, fome, tortura e trabalhos forçados. Em quatro anos, dos 946 presos lá internados, 491 morreram, principalmente por doenças.

         Os prisioneiros políticos, vindos principalmente do Rio de Janeiro e de São Paulo, eram militantes do movimento anarco-sindicalista que caracterizou as lutas sociais nas primeiras décadas do século XX e foram presos no bojo da repressão ao movimento tenentista. Também havia presos comuns no campo. Frequentemente citada por Monteiro Lobato no livro “Mr. Slang e o Brasil” como o lugar para onde corriam o risco de serem mandados os cérebros pensantes do país.

 
De centro agrícola a campo de concentração, Clevelândia
 agora é colônia militar


Sábado, 2 de maio.


1895 – O Triunvirato, uma das primeiras organizações administrativas do Amapá, no período do Contestado, despacha uma carta à população da Vila de Cunani, esclarecendo das providências que foram tomadas a respeito dos procedimentos de Trajano Benitez, delegado da França na região, e seus companheiros na vila.

1924 – O livro nº. 01, de Certidão de Casamentos - da 2ª Circunscrição Judiciária da Vila de Oiapoque (pertencente à comarca de Aricari), registra o casamento de Gonçalo Hugo Baptista, de 19 anos de idade, e Casimira de Andrade e Silva, de 15 anos, ambos com o consentimento dos pais. Este é o primeiro registro de casamento da história de Oiapoque.

1961 – Chegam a Macapá, para o Colégio Santa Bartoloméa Capitâneo, religiosas da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Menina, e inicia-se, pela primeira vez, neste mesmo dia, o ano letivo do referido estabelecimento.

1963 – A carnavalesca Alice Gorda funda em Macapá, o Bumba Meu Boi Pai da Malhada, que por três anos consecutivos deleitara a comunidade macapaense com suas apresentações, no período junino.

1990 – Dolly Mendes Boucinhas toma posse no governo do Amapá, interinamente, em razão da exoneração, pelo presidente Collor de Melo, do governador Jorge Nova da Costa.

2003 – O Governo do Amapá autoriza a BritshPetroleum para pesquisas de ocorrência de petróleo no litoral amapaense. Empresa pretende rastrear 12 mil quilômetros da costa do Amapá.

2006 – Construção do Centro Comunitário da Agrovila de Anauerapucu, em Mazagão.

2011 – Macapá – É construída, no Bailique, na foz do rio Gurijuba, a Escola Estadual Bento Tolosa.


Domingo, 3 de maio.


            Dia dos dirigentes das sociedades desportivas, culturais e assistenciais.
            Dia nacional do Japão
            Dia do legislador
            Dia internacional da liberdade de imprensa (ONU)
            Dia do sertanejo
            Dia mundial do solo
            Dia nacional do Parlamento
            Dia do Pau Brasil (Lei nº. 6.607/1978)

1978 – É inaugurada, em Ferreira Gomes, a rede receptora de eletricidade, através de um linhão da Hidrelétrica Coaracy Nunes. Após cerimônia realizada, o governador Arthur Henning faz a ligação das chaves.

O município de Ferreira Gomes já foi habitado pelos cabanos no passado e daí surgiram duas colônias antigas que são a Colônia de Barro e Colônia de Prata. Da junção das duas originou-se a colônia de Ferreira Gomes, fundada pelo colono João Ferreira Gomes. No início de sua fundação, Ferreira Gomes tinha, aproximadamente, 20 casas construídas de barro e madeira. Em 1944, com a chegada de Janary Nunes ao Território, foi edificada a primeira escola rural do município. Em 1966, foi inaugurado o Grupo Escolar Ceará, que posteriormente tornou-se escola de primeiro grau. Em 17 de dezembro de 1987, na administração do governador Jorge Nova da Costa, o Distrito de Ferreira Gomes, mesmo sem ter infraestrutura adequada, torna-se município pela Lei 7.639, sendo o projeto de autoria do Deputado Federal Annibal Barcellos.


Segunda Feira, 4 de maio.


1493 – O papa Alexandre VI assina a bula Inter Coetera, que tenta definir as posses de terras lusas e espanholas.

1901 – Amapá é uma vila com 54 casas residenciais, uma cadeia pública em alvenaria, um mercado, um prédio para mesa de rendas e muitas obras comerciais.

A história do município de Amapá é farta em acontecimentos ligados à conquista de terras, cujos reflexos afetavam o povo da fronteira do extremo Norte. Os conflitos acentuaram-se ainda mais a partir de 1894, quando da descoberta de ouro em Calçoene. Este fato motivou ainda mais a presença de europeus e norte-americanos que se instalavam às cabeceiras do rio. Esses estrangeiros, principalmente caienenses passaram a dominar a região, agindo como verdadeiros senhores, perseguindo índios e escravizando mulheres. Por outro lado, a instalação da zona de garimpo teve como consequência a desordem e o descontrole geral na área. Passou a ser município a partir da Lei Estadual do Pará, nº. 798, de 22 de outubro de 1901.


Terça feira, 5 de maio.

Dia Nacional do Líder Comunitário
Aniversário de Joinville (Santa Catarina – 1849)
Dia da Cultura Portuguesa
Dia Nacional das Comunicações
Dia da Comunidade
Dia do Campo

1861 – Nasce em Belém (Pará), Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho, que se tornará o Herói do Amapá a partir de 15 de maio de 1895, pela defesa que fez da região, frente à invasão francesa ao comando do capitão Lunier, a então vila de Amapá.

1922 – É criado em Oiapoque o Centro Agrícola de Clevelândia, na presença do intendente do município de Amapá, coronel Júlio Benício Pontes, e do padre Grossi, vigário de Saint Georges (na Guiana Francesa).

2004 – O governador Waldez Góes assina decreto criando a Central de Transplantes e o Banco de Olhos do Amapá.

2010 – De 5 a 7 de maio. Realização do II Encontro de Policias Ambientais e Guarda Parques do Platô das Guianas, em Macapá.


Quarta Feira, 6 de Maio.

Dia do Instrumentador Cirúrgico
Dia do Cartógrafo
Dia da Coragem
Dia da Defesa do Consumidor
Dia Nacional da Matemática

1876 – O capitão Manoel Rodrigues é nomeado juiz municipal de Macapá.

1978 – Já se encontra em Laranjal do Jarí, nos diques de Munguba, a usina de força que abastecerá a fábrica de celulose da Jarí Florestal e Agropecuária, construída sobre plataforma flutuante em Kure (Japão) pelos estaleiros da Ishika-Wagima, especialmente para o Projeto Jarí.

1982 – São inauguradas as adaptações do Porto de Santana, com a finalidade inicial de atender à movimentação de mercadorias, por via fluvial, transportadas para o Amapá e a Ilha de Marajó.

1990 – É fundado em Santana o Grupo de Escoteiro do Mar Janary Nunes.

2002 – É reinaugurada em Macapá a Praça da Bandeira, no centro da cidade, com novos aspectos paisagísticos. As obras na praça foram realizadas em parceria da Prefeitura de Macapá com o Governo do Estado.


Quinta Feira, 7 de maio.

            Dia Nacional de Prevenção à Alergia
            Dia do Oftalmologista
            Dia do Silêncio

            1836 – Três escunas, ao comando do primeiro-tenente Francisco de Paula Osório, forçam a passagem do engenho Pernambuco, no Guamá, região do Pará. No mesmo dia um corpo de voluntários desembarca e toma o engenho Bom Intento. Durante a noite, o primeiro-tenente Barroso, depois Barão do Amazonas, apodera-se de um pequeno fortim, perto da cidade de Belém, e seus ocupantes fogem desesperados para as ilhas do Pará, escondendo-se por alguns dias, e em seguida tomam rumo a então Vila de Macapá. A guarnição militar aquartelada na Fortaleza de São José consegue prendê-los e enviá-los de volta a Belém, onde são encarcerados.

            1868 – No Rio de Janeiro, falece Eusébio de Queiróz, o estadista enérgico que conseguiu reprimir o tráfico de africanos no Brasil. Mesmo assim, por alguns meses após a promulgação da Lei Eusébio de Queiróz, muitos navios desviaram a rota, e abasteceram os mercados de Belém (Pará) e Macapá (Amapá), com o tráfico ilegal.


Sexta Feira, 8 de maio.


            Feriado Estadual – Dia Estadual dos Cultos Afros. (Lei Estadual nº. 934/2004, assinada pelo governador Waldez Góes).
Dia do Artista Plástico
Dia da Cruz Vermelha Internacional
Dia do Profissional de Marketing
Dia da Vitória Aliada. (1945 – fim da 2ª Guerra Mundial, com a rendição do Japão)

1782 – Falece, em Portugal, Bernardo de Mello e Castro, o Marquês de Pombal, irmão do fundador da Vila de São José de Macapá, Francisco Xavier de Mendonça Furtado.

1992 – Pelo decreto nº. 517/92 é regulamentada a Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS), criada em dezembro de 1991, pelo decreto nº. 8.387/91.

1998 – É inaugurado o Posto Avançado de Pedra  Branca do Amapari.

2007 – É assinado pelo governador Waldez Góes decreto de Universalização da Acessibilidade em prédios públicos, prevendo adequações nos prédios já construídos. A mudança começou no Palácio do Setentrião, com a instalação de um elevador para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...