segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Editorial Jornal Tribuna Amapaense - Edição 329


Vamos exercer nossa cidadania

A democracia representativa se consagra com o voto, que deve ser exercido com altivez, independência e consciência. Sem isso, não temos democracia, pois o poder emana do povo. 

Artigo - O Prefeito


O cargo de Prefeito foi criado em  11 de abril de 1835,  pela assembleia provincial paulista. Seguiram o exemplo paulista seis províncias do nordeste brasileiro (Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe). A partir da constituição de 1934, o cargo de Prefeito passou a ser único, em todo o Brasil, até os dias atuais.

Nas Garras do Felino


Baixaria
Na reta final da campanha municipal de Macapá, Clécio Luiz desceu a ladeira da ética e apelou para baixaria. Faltou proposta e postura para o "elegante" Clécio. Isso é uma demonstração inequívoca de seu despreparo como homem público. "Seje forte!"

Baixou o tom
A empáfia e a arrogância, características comum aos capiberistas, foram parar na lata do lixo quando viram que Roberto Góes está à beira da vitória na eleição de domingo (28). Decidiram rapidamente apoiar Clécio, porque sabem que perdendo abraçados não terão - no pensar deles - a ira do Psol em 2014. Espertos, hein?! "Seje forte!"

ALAP: Homenagem ao aviador amapaense

por Reinaldo Coelho


O amapaense convive com o serviço prestado pela aviação desde 1922, quando um hidroavião, um Junkier D 217, que fazia o percurso Nova Iorque-Buenos Aires, ao ter problemas mecânicos, foi forçado a aterrissar em frente à baía de Macapá. Fato este lembrado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, Junior Favacho (PMDB) no seu discurso em homenagem a passagem do Dia do Aviador.

Ibope divulga empate conveniente na última pesquisa


por Roberto Gato


No domingo (28) 31 milhões de eleitores brasileiros voltam às urnas em 50 cidades do País. Dessas, 17 capitais estarão decidindo quem será o seu prefeito. Na capital paulista, São Paulo, o maior Colégio eleitoral do Brasil com 8,6 milhões de eleitores, José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) disputam o igualmente maior, orçamento do Brasil. Lá, se Haddad vencer será a redenção do PT de Lula que perdeu nas maiores capitais brasileiras. 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Horário de Verão: Influência na Região Norte

por Reinaldo Coelho

Quando o homem sentiu a necessidade de marcar o tempo, inventou o relógio que é também uma das mais antigas invenções humanas, utilizado desde a antiguidade para medir o passar das horas.

Foi precisamente Benjamin Franklin (Boston, 17 de janeiro de1706 - Filadélfia, 17 de abril de 1790) quem primeiro pensou na possibilidade da adoção do horário de verão. Franklin observou que, nos meses da Primavera e do Verão, o sol nascia antes que as pessoas acordassem. Logo, deduziu que se os relógios fossem adiantados, poderia se aproveitar por mais tempo a luz do sol.

Dossiê - O blefe da "esquerda" e a incoerência ideológica


Quem já arriscou um jogo de baralho certamente já ouviu os "profissionais" da jogatina falar em blefe. O blefe, a rigor, é iludir no jogo apostando ou agindo como se tivesse boas cartas, isto é, esconder uma situação precária ou desvantajosa, segundo nosso queridíssimo Aurélio Buarque. É próprio dos que negam que a noite foi feita para dormir e o dia para trabalhar. Coisa de jogador profissional, inalcançável para os amadores. E não é que o PSOL e o PSB resolveram blefar com o eleitor amapaense em puro gesto de desrespeito e hipocrisia.

Saúde e Estética - Emagrecer antes da cirurgia plástica? Por quê?

Você que passou por uma consulta com cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para fazer uma lipoaspiração, abdominoplastia (plástica do abdome) ou mesmo uma mamoplastia redutora (redução de mama) já deve ter ouvido que deve emagrecer um pouco... Mas que chatice, hein? Você vai para ficar magra e bonita e o cirurgião plástico pede para você emagrecer?! Se você estivesse disposta a emagrecer na raça não estaria procurando uma plástica, certo? Errado! Aliás, MUITO errado! Vamos abordar aqui este assunto, muitas vezes paradoxal, de perder gordura antes de fazer um procedimento que vai tirar sua gordura.

Artigo do Tostes - O próximo prefeito precisa olhar no "espelho"

No domingo os habitantes do município de Macapá vão escolher o mandatário para governar até o final de 2016. Seja qual for o resultado, a situação da cidade de Macapá requer por parte do próximo gestor maiores cuidados. Macapá é uma capital, não pode ter os índices  acima de 1500 no ranking dos municípios brasileiros. O que se viu durante a campanha política foi à defesa de coisas pontuais: creches, escolas, combate às drogas, recursos para as áreas de saúde e educação; habitação e mais vagas para atender os setores da saúde. Tudo isso é importante, porém é preciso ir além.

Projeto de integração objetiva potencializar economia do Amapá


Por Fabiana Figueiredo

Na última quinta-feira (25), iria atracar na área portuária das Docas de Santana o Transatlântico Amadea, da Alemanha, com cerca de 800 passageiros alemães e caribenhos, os quais viriam conhecer nossa cultura e visitar a capital amapaense. A visita faz parte do projeto "Turismo Integrado Náutico na Amazônia", onde os passageiros têm a oportunidade de conhecer a região Amazônica de forma natural, podendo adquirir artesanato e os serviços locais, fortalecendo assim a economia do Amapá. Porém, a Capitania dos Portos não autorizou que o transatlântico atracasse.

Atleta de Ponta - Lucas Lacerda

"Eu sempre quis que meus amigos mais próximos jogassem, e fiz alguns entrar para o esporte e jogam comigo. Não me vejo em outro esporte"

por Fabiana Figueiredo
 

O basquetebol amapaense está, a cada dia que passa, mostrando a potencialidade de muitos jogadores do Amapá. Lucas Raphael Lacerda Santana, 15 anos, é um desses atletas que estão despontando dentro e fora das quadras de basquetebol.

Lucas Lacerda, como é mais conhecido no mundo do basquete, conheceu o basquetebol aos 8 anos, quando morava com sua mãe em Mogi das Cruzes, em São Paulo. "Vi meu amigo Habib jogar, e ele falou para eu jogar também, pra fazer uma escolinha. Ele me incentivou bastante", lembra o atleta do amigo de condomínio em SP.

Depois do chamado do amigo, Lucas procurou o Ginásio Municipal, que tinha uma escolinha de basquetebol, onde treinou durante uma semana e logo foi chamado para um clube da cidade: São Marcos. Ele se admira por ter jogado com meninos quatro anos mais velhos que ele, o que só demonstrava seu talento. 

Esportes - Copa São Paulo de Futebol Junior/2013: Santos está no Grupo 5


por Reinaldo Coelho

Santos, o Peixe da Amazônia, campeão Amapaense
sub-19 2012 disputará a copinha

A tradicional disputa futebolística paulistana, a Copa São Paulo de Juniores, a maior vitrine de craques do futebol brasileiro, está movimentando as equipes que deverá disputar o campeonato em janeiro de 2013.

O Santos Futebol Clube, representante amapaense na "copinha", está com o técnico Aldo do Espírito Santo no comando da Comissão Técnica do Peixe da Amazônia.

Aldo que foi destaque da editoria “Atleta do Passado” deste semanário na edição passada, onde declarou não ter disputado nenhum campeonato estadual amapaense, conseguiu ser Campeão Amapaense de Futebol Sub-19/2012. "Eu tenho a obrigação de levar meu time a fazer um bom papel em São Paulo. Passar a esses jovens a minha experiência adquirida nos grandes gramados nacionais", declarou o técnico Aldo.

Artigo do Gato - O golpe de mestre



Vamos conjecturar? Então vamos. Não tem jeito. Quer queiram ou não, a turma que faz política no Amapá tem que fazer um curso intensivo de manobra política com os Capi. Os caras são velozes. Todo mundo está imaginando que os Capiberibe resolveram apoiar Clécio Luiz do Psol para evitar a vitória do Roberto Góes (PDT). Ledo engano. Leiam comigo:

De Frente com o Câncer - Câncer de Pênis


O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. Está relacionado às baixas condições socioeconômicas e de instrução, à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão (remoção do prepúcio, pele que reveste a glande - a "cabeça" do pênis). O estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição ao câncer peniano. Estudos científicos também sugerem a associação entre infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano) e o câncer de pênis. No Brasil, esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.

Pioneirismo - José Odair da Fonseca Benjamim


"Só com o melhoramento da educação, da saúde e da segurança, o Amapá pode galgar dias melhores"

 por Fabiana Figueiredo

José Odair e sua esposa Dalva do Carmo em um
dos mais importantes eventos da Maçonaria Brasileira

Assim afirma o pioneiro desta semana, José Odair da Fonseca Benjamim, uma figura importante não só na Política, mas também na Educação e na Maçonaria do Amapá. Nascido em 25 de fevereiro de 1941, no município de Mazagão, Odair lembra que sua infância foi "muito boa, apesar de morar longe da cidade. Pra chegar à cidade nós tínhamos de ir de canoa. O local que nós morávamos hoje é um bairro, chamado bairro da Olaria".

Cultura: Festival de Música Instrumental, Curso Cinematográfico e Museu Histórico

Festival pretende divulgar música instrumental amapaense

por Fabiana Figueiredo 

 Acontece desde quinta-feira (25) o IV Festival de Música Instrumental do Amapá (Feminsap), no Complexo do Araxá, na capital amapaense. O evento objetiva mostrar e divulgar a música instrumental para o público do Estado, mostrando que o Amapá possui potencial para esta área musical através de novos talentos e, além disso, mostrar o diferencial da música instrumental amapaense.

Artigo - Polémica: aliança ou adesão, o tema da hora no segundo turno da eleição


O segundo turno da eleição em Macapá traz à baila, com uma contundência e voracidade titânica, a discussão sobre o significado ou conceito de dois termos oriundos da atividade política, quais sejam, adesão e aliança. Tal discussão se dá por dois motivos: do atrito, da hora, entre PSB e PSOL, atrito este motivado pela recusa dos psolistas em aceitar uma aliança pública com os pessebistas [uma vez acreditarem, os psolistas, que: carreariam pra si enorme rejeição de amplas parcelas do eleitorado amapaense, inclusive de parcelas de seus próprios eleitores de primeiro turno; perderiam o discurso do novo (que os fazem competitivos); correriam risco de implodir a denominada Unidade Popular, e, por fim; perderiam a condição de não-misturados ao PSB, condição esta a lhes garantir diferenciação aos pessebistas para 2014 (para, assim, poderem fazer oposição ao governo, sem aquela pecha, se for o caso de fazê-la)].

Antenados - O Banheiro

Crônica de Millôr Fernandes 

Não é o lar o último recesso do homem civilizado, sua última fuga, o derradeiro recanto em que pode esconder suas mágoas e dores. Não é o lar o castelo do homem. O castelo do homem é seu banheiro. Num mundo atribulado, numa época convulsa, numa sociedade desgovernada, numa família dissolvida ou dissoluta, só o banheiro é um recanto livre, só essa dependência da casa e do mundo dá ao homem um hausto de tranquilidade.

Panorama - Processo seletivo Ifap e Gibicon

 Ifap abre inscrição para 480 vagas em Macapá e Laranjal do Jari

Em seu terceiro Processo Seletivo, o Instituto Federal do Amapá vem se firmando junto aos estudantes de cursos técnicos. No processo de 2013, serão oferecidos 480 vagas distribuídas nos dois campus do Ifap, Macapá (320) e Laranjal do Jari (160). De acordo com a comissão organizadora, a expectativa é a participação de mais de 4.000 candidatos das redes públicas e privadas de ensino amapaense.

No câmpus Macapá são ofertados quatro cursos técnicos nas modalidades integrada e subsequente. São eles: Alimentos, Edificações, Redes de Computadores e Mineração. No câmpus Laranjal do Jari são os cursos técnicos de Informática, Meio Ambiente e Secretariado.

De Tudo Um Pouco - A crise de combustível X Desinformação

O consumidor amapaense,  afora os "estalos de energia", "falta de água nas torneiras domésticas", e  algumas vezes gás de cozinha, comunicação via telefones ( fixos e móveis ), colecionou mais uma de grandes proporções - falta de combustível, especificamente de   gasolina e álcool. 

Nós que dependemos desses produtos para  uso no automóvel, não nos ligamos se os postos revendedores desses produtos, independentemente da bandeira de distribuição, têm estoque suficiente para atenderem o público consumidor, deste ou daquele posto. 

O que nos interessa é que, quando necessário abastecer o veículo, o posto a que nos dirigimos tenha o combustível procurado. A administração desses estabelecimentos não nos diz respeito.

Diz o adágio popular "os verdadeiros amigos são aqueles que estão presentes nas dificuldades", pode ser aplicado a este caso, o da crise, com algumas modificações. Ficaria mais ou menos assim : "a gerência de um posto de revenda de combustível deveria estar presente nos momentos de falta de combustível, a fim de esclarecer ao consumidor, os motivos que deflagaram a crise" , sem esconder nada, assumindo culpas se procedente ou informando quem ou qual órgão ou empresa são responsáveis.

Foram muitas as informações sobre a crise. Eis algumas : 1) a estrutura de estoque/abastecimento está defasada, pois é oriunda da ICOMI; 2) não temos porto que possibilite a atracação de navios abastecedores; 3) a estrutura portuária em Belém, PA, está em reforma; 4) as balsas transportadoras são insuficientes e não oferecem possibilidades de renovação; 5) esta é a mais verídica : tudo está sendo articulado para aumentar o preço do litro na bomba, e parece que se realizou, porque o preço que era na média R$ 2,55 foi para R$ 2,79, o mais caro, equivalente a 9,13 %.

Dia 17/10/2012, quarta feira, meu filho estacionou o carro na fila, ainda pequena ( +/- 20 automóveis ), às 10:00 h, para abastecer no AUTO POSTO LAGOA, ali perto da AABB. Dentro de uma (1) hora a  fila já  estava paralelo ao muro do CEAP. A notícia que corria era de que o combustível chegaria aproximadamente as 14:00 h. Depois, nova notícia, agora a chegada estava prevista para as 18:00 h. daí pra frente, a cada uma hora, chegaria o combustível. As 19:00 h fui substituir meu filho. As 20:00 h, chegou um carro-tanque com álcool, mas a bomba não estava preparada e foi preciso chamar o técnico. Imaginem quem chamou o técnico - o frentista. Chega o técnico e mais uma hora se vai. Finalmente, começava o abastecimento dos carros flex.  A fila, que era única, desdobrou-se em duas - gasolina e álcool. A fila do álcool andava e o abastecimento estava limitado a R$ 60.00, ordens do Ministério Público Federal. E o carro-tanque da gasolina, nada. Amanhece. Dia 18, novo dia e novas esperanças de acreditar que a gasolina estava pra chegar. As 10:00 h a bomba que abastecia álcool quebrou. E quebrou de vez. E os pobres ( no sentido de dificuldades ) frentistas  revezavam-se em informar que a gasolina estava pra chegar. As horas vão passando. Eu lá, grudado na bomba, já era o primeiro e todo serelepe. 

De repente observei que só eu estava lá. Esperando, esperando. As 19:00 h, chega o pelotão caseiro, meu filho, dois netos, com ordens para levar-me. O frentista, delicadamente, informou-me que a gasolina não viria mais. Ele não informou como e de quem recebeu a notícia. 

Que falta faz um gerente de vendas ou de comunicação ou mesmo o dono do estabelecimento mostrar a cara e, em respeito ao consumidor, cliente ao não do posto, seja informado sobre o assunto. É vergonhoso deixar o frentista exposto a sanha de alguns mais afoitos, outros mais agressivos, com ou sem razão. Senhores donos de postos de revenda de combustíveis, MOSTREM A CARA, será um prazer conhecê-los.

No dia seguinte, sexta feira, 19, lá estava eu as 06:00 h, na fila para abastecer meu Palio, já pálido, no Posto que fica na Hildemar com Cora de Carvalho. O carro-tanque chegou as 19:00 h, e eu que era o 25º da fila, fui atendido em 15 minutos, com R$ 60,00.

Que esta crise sirva de lição para os que estão envolvidos diretamente com o abastecimento de combustível no Estado do Amapá.

Reflexão: "É preciso coragem para ser consumidor nesta tão querida Macapá".

Boas Palavras - Bem-aventuranças: um desafio diário

Caros leitores, na semana passada a Aline observou conosco os princípios que envolvem a última bem-aventurança, encerrando assim uma série de estudos que foi muito edificante para todos que puderam acompanhar. Mas cá estou falando novamente sobre o tema porque cremos que ainda existem algumas coisinhas a serem consideradas antes de darmos o assunto por encerrado.

Acredito que o Sermão do Monte, texto no qual estão inseridas as bem-aventuranças, seja uma das passagens bíblicas mais conhecidas, pois é difícil (pelo menos para mim) encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar dele. Muitos o consideram um discurso belíssimo, de grande simplicidade, mas de beleza admirável devido às suas alegorias e valores morais. Entretanto, não é a sua estética ou moralidade que o fazem ser tão especial, mas sim sua preciosidade espiritual.

Este sermão, proferido pelo próprio Mestre Jesus, é um manual prático para a vida cristã, com orientações diretas e claras sobre como viver agradando a Deus. Mas antes de nos mostrar como AGIR, o Salvador nos dá uma aula sobre como devemos SER, mostrando como é um bem-aventurado.

As bem-aventuranças formam um conjunto integrado de características que deveriam ser demonstradas por todos os cristãos. Não há como manifestar apenas uma e ser totalmente displicente com as demais, pois cada bem-aventurança pressupõe a existência das outras. Por exemplo, não há como ser manso sem ser humilde e não podemos buscar um coração limpo sem antes chorar diante da nossa condição miserável de pecado. 

Entretanto, devido à nossa situação de corrupção natural, isso se torna impossível. Nossa natureza pecaminosa não nos permite viver plenamente os princípios designados por Cristo, e nossa tendência sempre será buscar a bem-aventurança que mais se encaixa no nosso temperamento, negligenciando aquelas que apresentam maior dificuldade de prática. Mas, ao fazermos isso, cometemos grande erro.

As bem aventuranças, como já citado em textos anteriores, não tratam de características de personalidade, mas de uma ação poderosa do Espírito Santo no coração do pecador, transformando-o ao ponto de levá-lo a parecer-se mais com o Senhor. Humildade, mansidão, sede de justiça, misericórdia, pureza e paz são atributos do próprio Cristo e nenhum de nós nasce disposto a conformar-se naturalmente a esse perfil.

Mas Deus não é injusto e não nos dá um alvo para o qual não temos como correr. Apesar da nossa imperfeição, Ele trabalha em nós, nos moldando conforme Seu propósito. Aqui neste mundo nunca coseguiremos apresentar todas as características de um bem-aventurado de uma só vez, mas o Espírito Santo nos capacita a buscá-las e alcançá-las de acordo com Sua vontade.

Não é uma tarefa fácil. De acordo com o que eu e a Aline mostramos nas últimas semanas, foi possível observar que cada bem-aventurança é um grande desafio, uma vez que todas elas vão de encontro com os padrões mundanos. 

Seremos ridicularizados por toda a sociedade, perseguidos pelo mundo e tentados por nossa própria carne diariamente, pois ser bem-aventurado é andar na contramão de tudo o que essa vida apresenta.

Mas devemos sempre lembrar que a recompensa faz toda a luta valer a pena. Entrar no Reino dos Céus, receber consolo, herdar a terra, ser farto, alcançar misericórdia, contemplar a face do Senhor e ser chamado filho dEle são a expressão do que todos nós almejamos: a felicidade. Ser bem-aventurado é ser feliz espiritualmente, e não precisamos esperar a vida eterna para gozar essa bênção, pois ela nos é dada aqui na terra a partir do momento que nos engajamos na busca por viver os padrões de Deus.

Posso afirmar que aprendi muito estudando cada uma das bem-aventuranças junto com vocês, leitores, e espero que tenha sido bênção para cada um que nos acompanhou nessa jornada. Que o Senhor nos conceda a graça de nos parecermos mais com Ele a cada momento.

Espaço Saudável - O Arroz da Dieta

Toda vez que se fala em dieta, logo vem à mente o emagrecimento.

Normalmente, o carboidrato é dito o vilão do emagrecimento e o leigo, como primeira medida, tende a cortá-lo de seu dia-a-dia. Acontece que os carboidratos são nossa principal fonte energética e eliminá-los não pode ser assim a qualquer custo.

TRE no Tribuna

Carga e Lacre das Urnas para o 2º Turno

Dia 23 de outubro aconteceu a Carga e o Lacre das Urnas da 10ª Zona Eleitoral para o segundo turno. 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Editorial Jornal Tribuna Amapaense - Edição 328

Em qual Psol você vai votar?

No dia 28 de outubro (domingo) muita gente vai sair de casa com uma incerteza: “Será que voto no 50, Psol? Mas em qual Psol vou votar? Será que no Psol do Plínio de Arruda Sampaio, que diz de forma categórica que vai construir uma Indústria da Maconha no Brasil? Ou no de Clécio e Randolfe, que venderam suas biografias políticas para garantir uma possibilidade de acessar o poder?”

Artigo - Por que somos tão improdutivos?

Em recente edição, a revista Exame publicou uma matéria de capa falando sobre a improdutividade do trabalhador brasileiro, destacando que um único trabalhador americano é capaz de produzir mais que cinco dos nossos. A informação não é das mais espantosas, pois sabemos que, mesmo tendo evoluído muito nos últimos anos, o Brasil ainda está longe de ser referência em termos de inovação, capacitação e qualificação no que diz respeito ao trabalho. "Mas o que a improdutividade do trabalhador brasileiro tem a ver com processos", você deve estar se perguntando. A resposta para sua pergunta é: tudo! 

Nas Garras do Felino


Lá vem o golpe
O PSB, ao sentir-se isolado, lembrou-se do xerimbabo. "Temos nosso aliado na construção de uma Frente Popular". Escorpião! Não cumpriu o acordo de 2010 e a facção de Dora e Joel se acachapou. Mas se vingou dos algozes "aliados". Empurrou para a Cristina Almeida uma VAN encrencada. Resultado: uma derrota fragorosa. "Seje forte!"

Sinceridade
É o que faltou ao Senador Randolfe Rodrigues (Psol) com sua biografia política ao se fazer acompanhar de aliados historicamente rejeitados pelo partido. E foi através de um passeio na história grega e na Roma antiga que o professor Nei da UNIFAP colocou o Senador Randolfe Rodrigues no lugar dele. Chamou Randolfe de "falso e hipócrita". "Seje forte!" 

Federalização da CEA

 Dívida é de mais de R$ 1 bilhão

por Reinaldo Coelho


A derrocada da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) começou lá atrás, quando o Amapá se transformou em Estado, o grande mote foi descoberto pelos mandatários do executivo que a CEA é uma excelente moeda de troca política. Como consta no artigo do Roberto Gato "De uma estatal técnica e séria, com excelentes funcionários, a velha Companhia viu seu patrimônio sendo aos poucos dilapidados pelas negociatas políticas." 

A CEA, concessionária distribuidora de energia elétrica no Estado do Amapá, vem enfrentando um processo disciplinar punitivo, iniciado em 24/10/2005, na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que durante a 41ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria, realizada em 07/08/2007, aprovou a proposição para aplicação da penalidade de caducidade da concessão outorgada à companhia.

Psol nacional diz "NÃO" às alianças com a direita e critica a postura do Senador Randolfe Rodrigues

por Roberto Gato


Com princípios forjados na sólida convicção do socialismo e na construção de uma sociedade democrática e justa para os trabalhadores, a executiva nacional do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) "pulou nas tamancas" quando tomou conhecimento do golpe político que o Senador Randolfe Rodrigues e o vereador Clécio Luiz estão dando no Partido nas eleições municipais do Amapá.

Falsidade ideológica: Declaração falsa virou caso de polícia

 por Roberto Gato


Na edição de número 326, que circulou no período de 6 a 12 de outubro deste semanário, a empresa Necon Nordeste Construções Ltda. publicou um direito de resposta, comunicando que nunca manteve qualquer tipo de contrato com a empresa Macapá Segurança Ltda,, em especial o tipo de serviço que é citado na reportagem. Segurança e Vigilância patrimonial armada e com 40 homens. A Necon segue informando a sociedade amapaense que não possui e nunca possuiu qualquer vigilante armado e, por fim, diz que a empresa Necon não deu nenhuma declaração a Macapá Segurança.

O Sócio Gerente da Necon  - Nordeste Construtora Ltda, Tocantins Lima Junior Saraiva, diz que  o conteúdo da declaração e a assinatura aposta na mesma são falsos, e que o delito já está sendo apurado pela Polícia Civil.

O grave da situação é que com a "Declaração Falsa" a Macapá Segurança conseguiu uma "Certidão de Capacidade Técnica" no Conselho Regional de Administração (CRA), que a habilitou num processo licitatório e hoje a empresa está desempenhando atividades de segurança para o Governo do Estado em virtude de uma fraude.

Artigo - O senador Pinóquio: entre a tragédia, a farsa e a comédia


As palavras podem ser vazias,/um discurso pronto,/pura demagogia, engodo,/enfim, manipulação, dissimulação.
Mas um exemplo... 
Ah! Um exemplo dificilmente pode se dissimulado.
Fazer é envolver-se, é estar inteiro, é doar-se além das promessas.
Andy Irons

“Demagogia é a capacidade de vestir as ideias menores, com palavras maiores.”
Abraham Lincoln

Câmara Municipal de Macapá

A nova composição do legislativo macapaense será formada por 23 vereadores, sendo nove reeleitos e quatorze em primeiro mandato. O Tribuna Amapaense escolheu dois desses legisladores para um espelho de como será a Câmara Municipal de Macapá, a partir de janeiro de 2013.

Dossiê - A casa caiu: O PSOL é da bagaça


O saudoso publicitário e esquerdista de carteirinha Carlito Maia dizia que "a direita não tem ideologia alguma, a não ser a cupidez, a ganância, a sede de lucro, a completa ausência de ética no trato com terceiros, quer nos negócios que faz, quer na política que julga fazer, quer na vida; em tudo o que envolve direitistas há, invariavelmente, a mais absoluta falta de escrúpulos sob a capa da honestidade". Carlito foi o protótipo dos atuais militantes do PSOL, partido que fora criado para manter a suposta superioridade moral da esquerda, arranhada com as lambanças do PT quando assumiu o poder.

Saúde e Estética - Ele é terrível! Ele é cruel! Ele é o abominável... Sal!


Que faz mal, todo mundo sabe, mas é impressionante o quanto as pessoas insistem em ignorar sobre os malefícios do sal no organismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o recomendado para ingestão humana é quase 2 gramas de sódio por dia (o que equivale a 5 gramas de sal). Infelizmente, a média de ingestão de sal pelos brasileiros é de 12 gramas, ou seja, ingerimos mais que o dobro e nem percebemos.

Artigo do Tostes - Como valorizar a Orla de Macapá e Santana?


Um dos cenários mais atrativos das cidades de Macapá e Santana, talvez seja a orla, do Canal do Jandiá até as imediações do Porto de Santana. Porém, pouco se oportunizou nestas últimas décadas, estudos que contribuíssem para avaliar tecnicamente o valor turístico de todo este corredor fluvial entre as duas cidades. Diversos estudos têm sido realizados pelo Governo Federal com o intuito de auxiliar as cidades que estão localizadas em áreas de orlas.

Evento aproxima crianças e juventude à Ciência e Tecnologia

por Fabiana Figueiredo

Ganhadora do Prêmio Melhor Redação 2012, ao lado de seu professor e
do Secretário Antônio Cláudio

Na quarta-feira (17), ocorreu a abertura da 9ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amapá no Teatro das Bacabeiras. O evento contou com a participação de presidentes, diretores e representantes de diversos setores públicos e privados ligados à tecnologia e à ciência, e que fazem parte do Programa de Popularização da Ciência realizado pelo Governo Estadual: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Amapá (Embrapa), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social do Comércio (Sesc) e escolas estaduais e particulares do Amapá. Houve apresentação cultural de um grupo de Balé, entrega de premiações para os primeiros colocados no Prêmio Melhor Redação 2012 – lançado em agosto deste ano - e do show de ciência do Grupo Mad Science, de São Paulo, que mostrou e explicou de forma divertida um pouco de ciência para o público presente.

Atleta do Passado - Aldo Silva

"Como jogador nunca participei do Campeonato Amapaense"

por Fabiana Figueiredo


O Atleta do Passado dessa semana serve de exemplo para muitos jovens que estão começando no futebol, pois ele foi uma estrela do futebol, representando o Amapá em nível nacional.

Atleta de Ponta - Clebson Rodrigues

 Um judoca de peso


por Fabiana Figueiredo
O jovem Clebson Rodrigues Barreto, 16 anos, está garantindo seu lugar no Judô. Atleta do Projeto Judô para Todos - da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) -, ele conseguiu uma vaga para as Olimpíadas Escolares Nacionais, no final do mês de novembro, em Cuiabá - MT.

Vindo de família carente, Clebson conheceu o Judô aos 15 anos. "Foi através da minha antiga escola onde eu estudava, Escola Estadual Cecília Pinto, pelo Projeto Mais Educação", diz o atleta. O motivo? Ele afirma, sem vergonha, que é pelo tamanho, e pela força, à convite do mestre Smith, que o acompanha até hoje.

O atleta lembra que na escola, não acreditavam no seu potencial, mas ele soube mostrar que para o esporte, não há barreiras.

Logo no ano passado, ele já começara a participar de Campeonatos Estaduais e Internos de diversas academias e do Projeto. De acordo com Clebson, em competições estaduais, esse é seu segundo ouro para a coleção; a primeira medalha estadual foi conquistada no Circuito Amapaense de Judô 2011. Hoje, segundo Clebson, ele já coleciona 10 medalhas entre as competições que já participou - estaduais, das academias e o Descoberta de Talentos, do Projeto Judô para Todos. 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Esportes: Brasileirão de Judô e Ciclismo

Amapá sedia brasileirão de judô

por Reinaldo Coelho

Delegação Amapaense de Judô - Campeonato Região 1
Uma das modalidades mais populares e de conquistas de medalhas de ouro no Amapá recebeu uma notícia que causou alvoroço entre os campeões do tatame amapaense. O Amapá sediará em 2013 o Campeonato Brasileiro de Judô, Região I, composta por cinco Estados: Amapá, Pará, Maranhão, Ceará e Piauí. 

O evento que deverá ocorrer nos dias 6 e 7 de abril de 2013, já está recebendo dos atletas e dirigentes das academias e federações a maior atenção na organização do evento. O presidente da Federação Amapaense de Judô (FAJ) Antônio Viana, informa que todas as ações pertinentes à logística do evento, como hospedagem, alimentação, transporte serão tratadas por uma comissão que deverá ser responsável pela execução das ações.

De Frente com o Câncer - O que é Tumores do mediastino?

Sinônimos:
Tumores mediastinais
Mediastino é o espaço existente entre os dois pulmões que comporta estruturas como a traqueia, o coração, o esôfago, o timo e parte dos sistemas nervoso e linfático. Ele é dividido em três partes principais: mediastino anterior, mediastino posterior e mediastino médio. Qualquer crescimento celular anormal em uma dessas três regiões é considerado um tumor do mediastino.

Artigo do Gato - Olhos e ouvidos bem abertos

Essa campanha eleitoral deu ênfase a ética. A lei da "Ficha Limpa" foi a coqueluche do período do registro das candidaturas. Não bastou ter o nome aprovado nas convenções partidárias, foi preciso passar no estreito crivo da justiça eleitoral para seguir no pleito sem restrição. Muitos aprovados nas suas hostes partidárias ficaram engatados na peneira jurico/eleitoral. Menos mal. O Joio foi previamente separado do Trigo.

Cultura: Encontro dos Tambores e Carnaval 2013

  Encontro dos Tambores

por Reinaldo Coelho

Os tambores estarão rufando a partir de 20 de novembro, quando acontecerá a Semana da Consciência Negra. Os representantes das 38 comunidades tradicionais amapaense estarão participando do XVIII Encontro dos Tambores deste ano que é o ponto alto do evento, momento em que as comunidades se encontram, integram-se e apresentam um espetáculo de encher os olhos do público com suas manifestações culturais - Marabaixo, Batuque, Zimba e Sairé - identidades do Amapá, com mulheres dançando com seus vestidos coloridos, flores nos cabelos, toalha nos ombros e o orgulho em estar ali, defendendo a sua gente, a sua comunidade.

MP-AP e MPF Emitem recomendação aos postos de combustíveis


Foi suspensa, de imediato, a venda de todo e qualquer tipo de
combustível carburante em garrafas pet, carotes, sacos plásticos, bem
como em quaisquer recipientes impróprios
O Ministério Público do Estado do Amapá, por meio dos promotores de Justiça Alcino Oliveira de Moraes e Gisa Veiga Chaves, titulares das Promotorias do Consumidor de Macapá e Santana, respectivamente, em conjunto com o Ministério Público Federal, emitiram, nesta quarta-feira, 17, recomendação aos proprietários dos postos de combustíveis do estado do Amapá. O documento foi resultado da reunião entre os membros do MP-AP com o procurador da República, George Lodder, com representantes das empresas de combustíveis, com a diretora do PROCON-AP, Nilza Amaral, e com o delegado Dante Ferreira, da Delegacia do Consumidor.

Antenados - Telefonema


Papai Noel ligou para a casa do menino naquele dia e disse:

- Ho, ho, ho! Aqui quem fala é o papai Noel, e eu soube que nesta casa mora um rapaz chamado Carlinhos Eduardo...

Panorama - 7ª edição da Semana de Conciliação acontece em novembro

por Fabiana Figueiredo

Para que ocorra a conciliação, precisa-se que as duas partes, autor e réu, estejam de acordo. "Não importa de que lado você esteja. Um acordo justo é um acordo bom para todos", diz o texto da Semana Nacional de Conciliação, uma campanha que vem para promover a conciliação, além de acelerar os processos judiciais que, muitas vezes, demoram a ser resolvidos e se acumulam nos prédios de Justiça.

De Tudo Um Pouco - Tributo ao Cícero Bordalo

A história universal celebrizou muitos tribunos, onde o dom da comunicação verbal extasiava platéias, empolgava pelos rebuscados líricos e deixava nessas ocasiões lições que seriam perpetuadas " ad eternun ".  Invoco, neste particular, Cícero, tribuno grego que fez dos tribunais da Grécia, palco de suas maravilhosas manifestações em defesa da Pátria e de seu povo.

Na história nacional, são muitos os que se projetaram nos tribunais brasileiros, na defesa das mais variadas causas jurídicas, buscando, sempre, o desejo de Justiça e de Liberdade. Dentre os mais ilustres chamo como arauto dessa caminhada o jurista Rui Barbosa, até hoje citado, venerado e eternizado em virtude de suas atuações ilustres, inusitadas e florida de saberes jurídicos.

O então Território Federal do Amapá, hoje Estado do Amapá, também tem seu referencial jurídico - o Dr. CÍCERO BORGES BORDALO, Advogado militante da mais alta cepa jurídica, que foi chamado à eternidade pelo maior dos Juízes - DEUS, que o criou e hoje, 15 de outubro, o chamou para enriquecer o Tribunal Celeste.  

O "Bordalão", como era chamado pelos mais íntimos, destacou-se na seara jurídica combatendo o bom combate, desfraldando sempre o estandarte da Lei em busca da Justiça, postulando com inteligência e argúcia os mais complexos casos que lhe foram outorgados, arrematando com inteligência a tese postulada na defesa de seus clientes.

Homem de grande saber jurídico, mas portava-se como simples homem na sociedade, sem estardalhaço, vaidade, arrogância. A humildade fora sempre sua marca digital, alicerçada na dignidade da pessoa humana. do profissional, do pai, do esposo, do avo. Tratava a todos com urbanidade e frases cortejantes. Era amado e amava a todos que o rodeavam. As pessoas simples do povo o tinham na mais alta consideração e admiração.

A fronteira  jurídica do Estado do Amapá não foi suficiente para prender-lhe. Sua sabedoria e competência encontrou abrigo em outros territórios e Tribunais. Ganhou respeito nacional pela competência e conhecimento jurídico. Foi o espelho de muitas gerações de operadores do Direito, e por testemunho, toda sua família, a partir da esposa, Dra. Nilza, Advogada, e do filho Bordalo Junior, seu mais legítimo herdeiro do saber jurídico. 

Conheci o Dr. Bordalo nos idos de quando o Forum funcionava onde hoje é a sede da OAB/Amapá. Alí eram realizados os Tribunais do Povo, também conhecidos como Tribunal do Juri. Presenciei vários debates jurídicos da mais alta relevância. Na tribuna da defesa, postava-se ereto e altivo, o Dr. Bordalo e seus mais preciosos amigos - seus livros jurídicos. Na breve leitura dos artigos, brotavam palavras que ordenadamente conduziam à Liberdade de seu cliente ou ao menos amenizavam o tempo de pena imposta pela infração cometida. Sempre foi um Tribuno incansável, combatido e combatente. Mas sempre ético, cordato e respeitoso com seus opositores.

Sempre o admirei, mesmo sem gozar de intimidade que dedicava aos amigos mais chegados. Meu irmão, também advogado, Guaracy da Silva Freitas, espelhava-se na dignidade desse Tribuno e dele, certamente, colheu belos frutos jurídicos, pois foram colegas  no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, representando a OAB/Amapá.

O destino reserva a cada um de nós uma página escrita por DEUS  mas que não conhecemos o conteúdo. Neste 15 de outubro, dia dedicado ao Professor, o Grande Tribuno Cícero Bordalo, que também foi Professor, é levado ao túmulo, morada de seu corpo físico, pois sua alma, já estava sentada á direita do Criador. O Céu ganha um Tribuno, a Terra ganha um corpo, e nós seus amigos, admiradores e o Povo Amapaense, não o teremos mais perto de nós, mas sempre nos lembraremos com carinho, admiração e respeito em homenagem a tua memória - o Grande Tribuno.

A curva de teu corpo já enfraquecido pelos bem vividos 82 anos de idade e mais de 50 de postulação jurídica e serviços públicos, ficarão emoldurados no quadro da Vida para que sejam venerados pelos gerações do Hoje e lembradas pelas do Amanhã. 

Como despedida material dedico-te um pensamento de Johann Volfgang von Goeth, que diz - Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A coragem contém, em si mesma, o poder, o gênio e a magia ". 

Vai em paz amigo, grande Tribuno Dr. Cícero Borges Bordalo. Obrigado por teres existido.
___________________________
Sem mensagem para reflexão. Este artigo a substitui.

Boas Palavras - De "perseguição" todos entendem?!

"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós." (Mt. 5: 10-11). Pela graça de Deus chegamos às últimas bem-aventuranças! Nem sei por onde começar, pois que difícil tratar de versos extensos em um tão limitado espaço... Tanta coisa a ser dita! Mas, vamos adiante!

Espaço Saudável - Alimentação Saudável


O dia mundial da alimentação, celebrado neste mês de outubro,  tem como  objetivo de conscientizar a população sobre a importância da alimentação saudável e equilibrada na promoção da saúde e divulgar o Direito Humano a Alimentação Saudável e adequada como um dos direitos fundamentais do ser humano.

TRE no Tribuna

Comemoração dos 20 anos TRE-AP

Na última terça-feira 16 de outubro, foi comemorado os 20 anos do TRE-AP.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Editorial Jornal Tribuna Amapaense - Edição 327

Ficha Limpa, ultrassom e urnas eletrônicas

Houve um tempo em que gravidez e eleições geravam enorme ansiedade e dúvida. O sexo do bebê e a vitória dos candidatos se revestiam do mesmo mistério. Durante muitos anos, a surpresa foi o elemento comum entre esses fatos. Tão logo a mulher se descobria grávida, instalava-se o suspense em relação ao sexo do bebê. 

Não faltavam adivinhações, palpites e prognósticos, baseados em experiências, sintomas e superstições. Não adiantava alimentar a imaginação. O resultado só era conhecido ao final de nove meses, depois de o bebê "dar as caras" e mostrar suas "credenciais".

O resultado das eleições também era angustiante incógnita. Candidatos se apresentavam, como hoje, mas os mediadores de opinião eram escassos e inseguros. As mudanças de cenário aconteciam, sem que pudessem ser convenientemente avaliadas. Certeza da vitória, só depois de concluída a contagem manual dos votos; coisa aflitiva, que parecia uma eternidade.

O ultrassom, com cem por cento de acerto, desvendou o segredo do ventre materno. Com poucos meses, agora, sabe-se se o bebê é "ele" ou "ela". 

A tecnologia abreviou as incertezas e trouxe economia para os pais, que podem fazer a escolha das cores adequadas do enxoval.

No campo político, a eleição também assumiu outro ritmo. Com as pesquisas de opinião e o advento da urna eletrônica, o resultado é facilmente presumível, quando não imexível. Não há mais aquela longa e emocionante espera pela proclamação dos vencedores; a apuração acontece em questão de horas.

Além do acerto das pesquisas, da agilidade na apuração, as eleições municipais do último 7 de outubro trouxeram um novo ingrediente: a Lei da Ficha Limpa. 

Assim, nos mais de 5 mil municípios quase 3 mil candidatos tiveram o seu registro questionado ou impugnado pela Justiça Eleitoral. Some-se a isso, que a primeira eleição da Ficha Limpa ocorreu sob o impacto do julgamento do Mensalão, no Supremo Tribunal Federal.

Em plena maré de ética na política brasileira, o Tribuna Amapaense traz aos seus leitores uma edição especial: a relação dos vereadores eleitos em Macapá; e uma análise dos bastidores da inusitada disputa, em segundo turno, pela administração da capital, entre o prefeito Roberto Góes (PDT) e o vereador Clécio Luis (Psol). 

Artigo - As leis que não pegam


Já ouvimos está expressão, e eventualmente continuamos ouvindo, aqui poderíamos listar uma série de leis federais, estaduais e municipais, que não pegaram, bem recentemente foi comentado por seguimento da imprensa especializada e estudiosos sobre sustentabilidade de que mais uma lei não pegaria, a que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/2010), a qual estabelecia a data limite de 02 de agosto de 2012, para que os 5.565 municípios do País, apresenta-se  ao governo federal plano de ação denominado de Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o qual deveria determinar o fim dos "lixões", até 2014, e a não apresentação pelo município o mesmo deixaria de receber transferências voluntárias da União.  

A lei como teve vício de origem em sua aprovação pelo Congresso Nacional, em uma manobra não tanto recomendável pelo relator o então senador Demóstenes Torres, que em combinação com outros senadores suprimiu do projeto original o dispositivo que só permitia incineração do lixo se não houvesse outra possibilidade - reaproveitamento, reciclagem, aterramento, e não devolveu à Câmara, como manda legislação, mandou direto para o presidente Lula, que o sancionou.

No prazo fixado pela mencionada lei somente 560 municípios em todo o País, apresentaram os Planos Municipal de Resíduos Sólidos, ou seja, 10% do total. A partir desta data, novos contratos com o governo federal para o setor só podem ser firmados se administrações municipais  entregarem os planos.

A grande maioria dos municípios que não apresentaram seus planos, foi por falta de incapacidade técnica, ou seja, de pessoal especializados nos quadros das prefeituras para a elaboração do estudo e o Amapá, este é um dos grandes entraves da Gestão Municipal nos município de pequeno porte, os recursos humanos disponíveis. 

Com objetivo de solucionar o problema e não impedir que os municípios deixem de acessar recursos do governo federal, para a sustentabilidade o Ministério do Meio Ambiente, irá ministrar cursos à distância com inscrições abertas até o dia 23 de outubro, pelo site: http://www.eadresiduos.org.br. Segundo Silvano Silvério da Costa, diretor do Departamento de Maio Ambiente do MMA, "Nossa estratégia é capacitar tanto gestores que coordenam os planos quanto quem elabora", assim entente o governo federal que qualificando o corpo técnico das prefeituras deixava de ser somente uma exigência legal, mais também faz parte das ações preparatórias que começam em janeiro de 2013, visando a Conferência Nacional de Meio Ambiente, que vai acontecer em outubro. Os debates municipais sobre o tema se darão poucos dias da posse dos novos prefeitos eleitos em  2012, e de antemão já sabemos sobre as  dificuldades que as autoridades municipais alertam para desativar os "lixões".

Não vimos neste 1º turno da eleições de 2012, os candidatos a prefeitos de Macapá apresentarem nenhuma proposta sobre a política de resíduos sólidos, seria oportuno que no decorrer da campanha para o 2º turno, propostas fossem debatidas sobre o tema, que passou ao largo das grandes discussões. Macapá, como se não bastasse já enfrenta um problema com a população residente em áreas de ressaca que é de 63.771 habitantes (Censo 2010/IBGE), ou seja 16,0% da população do município, com a coleta de lixo, tornando-se um caso de saúde publica pela forma exposta.  

O Ministério do Meio Ambiente, disponibilizar capacitação de curso à distancia é razoável, só que neste meio de caminho surge outros entraves, como o acesso a internet nos municípios brasileiros, por exemplo no caso do Amapá, será um grande obstáculo, não temos banda larga e a possível capacitação poderá se transformar em apenas mais um sonho, e os municípios ficarem sem o acesso aos recursos federais.

Ou vamos ter a correta eficácia da aplicação deste lei, ou será mais uma lei que se junta a tanta outras para servir de entulho aos arcabouços jurídicos.

Adrimauro Gemaque (Analista do IBGE)

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...