sábado, 21 de março de 2015

POLÍTICA




15 de março

Uma semana depois, os protestos de 15 de março ainda repercutem. A data é emblemática, convenhamos. Há 30 anos, ocorria a posse de José Sarney, primeiro presidente civil após um ciclo de duas décadas de regime militar. Curiosamente, em tempos de democracia, pessoas vão às ruas pedir a volta da ditadura.

Bodes

Tida como discreta e silenciosa, a Maçonaria amapaense saiu das “lojas” e ganhou as ruas durante os protestos de 15 de março. Pediram o impeachment de Dilma e o combate a corrupção. Com direito a camisetas personalizadas e tudo.


Mico da semana

O mico da semana foi mesmo a manifestação pró-Dilma que ocorreu dia 13 de março, na Praça da Bandeira. Uns 10 gatos pingados apareceram, circularam envergonhados e depois foram embora. O PT, que puxava grandes manifestações, não é o mesmo de antigamente.



Nomes


A pouco mais de um ano da eleição municipal de 2016, surgem alguns nomes de prováveis candidatos a prefeitura da capital. Além de Clécio, que deve tentar a reeleição, são postulantes Jorge Amanajás, Michel JK, Lucas Barreto e Genival Cruz. Não se descarta, no entanto, do PDT indicar Roberto Góes. O partido não engole até hoje o resultado da eleição de 2012 e quer uma revanche com o PSOL.



FOLCLORE POLÍTICO

Ulisses Guimarães, o filósofo da oposição:(traçando a estratégia da escalada do MDB em 1974, 76 e 78):
. No alto do morro estavam dois touros. O touro velho e o touro novo. Viram lá embaixo o pasto cheio de vacas. O touro novo ficou aflito:
— Vamos descer depressa e pegar umas dez.
O touro velho balançou a cabeça:
— Nada disso. Vamos descer devagar e pegar todas.
— Deus manda lutar, não manda vencer.

. 1974 não foi uma tempestade. Foi uma tromba d'água.

. O destino do MDB não é a oposição. O destino do MDB é o poder.

. O Brasil precisa é de um projeto político que comece por batizar a criança: se é uma democracia,então vamos ter uma democracia!

. Navegar é preciso. Viver não é preciso.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...