sexta-feira, 26 de setembro de 2014

EDITORIA\L

EDITORIAL --------------------------------------------------------------------------


Os palhaços e a política
As eleições se avizinham e a campanha eleitoral já vai tomando tons de despedida. Durante algumas semanas pôde-se ver e ouvir de tudo. Gente que sorria, outros mais sisudos, alguns que falavam rápido, outros mais lentamente. Propostas mais do mesmo e outras mirabolantes. Mas o que o eleitor gosta mesmo com toda certeza é de candidato caricata, aqueles que se travestem de um personagem para tornar a coisa mais descontraída e audível.
Engana-se, no entanto, quem pensa que aquilo é só graça. A estratégia deu muito certo nas eleições passadas como ficou provado com o então candidato Francisco Everardo Oliveira Silva. Muita gente ainda não deve associar o nome à pessoa, mas quando se fala em Tiririca, aí sim, todos sabem quem é. Este senhor teve nada menos que 1,35 milhão de votos. O quantitativo lhe rendeu o rótulo de o deputado federal mais votado do País em 2010. Foi tanto voto que ele “arrastou” mais dois nomes com ele.
Tiririca foi um sucesso de marketing para o PR. Ele custa nada menos que R$ 805 mil, mas rende a bagatela de R$ 15 milhões em verbas partidárias. Nada mal para uma sigla nanica que tem no humorista sua “galinha dos ovos de ouro”.
Por outro lado há quem torça o nariz para os chamados “palhaços da política” e essa é uma rejeição nacional. A corrente defende que humor e política não se misturam e que discurso bom é aquele sisudo mesmo assistido por um público desatento e bocejante. A verdade é que Tiririca não fez graça quando o assunto foi obter voto e atrás dele formou-se uma fila de seguidores que até tentaram, mas não conseguiram embarcar rumo à Brasília ou ter um mandato em seus Estados.
Mas existe algo intrigante nisso tudo. Qual a razão do povo ter aceitado tão receptivamente alguém que até então somente sabia contar piadas a ponto de transformá-lo em um fenômeno de votos? O que haverá por trás de tudo isso? O povo de repente se viu representado em um palhaço? (sem qualquer pejoração literal) A sociologia política com certeza ainda tenta até hoje bolar teorias mirabolantes sobre o ocorrido. Haveria uma mensagem subliminar do eleitor querendo classificar o Congresso Nacional como um circo ou picadeiro? Certos intelectuais classificam o fenômeno simplesmente como ato de burrice. Será??? Mas, e se de repente o povo descobriu de fato que o poder emana deste próprio e que para ser representado, tal tarefa tem que ser exercida por quem venha de seu meio? As perguntas são bem mais que as respostas. O que se sabe é que a fila de palhaços no horário político está maior (entendam como quiserem) e de repente em um futuro não muito distante pode-se ter na Capital Federal, uma bancada deles, mas de profissão, não de improviso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...