BR-156
GEA mobiliza frentes de trabalho para
solucionar atoleiros na rodovia
As equipes de trabalho estão posicionadas nos pontos mais
críticos da rodovia.
Da Editoria
Os atoleiros na BR 156 são um perigo para os passageiros e um
teste de força e habilidade para os motoristas que trafegam na rodovia federal
que liga o sul ao norte do estado (Laranjal do Jari ao Oiapoque) são 100
quilômetros de estrada que não receberam a camada asfáltica e tem que receber
manutenção constante durante o verão para que o problema seja amenizado durante
o período invernoso onde as consequências são trágicas para os morados dos
municípios que depende do acesso pela rodovia e ficam isolados, trazendo
transtorno para a vida desses cidadãos.
Devido a não conservação da BR-156 em
2013, o que ocasionou um atoleiro em vários trechos em 2014 a situação dos
atoleiros atingiram seu ápice, com a inviabilidade do trafego de carros de
grande porte, precisam ser rebocados para que a viagem prossiga caso dos
carros-tanques que abastecem os municípios com combustível, ocasionando a falta
energia e a perda de alimentos perecíveis levando a bancarrota econômica dos
municípios que ficaram isolados. Quem faz o trajeto com frequência informou que
o tempo de viagem de Macapá para o município está passando de 13 horas.
O atraso na obra de manutenção aconteceu em razão do
encerramento de acordo entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT) e a Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) e devido às
empresas responsáveis pelos serviços não terem recebidos em 2014 pelos serviços
prestados. O atual secretário da
Secretaria de Estado do Transporte (Setrap), Odival Monterrozo, explicou
que "Esses serviços deveriam estar contínuos desde outubro de 2014, mas
ficou parado devido a uma irresponsabilidade do governo passado que não tratou
essa obra com a importância que deveria", destacou.
Ele ressalta que no caso do trecho que dá acesso a Oiapoque,
a manutenção não pode ser feita antes devido à intensidade das chuvas que caem
na região.
“Fizemos toda uma tratativa para que pudéssemos realizar o
pagamento dessas dívidas que o Estado tinha com as empresas. Nós ainda estamos
no período de mobilização para que comece a manutenção em outros trechos da
BR-156, mas especialmente nesse trecho, as equipes se deslocaram ao local para
amenizar o sofrimento da população”, assegurou.
Força-tarefa em ação
Uma força-tarefa foi montada para concluir as obras de
conservação, manutenção e recuperação da BR-156, no trecho entre Laranjal do
Jari ao Oiapoque. De acordo com o secretário de Estado dos Transportes, a previsão é resolver os problemas com os
atoleiros até o final desta semana.
O governo do Estado garantiu o retorno das obras após a
assinatura do termo aditivo com empresas que executam as obras na rodovia.
"Esses contratos ainda são referentes à prorrogação do convênio celebrado
em 2006. Com eles as empresas estão respaldadas para executar qualquer
incorreção em toda a extensão da BR-156", explicou.
Segundo Monterrozo, as equipes de trabalho estão posicionadas
nos pontos mais críticos da rodovia para concluir os serviços de manutenção e
recuperação até o final desta semana. "Nossa expectativa é que as empresas
consigam concluir esses serviços até sexta-feira. Estamos intensificando a mobilização
e o acompanhamento direto nos trechos", ressaltou.
Rodovias estaduais
O Setrap recorreu também às empresas responsáveis pelas obras
de conservação das rodovias estaduais para que estas intensifiquem os serviços
recuperação do leito rodoviário, de drenagem e pontes.
O secretário explica que as equipes estarão atuando em pontos
críticos de alagamento nas rodovias estaduais. "As equipes estarão
mobilizadas para que, no momento em que comece a se formar um atoleiro ou
alagamento, sejam feitos serviços de drenagem e tapa buraco", destacou.
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