sábado, 18 de outubro de 2014

Vila de Sucuriju Pede melhorias na qualidade de vida



Vila de Sucuriju


Pede melhorias na qualidade de vida

Projeto tenta mudar realidade da comunidade mais isolada do Amapá


Os moradores da Vila do Sucuriju enfrentam 1001  problemas: no fornecimento de energia elétrica; A falta de água potável também dificulta a vida dos moradores do Sucuriju; Meios de Transporte entre outros.
Segundo Marinês Negrão, moradora, a comunidade já chegou a ficar 3 meses sem energia elétrica nas casas, “e quando têm energia só funciona das 16h as 22h”, reclama.
Atualmente a população conta com um sistema de dessalinização de água, já que a vila faz limite com o Oceano Atlântico. O sistema dessalinização coleta água do rio Sucuriju, a partir desse processo a água passa por tratamento, tornando-se própria para o consumo.
Poucas pessoas da comunidade podem se locomover, pois o barco que fazia o transporte dos  moradores até Macapá não funciona.


Multinstitucional

A Superintendência Regional do Incra no Amapá instituiu grupo de trabalho multinstitucional para apoiar o desenvolvimento de pesquisa e implementação de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do assentamento Agroextrativista (PAE) do distrito de Sucuriju (AP). Cerca de 120 famílias estão assentadas na região, e contam com acesso exclusivamente fluvial.
 Para discutir a execução da iniciativa, o Incra no Amapá reuniu com representantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec) e  Companhia de Eletricidade do Amapá (Cea).
As instituições participantes centralizarão esforços em três ações principais: implantação de sistema hibrido de geração de energia (heólico, fotovoltaico e termoelétrico); construção de telecentro com acesso a rede de dados; e atuação no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), com elaboração dos projetos de engenharia e arquitetura, assim como do trabalho social referente à execução das obras e serviços.
 Como parte do trabalho foi agendada uma visita ao PAE no período de 10 a 16 de novembro para diagnóstico local, coleta de subsídios para realização das ações e reuniões com a participação dos moradores.

Isolamento
A Vila do Sucuriju (distrito do município de Amapá) tem aproximadamente 500 habitantes e fica na região do estuário do Rio Amazonas, no Cabo Norte, litoral do Amapá. Apresenta uma área de 16.700 ha localizada na margem direita do rio Sucuriju, próximo à foz. Limita-se a leste com o oceano Atlântico, e a oeste com a Reserva Biológica do Lago Piratuba.
A distancia, em linha reta, é de 120 km de Amapá e 220 km de Macapá. O acesso de barco é difícil e, dependendo das condições climáticas e da maré, pode ser de 18 horas (saindo de Cutias do Araguari), ou de até 20 horas (saindo de Amapá). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...