sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

BR-156





BR-156
GEA mobiliza frentes de trabalho para solucionar atoleiros na rodovia

As equipes de trabalho estão posicionadas nos pontos mais críticos da rodovia.


Da Editoria

Os atoleiros na BR 156 são um perigo para os passageiros e um teste de força e habilidade para os motoristas que trafegam na rodovia federal que liga o sul ao norte do estado (Laranjal do Jari ao Oiapoque) são 100 quilômetros de estrada que não receberam a camada asfáltica e tem que receber manutenção constante durante o verão para que o problema seja amenizado durante o período invernoso onde as consequências são trágicas para os morados dos municípios que depende do acesso pela rodovia e ficam isolados, trazendo transtorno para a vida desses cidadãos. 


Devido a não conservação da BR-156 em 2013, o que ocasionou um atoleiro em vários trechos em 2014 a situação dos atoleiros atingiram seu ápice, com a inviabilidade do trafego de carros de grande porte, precisam ser rebocados para que a viagem prossiga caso dos carros-tanques que abastecem os municípios com combustível, ocasionando a falta energia e a perda de alimentos perecíveis levando a bancarrota econômica dos municípios que ficaram isolados. Quem faz o trajeto com frequência informou que o tempo de viagem de Macapá para o município está passando de 13 horas.


O atraso na obra de manutenção aconteceu em razão do encerramento de acordo entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) e devido às empresas responsáveis pelos serviços não terem recebidos em 2014 pelos serviços prestados. O atual secretário da  Secretaria de Estado do Transporte (Setrap), Odival Monterrozo, explicou que "Esses serviços deveriam estar contínuos desde outubro de 2014, mas ficou parado devido a uma irresponsabilidade do governo passado que não tratou essa obra com a importância que deveria", destacou.
Ele ressalta que no caso do trecho que dá acesso a Oiapoque, a manutenção não pode ser feita antes devido à intensidade das chuvas que caem na região.
“Fizemos toda uma tratativa para que pudéssemos realizar o pagamento dessas dívidas que o Estado tinha com as empresas. Nós ainda estamos no período de mobilização para que comece a manutenção em outros trechos da BR-156, mas especialmente nesse trecho, as equipes se deslocaram ao local para amenizar o sofrimento da população”, assegurou.


Força-tarefa em ação
Uma força-tarefa foi montada para concluir as obras de conservação, manutenção e recuperação da BR-156, no trecho entre Laranjal do Jari ao Oiapoque. De acordo com o secretário de Estado dos Transportes,  a previsão é resolver os problemas com os atoleiros até o final desta semana.
O governo do Estado garantiu o retorno das obras após a assinatura do termo aditivo com empresas que executam as obras na rodovia. "Esses contratos ainda são referentes à prorrogação do convênio celebrado em 2006. Com eles as empresas estão respaldadas para executar qualquer incorreção em toda a extensão da BR-156", explicou.
Segundo Monterrozo, as equipes de trabalho estão posicionadas nos pontos mais críticos da rodovia para concluir os serviços de manutenção e recuperação até o final desta semana. "Nossa expectativa é que as empresas consigam concluir esses serviços até sexta-feira. Estamos intensificando a mobilização e o acompanhamento direto nos trechos", ressaltou.



Rodovias estaduais

O Setrap recorreu também às empresas responsáveis pelas obras de conservação das rodovias estaduais para que estas intensifiquem os serviços recuperação do leito rodoviário, de drenagem e pontes.


O secretário explica que as equipes estarão atuando em pontos críticos de alagamento nas rodovias estaduais. "As equipes estarão mobilizadas para que, no momento em que comece a se formar um atoleiro ou alagamento, sejam feitos serviços de drenagem e tapa buraco", destacou.

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