sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Olimpíadas do Rio/2016

Olimpíadas do Rio/2016
Disputas para classificação no Ranking Mundial e Olímpico



‘Fera’ do tae-kwon-do amapaense luta para representar o Brasil durante as Olimpíadas do Rio em 2016



Reinaldo Coelho


Ele tem apenas 19 anos e já é um dos grandes nomes do tae-kwon-do amapaense para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. O atleta amapaense, que conheceu o Taekwondo através de um projeto social do seu técnico Bruno Igreja, foi campeão da categoria Adulto -54Kg no US Open, um dos campeonatos abertos mais disputados da modalidade, que se realizou no final de janeiro, em Orlando/EUA.

Recém-chegado à Seleção Brasileira Principal de tae-kwon-do, com apenas 17 anos, como reserva na categoria -54Kg. Aos 18, alcançou a titularidade na mesma categoria, sendo que pretende manter a sua posição nos próximos tempos, com o sonho de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016 e para isso Venilton Torres terá um ano repleto de competições nacionais e internacionais para ficar bem no ranking e alcançar a classificação para as Olimpíadas dentro de casa. Para isso, haja esforço.

Mas Venilton Torres sabe que todo esse esforço não é em vão. Único representante da Região Norte a chegar à seleção principal da modalidade, nesta etapa, o amapaense  pode estar bem próxima de uma participação histórica nos Jogos Olímpicos. Para isso, o competidor o só precisa pontuar.



“A soma de pontos para o ranking é importantíssimo, pois os décimos fazem diferença na totalização dos atletas para a competição. E essa é a hora de torcemos e ajudar Venilton a alcança e dar esse orgulho para o Amapá, ter um atleta amapaense em uma olimpíada é inédito e a hora é agora”, enfatiza o mestre Junior Maciel.

“Quero agradecer à CBTKD e à Petrobras por darem  oportunidade aos atletas sem apoio, pois não seríamos nada sem as condições que nos dão. Quero agradecer ao meu professor e preparador físico Bruno Igreja; ao meu mestre e técnico Junior Maciel; ao meu nutricionista Gustavo Carvalho e Nutryday, por cuidarem da minha dieta; à Marinha do Brasil; à Vez Construções ,LMS , DAEDO BRASIL  e à Seleção Brasileira de 2014,  que é uma super seleção unida, como todos os atletas se ajudando para obterem resultados positivos. Agradeço também aos meus amigos e familiares, aos colegas de treino da Academia Bruno Igreja e a todos que torcem por mim”, concluiu.

Bronze em Alexandria

Buscando pontos fundamentais para manter vivo o sonho de disputar as Olimpíadas 2016 no Brasil, o taekwondista amapaense Venilton Torres, que participa de duas competições no Egito, já obteve o primeiro resultado positivo. No sábado (21), assegurou a medalha de bronze em seu primeiro desafio no Open de Alexandria.

A fim de obter resultado ainda melhor no Luxor Open, o atleta vem realizando treinamento forte com outros integrantes da seleção brasileira e também de outros países. Na companhia do técnico amapaense Bruno Igreja, caso conquiste uma boa colocação na disputa, os pontos do ranking poderão ajudar na briga pela vaga nas Olimpíadas. O treinador, por meio de uma rede social, destacou que Venilton vinha bem na competição.

 “Ele lutou de igual para igual, estava vencendo o terceiro melhor do mundo, porém acabou sendo surpreendido. Mas, é assim mesmo. Agora é continuar trabalhando e focado para a próxima competição na semana que vem”- comentou Igreja.
O guerreiro do tae-kwon-do Venilton Torres, entusiasmado pela classificação, postou nas redes sociais a seguinte mensagem “fala ai guerreiros, termino minha participação aqui no Open de Alexandria com uma medalha de bronze, somando importantes pontos para o Ranking Mundial e Olímpico! Agora é foco total em meu próximo desafio, que já será semana que vem em Luxor, valendo 20 pontos. Conto com a torcida de vocês!”.

Trajetória
Quando entrou no esporte, em 2009, através de um projeto social da escola que frequentava, Venilton não imaginava o sucesso que teria como lutador. “Comecei a competir em 2012, e logo liderei as categorias Juvenil -48Kg e -51Kg. Nesse ano fui campeão brasileiro  na categoria -51Kg e ganhei o Prêmio Brasil, como melhor atleta da categoria juvenil. Em 2013, ganhei um wild card para lutar o Grand Slam de formação da Seleção Brasileira Adulto e me classifiquei como reserva da categoria -54Kg. Ainda nesse ano,  fui campeão brasileiro , na categoria Adulto, e fui me preparando para o Grand Slam 2014, onde consegui a titularidade da Seleção. Embora o início de 2014 não tenha sido como desejei, terminei o ano com um bronze no Open do México e o ouro no Open da Turquia”, contou, acrescentando que o Taekwondo mudou a sua vida de forma radical.  “Hoje conheço todo o Brasil, tive oportunidade de viajar para outros países, fiz ótimas amizades e meus amigos e minha família têm orgulho de mim, sendo que devo toda essa transformação na minha vida ao esporte”, referiu ainda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...