sábado, 21 de março de 2015

As filhas da Icomi


Renivaldo Costa

A chegada da Icomi no Amapá no final dos anos 40 trouxe não apenas sonhos de desenvolvimento, mas possibilitou que musas que brilham no cenário nacional tivessem nascido aqui.

A Icomi tinha sede em Minas Gerais, o que fez com que muitos mineiros trocassem Belo Horizonte por Serra do Navio. Além disso, com a associação da Icomi com a companhia estadunidense Bethlehem Steel, muitos estrangeiros vieram para o recém-criado Território Federal do Amapá, em busca do sonho da pedra negra.

O Tribuna Amapaense selecionou três musas que brilham na música e no jornalismo e que se orgulham de serem filhas de Serra do Navio e de Macapá.


Flávia Freire 


A apresentadora do programa Bem Estar, jornalista Flávia Freire nasceu em Serra do Navio. Formada em Jornalismo pela UniverCidade, no Rio de Janeiro, iniciou a sua carreira como repórter do DFTV, da TV Globo Brasília, em 1998. Posteriormente, foi transferida para a sucursal da emissora em São Paulo.

Além das reportagens para o SPTV, Bom Dia São Paulo, Antena Paulista e Jornal Hoje, foi também apresentadora do Globo Esporte e apresentou a previsão do tempo no Jornal Hoje e no SPTV 1º edição, no mesmo programa foi responsável pelo quadro "RespirAR" , além das edições de Sabado do SPTV. Apresentou também o programa Radar SP, além de ter sido a principal substituta de Carla Vilhena no Bom Dia São Paulo e Bom Dia Brasile de Priscila Brandão na apresentação do Globo Rural.

Atualmente é apresentadora titular da Previsão do Tempo no Jornal Nacional e do SPTV 2ª edição, participa do rodízio de apresentação do Jornal Hoje aos sábados.

É casada com o também jornalista César Tralli. A partir do dia 16 de setembro de 2013, assumiu a apresentação do Bem Estar, cobrindo a licença maternidade de Mariana Ferrão.

Fernanda Takai

A vocalista da banda mineira Pato Fu também é serrana. Nasceu em 25 de agosto de 1971 numa manhã chuvosa em Serra do Navio. Embora ainda vocalista da banda mineira Pato Fu, Fernanda lançou-se em 2007 uma carreira solo com boa repercussão, chegando a gravar um disco em parceria com o ex-guitarrista do The Police, Andy Summers, em 2012. Além de cantar, Fernanda toca guitarra, violão e compõe para o Pato Fu.

Embora nascida no Amapá, Fernanda vive desde os nove anos de idade em Belo Horizonte, onde iniciou sua carreira musical, tendo também já residido em Salvador. Neta de avôs japoneses, desde pequena ouvia música, especialmente rock inglês e pop rock, embora tenha crescido, pela influência da família, com a MPB — um dos motivos de produzir um disco solo em homenagem a Nara Leão.

Sua carreira musical começou quando ela entrou para a banda "Data Vênia", onde permaneceu de 1988 até ao fim do grupo em 1992.
No Pato Fu, Fernanda alcançou popularidade como artista, instrumentista e letrista. O sucesso da banda acabou aparecendo no exterior. Além das canções em português, Fernanda grava com frequência músicas em inglês e japonês, tendo já cantado também em francês e espanhol na discografia com o Pato Fu.

Sheila Sá


Das três homenageadas nesta reportagem, Sheila Sá é a única que não conseguiu cortar por completo este cordão umbilical com o Amapá. Em dezembro de 2013 esteve no Estado fazendo show no Teatro das Bacabeiras.

Sheila Sá nasceu em Macapá (apesar dos pais viverem viajando entre Santana e Serra do Navio) e hoje mora em Rio Bonito, cidade que guarda características com sua terra natal. Rio Bonito pertence à região das Região metropolitana, especificamente na Microrregião de Macacu-Caceribu que também abrange o município de Cachoeiras de Macacu. Não possui praias, mas possui muitas quedas de água, rios e florestas remanescentes de Mata Atlântica em torno da cidade. É uma típica cidade do interior.

Em 2010, Sheila Sá lançou o seu primeiro CD. Na época completa 16 anos de carreira. Hoje são 20. O álbum contém 14 músicas de estilo e repertório variados; de compositores como Antônio Celso, Dawson Nascimento, Guto Prevot, Andrezinho Shock, Ricardo Leite, Marcelo Kaus e o amapaense Zé Miguel. De Zé Miguel, gravou o sucesso “Até mais”, imortalizado na voz de Patrícia Bastos.

“Eu sou macapaense com muito orgulho, amo o lugar onde nasci, mas o carinho dedicado a mim pelo riobonitense é tão grande... Eu fui tão bem recebida aqui, que considero esta cidade o meu lugar. Agradeço as oportunidades que Rio Bonito me proporcionou ao longo desses anos”, declarou Sheila durante o lançamento de seu CD no Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...