quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CULTURA



 Equinócio da Primavera 2014




"Vai-te ao longo da costa discorrendo
 e outra terra acharás de mais verdade,
lá quase junto donde o Sol ardendo
 iguala o dia e noite em quantidade."
                             Lus.,II,63

Reinaldo Coelho


Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente, cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.

Em várias culturas nórdicas ancestrais, o equinócio da primavera era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa da religião cristã.

No Amapá, mas precisamente na cidade de Macapá,  o fenômeno tem uma peculiaridade ele é visto no exato momento que acontece.  O Marco Zero do Equador é um monumento que está localizado aproximadamente a 4 KM da fortaleza de São José de Macapá, no hemisfério norte; cerca de 17 Km do porto de Santana, no hemisfério sul e a 2 Km do centro de Macapá.

Neste local construído para definir a passagem da linha do equador que divide a terra em dois hemisférios: Norte e Sul e para que possa ser visualizado o fenômeno do Equinócio, através do espigão  em que os raios do sol, incidem diretamente sobre a linha do Equador.

 Nessa ocasião, o dia e a noite tem a mesma duração em todo o planeta. Ocorre no mês de março no dia 20 ou 21, Equinócio da Primavera, que em Macapá coincide com o período das chuvas, e no dia 22 ou 23 do mês de setembro, Equinócio de Outono, que para nós corresponde à estação do verão.


Cultura e educação

Na ocasião o poder publico estadual e municipal, além de entidades privadas  buscam promover todos os anos o Equinócio com o desenvolvimento de projetos educacionais, esportivos, culturais e turísticos em busca de consolidar o espaço como produto turístico da região.
A programação oficial inicia no dia 20, com exposição fotográfica sobre o fenômeno do Equinócio e abertura do 6º Fest Jeep Club, cuja competição reunirá cerca de 30 jipeiros. As disputas continuam até o dia 21.
No dia 23, o fenômeno do Equinócio da Primavera será celebrado com queima de fogos e rufar dos tambores, além da exposição do Planetário Móvel Maywaka do Museu Sacaca e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).
A programação segue até o dia 30, com a exposição fotográfica no salão de eventos do Monumento Marco Zero do Equador.
Toda a programação é realizada com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, Universidade Federal do Amapá, Prefeitura de Macapá, Companhia de Eletricidade do Amapá e Jeep Club de Macapá.
Confira a programação
Dia 20/09 (sábado)
9h - Abertura da programação com Exposição Fotográfica
15h - Reconhecimento da pista para início do 6º Fest Jeep Club
- Hasteamento da Bandeira
- Apresentação da Banda do Exército
Dia 21/09 (domingo)
9h - Exposição Fotográfica
15h - Competição do 6º Fest Jeep Club
- Exposição do Clube da Garagem
- Exposição da Associação dos Fuscas Antigos
18h - Encerramento do 6º Fest Jeep Club
Dia 22/09 (segunda- feira)
A partir das 8h - Exposição Fotográfica
Dia 23/09 (terça-feira)
8h - Celebração do Fenômeno do Equinócio da Primavera com queima de fogos e rufar de tambores
9h - Exposição do Planetário Móvel Maywaka
Das 8h às 18h - Exposição Fotográfica
Até o dia 30/09
- Exposição Fotográfica






6º Fest Jeep no Meio do Mundo, no Monumento Marco Zero  

O Jeep Club, realiza nos dias 19, 20 e 21 de setembro, a partir das 14h, no entorno do Monumento Marco Zero do Equador, a 6ª edição do Fest Jeep no Meio do Mundo. O evento faz parte da programação do Equinócio da Primavera 2014 e reunirá o espírito aventureiro e solidário de jipeiros amapaenses e de outros estados em uma grande competição. Esse é o terceiro ano que o evento ocorre dentro das ações do Equinócio, com a proposta de atrair a comunidade e turistas, popularizando essa modalidade de esporte na região.
De acordo com o presidente do Jeep Club de Macapá, Janilton Mourão, a programação busca reunir os aficionados pelo Off Road 4x4 do Amapá. "O evento proporcionará lazer e apresentará à comunidade um dos potenciais turísticos do Amapá no segmento turismo de aventura. É valido lembrar que para ser jipeiro não basta ter apenas um carro com tração 4x4, mas sim ter o espírito aventureiro e um coração solidário", acrescentou Mourão.
Para as competições, a pista localizada no entorno do Monumento Marco Zero do Equador será adaptada de modo a simular as trilhas e proporcionar adrenalina durante o percurso da competição.
No dia 19, a partir das 19h, na área do evento, a diretoria do Jeep Club de Macapá dará boas-vindas aos participantes. Haverá também a abertura da praça de alimentação e exposição nos estandes, com exibição de vídeos das expedições e trilhas do Jeep Clube de Macapá, seguidos do encerramento das inscrições, vistoria mecânica obrigatória dos 4x4 inscritos, orientação para colocação de adesivos nos carros, números, regulamento da prova, abertura da pista para treino livre e entrega dos kits piloto aos competidores.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...